Aula 3 Objetivos Resolver problemas matemáticos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. M. Altina Olívia Gonçalves
Advertisements

A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°
Analisamos o movimento em cada uma das dimensões separadamente
Geometria.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
Ângulos e triângulos.
TRIÂNGULOS.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
TRIÂNGULOS Classificação de triângulos
Circunferência E Polígonos Matemática.
PARALELISMO.
CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS
Triângulos Prof. Ilizete
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Geometria Espacial.
GEOMETRIA.
ATIVIDADES DE REVISÃO TURMA 101 GEOGRAFIA- EVA CRISTINA
Trigonometria e aplicações
Desenho Geométrico Ponto
Tecnologias - Matemática Equações da circunferência
Resolução de algumas questões do IFPB
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
Você e eu temos juntos R$ 535,00
Integrais Duplas sobre Regiões Retangulares
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
Aula - 2 Escalares e Vetores
ESTUDO DOS TRIÂNGULOS.
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
MEDIÇÃO 2 Prof. Cesário.
Vetores Grandeza escalar: grandeza física descrita por um número e obedecem as leis da aritmética e da álgebra elementar. Ex: temperatura, 25º. Grandeza.
Coordenadas Geográficas
Queda Livre e Lançamento Vertical
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Física Gráficos do MU.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
CENTRO DE FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE OVAR
LISTA DE EXERCÍCIOS – TEOREMA DE PITÁGORAS / POLÍGONOS
Aula 19 Cinemática Vetorial I Marta Rebuá.
Robson Ricardo de Araujo
Áreas de Figuras Planas
TRAPÉZIOS Anna Douer 2 Gabriela Esteves 14 Julia Neves 19 8°C.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Professor Clístenes Cunha
2.º Ciclo 6.º ano de escolaridade
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Triângulos.
MATEMÁTICA Básica Testes 2 e 3 Caderno de Exercícios:
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
Localização absoluta Trabalho realizado pela docente Sara Sousa.
TRIÂNGULOS.
Perímetros e Áreas.
Polígonos Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
Aula 6 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Transportar informações de tabelas.
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Software NonEuclid Geometria Hiperbólica
Prática de Ensino em Matemática II Aula 5
O triângulo é um polígono de três lados, construída por três segmentos cujas extremidades são pontos não alinhados. É possível classificar os triângulos.
Volume de Prismas Retos
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Israel Lopes.
POLÍGONOS Definição; Polígonos Convexos e não-Convexos;
Transcrição da apresentação:

Aula 3 Objetivos Resolver problemas matemáticos. Identificar as diferentes linguagens que interagem em uma situação de comunicação. Localizar informações explícitas e implícitas num problema localizando elementos seus elementos importantes. Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações para tomada de decisões e resolução de situação problema.

Conteúdos Geometria Euclidiana Geometria esférica Coordenadas geográficas Ângulos Tipos de triângulos Soma dos ângulos internos de um triângulo Perpendicularidade

Parte 1- Ursos bancos e espaços curvos Partindo de um certo ponto da Terra, um caçador percorreu dez quilômetros no sentido sul. Em seguida muda de rumo e anda dez quilômetros no sentido leste. Finalmente, muda outra vez de rumo e percorre dez quilômetros no sentido norte chegando exatamente ao ponto de partida. Nesse ponto ele encontrou um urso. Qual é a cor do urso?

SUL LESTE NORTE De imediato pode-se pensar que o problema não tem solução pois numa primeira leitura o caçador não poderia voltar ao ponto de partida

Para que cheguemos à solução aceita como correta do exercício é preciso que extrapolemos a forma como enxergamos a Geometria Talvez não seria o caso de extrapolarmos nossa visão de mundo e ver a Geometria sob um outro olhar. Que olhar seria esse?

Figura 1. Planeta Terra Fonte: OFFICE ONLINE, 2012.   A Terra não é uma superfície plana e sim aproximadamente esférica. Mas o que isso tem a ver com o problema do urso? Tudo. O fato de esquecermos que nosso planeta é uma superfície praticamente esférica faz com que “pensemos em linha reta”.

Agindo assim não nos damos conta que o caçador ao percorrer 10 km para o sul não está andando em linha reta e sim percorrendo um arco de curva. Norte Sul Figura 2. Planeta Terra Fonte: OFFICE ONLINE, 2012.  

Revendo todas as etapas do problema temos a configuração abaixo, que mostra o caminho percorrido pelo caçador: Leste Norte Sul 10 km Figura 6. Planeta Terra Fonte: OFFICE ONLINE, 2012.   Com essa reflexão é possível afirmar que: o caçador só voltará ao ponto de partida se iniciar a sua caminhada no polo Norte. E o urso? Se você pesquisar sobre os tipos de ursos que existem no polo Norte descobrirá que lá só existem ursos brancos.

