Introdução à Sociologia Prof.ª Elisa de Araújo Cintra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

O Nó do Afeto.
Estava triste, desmotivado, Sua mulher havia deixado de amá-lo
Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista.
O Início da Comunicação
DEBATE - CRECHE Na Creche “Os pintainhos” foram admitidas 3 crianças com 4 meses, 8 meses e 3 anos. O comportamento das crianças foi distinto de acordo.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Alguns teóricos e seus conceitos.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância.
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
UNIDADE I: Indivíduo e Sociedade
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
O menino que virou um demônio colorido
O TEMPO DE DEUS.
O TEMPO DE DEUS.
O nó de afeto.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
O que foi que o mendigo disse?.
MEU FILHO SEM PALAVRAS.

ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE, SERÁ QUE ISTO É POSSÍVEL?
O NÓ DO AFETO Eloi Zanetti.
"Fostes propício, Senhor..."
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
O NÓ DO AFETO By Eloi Zanetti.
SOCIOLOGIA APLICADA AO COTIDIANO
Em outra oportunidade, volto a lhe perguntar.”
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
A sociologia de Max Weber
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
A tigela de madeira.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Nó Afetivo. Nó Afetivo Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes.
A menina dos olhos castanhos
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Um excelente nadador tina o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguém intrigado com aquele comportamento,
Sociologia geral Introdução.
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Famílias vencedoras Romanos
Sociologia Por quê?.
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Escola Municipal João XXIII
O NÓ DO AMOR.
PRODUÇÃO DE LEITURA.
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DOCENTE ESP : Gisele Andrade.
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Sociologia.
O NÓ DO AFETO Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora incentivava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-lhes, também,
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem
A sociedade humana como objeto de estudo.
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Sociologia Prof.ª Elisa de Araújo Cintra

O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte (1798- 1857), sendo considerado o pai da Sociologia – provavelmente o primeiro pensador moderno. Comte defendia a ideia de que para uma sociedade funcionar corretamente, precisa estar organizada e só assim alcançará o progresso. Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, corrente com grande expressão no século XIX.

Max Weber, Émile Durkheim e Karl Marx - os três principais pensadores clássicos da sociologia

AMALA E KAMALA: as meninas-lobo Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família (?) de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.

Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos. Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos.

Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativas e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.

Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se ( Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinquenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos.

Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outras com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples”. (LEYMOND, B. Le development social de l’enfant et del’adolescent. Bruxelles: Dessart, 1965. p 12-14.)

“O relato acima descreve um fato verídico e permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social. Amala e Kamala, as meninas-loba da Índia, por terem sido privadas do contato com outras pessoas, não conseguiram se humanizar: não aprenderam a se comunicar através da fala, não foram ensinadas a usar determinados utensílios, não desenvolveram processos de pensamento lógico...” (DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação.São Paulo: Cortez: 1990. p 16-17)

Assim que foram resgatadas, não se separavam por nada

Kamala recebendo biscoitos da senhora que cuidava dela, a Sra Singh.

A forma que Kamala comia: como um lobo faminto.

Kamala arranhando o portão na tentativa de fugir

A primeira vez que Kamala ficou de pé Leia mais em: Amala e Kamala, as meninas-lobo -MetamorfoseDigital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5252#ixzz2riMM2QBk

Controvérsias Devido às diferentes versões, a história de Amala e Kamala tem como testemunha apenas o próprio Reverendo Singh, que as teria acolhido em sua instituição. Assim, persistem consideráveis controvérsias relacionadas com a veracidade da história. A maioria dos cientistas consideravam Amala e Kamala crianças com limitações mentais e defeitos congênitos. O "mito" de ter sido criadas por lobos é uma antiga concepção indiana para explicar o comportamento animalesco de crianças abandonadas com defeitos congênitos e que pouco contato tiveram com seu grupo social. A fraude foi desenvolvida para ganho financeiro