Perceba que para pequenas distâncias acabamos, em nosso dia a dia, assim como nós as pessoas lá no ano 1.000, considerando que estamos sobre uma superfície plana. Figura 6A. A visão do mundo sobre uma superfície plana. Fonte: NEVES, 2012. Disponível em: http://lillyneves.blogspot.com.br/2011/10/frase-de-steve-jobs_06.html. Acesso em: 23 jul. 2012.

Figura 8. Figura geométrica sobre uma superfície curva As trajetórias mostradas no exercício anterior nos ajudam a perceber que existem outras geometrias espaciais além daquela que estamos acostumados a estudar. Figura 7. Figura geométrica sobre uma superfície plana   Figura 8. Figura geométrica sobre uma superfície curva Fonte: OFFICE ONLINE, 2012.  

Não podemos desconsiderar, por exemplo, a curvatura do nosso planeta na navegação e nas viagens espaciais ou em viagens de carro de longa distância ou viagens de avião, nem no problema do urso. Geometria dos espaços curvos - geometria não-euclidiana Gauss (1777 - 1855) Bolyai (1802 - 1860) Lobachevsky ( 1792 - 1856) Riemann (1826 – 1866)

Parte 2 – Espaços curvos Precisamos aprender a observar o mundo que nos cerca sob outra perspectivas. Figura 9 – Cilindro projeto em duas superfícies. Fonte: SPINORBITALATOMICO, 2012.

Foram desenhados os pontos A e B abaixo que estão a uma certa distância um do outro. Trace algumas linhas que possam representar alguns dos possíveis caminhos que saindo do ponto A cheguem ao ponto B.    Agora trace na ilustração aquele caminho que você julgue ser o de menor distância entre os pontos A e B. A B

A B V C D

Figura 10. Figura plana.   B A V Figura 11. Cone A linha AB que era reta sobre uma superfície plana transformou-se em uma linha curva sobre o cone.

Quanto vale a soma dos ângulos internos de um triângulo? Figura 13 - Triângulo.   A resposta seria válida para a geometria esférica?

Na Geometria euclidiana a soma dos ângulos internos de um triângulo fornece como resultado o valor 180 graus. Na Geometria esférica a soma dos ângulos internos de um triângulo fornece como resultado um valor maior que 180 graus C > 180o A +   B + C = 180o A +   B + C A   B C A   B Figura 15 - Triângulo numa superfície esférica. Figura 14 - Triângulo.  

E de acordo com seus ângulos: Na geometria de Euclides, ou geometria plana podemos classificar os triângulos de acordo com seus lados: 3 cm 3,7 cm 4,2 cm 2,5 cm Equilátero 3 lados iguais Isósceles 2 lados iguais Escaleno 3 lados diferentes E de acordo com seus ângulos: Acuntângulo 3 ângulos agudos Retângulo 1 ângulo reto e 2 ângulos agudos iguais Obtusângulo 1 ângulo reto e 2 ângulos agudoserentes

Observe os três pontos A, B, e C. Triângulo esférico Figura sobre uma superfície esférica que resulta quando consideramos três grandes círculos (ou círculos máximos) sobre essa superfície A B C Observe os três pontos A, B, e C. Ao unirmos estes três pontos, dois a dois, através de círculos máximos, formamos uma figura ABC que se assemelha a um triângulo, mas que se situa sobre a esfera: essa figura é denominada triângulo esférico.

Resgatando! A menor distância entre dois pontos, numa superfície plana é um segmento de reta. A B Figura 19 - Segmento de reta numa superfície plana.

Observamos que a menor distância entre dois pontos é uma reta somente se o espaço for plano. Se o espaço for esférico a menor distância entre quaisquer dois planos é um arco de circunferência. Figura 20 - Superfície esférica.  

Parte 3- Lição de casa Os partidos PN (Partido do Norte), PS (Partido do Sul) e PO (Partido do Oeste) lançaram candidatos a vereadores. Existem quatro vagas disponíveis. Os candidatos de cada partido receberam as quantidades de votos mostradas no quadro abaixo. Partido Candidato Numero de votos Total PN César Xavier Buarque   5.400 1000 600 7.000 PS Rodrigues Conceição Chaves 1.500 950 550 3.000 PO Diana Vera Pedro 1.100 1.000 900 Quais candidatos foram eleitos?

Parte 4 – Avaliação Processual 1 Individual e sem consulta 1 h de duração Vale 1 ponto na média final Composta de 4 questões Questão 1 – 0,30 pontos Questão 2 – 0,30 pontos Questão 3 – 0,20 pontos Questão 4 – 0,20pontos