DIVERSIDADES DOS ESPORTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Esportes Radicais Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa
Advertisements

SEMINÁRIOS DE MÍNIMO IMPACTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Classificação de trilhas
ASPECTOS RELACIONADOS AO TURISMO E A NATUREZA
Cicloturismo.
Canionismo.
Espeleoturismo.
ARVORISMO                     .
ÁGUAS BRANCAS                     .
Montanhismo.
Caminhada.
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
ESPORTES RADICAIS: AÉREOS, AQUÁTICOS E TERRESTRES
Esportes radicais Francisco Lisandro Alexandre.
ESPORTES RADICAIS ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
Esportes Radicais E.E.E.F. Rui Barbosa Nomes: Flávia e Luiza Turma: 82
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa
GRELHA PAVIMENTO NATURAL PERMEÁVEL
Pavimento Natural com Brita
IV Seminário do Setor Elétrico
Já escalei a minha montanha!... Laura Vieira
Parque Estadual do ibitipoca-mg
POS GRADUAÇÃO EM ESPORTES E ATIVIDADES DE AVENTURA FMU
Aldeia da Pena. Uma viagem ao passado
Turismo de Aventura Segmentos Turísticos do Paraná:
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
Passeio de Bicicleta. Ligue seu som Clique manual.
Trabalho de educação física
Desporto radical: Downhill.
Unidades de Relevo Relevo continental.
ACIDENTES NO TRABALHO COMO ACONTECEM?
Esportes Praticados Em
E.E.E.F. Rui Barbosa Esportes Radicais!
História do BTT.
Esportes radicais Integrantes do grupo: Amanda, Giulia, Melissa, Nathalia Souza e Patrícia. Turma:301 Disciplina: Educação física Data: 22/08/2013.
LIGUE O SOM O ALPINISTA.
A seguir, mostraremos os vários pontos comuns observados:
RISCOS ASSOCIADOS À ELECTRICIDADE
Ponto de encontro: Local: Pousada Vida Verde – Excelente jantar por R$ 12,00 Funcionará das 18h00min até às 23h30min. Quem não chegar até este horário,
ESPAÇO INDUSTRIAL A Indústria brasileira: Está concentrada na região sudeste (SP). Em 2º lugar, está o RS (produção industrial) No decorrer do século XX:
O Caminho da da Felicidade Felicidade Ligue o som.
EPI- Equipamentos de Segurança
RAPHAEL RAINE COORDENADOR ABETA RJ SENAC RJ 13 de Abril de 2010.
Quem estar no topo está na posição mais privilegiada da escalada da montanha... Está em posição de destaque... Vê o mundo com outros olhos. Vê as pessoas.
Expedição Picos do Vale
EMOÇÃO RADICAL BEM PERTO DE VOCÊ
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa.
Um alpinista resolveu depois de muitos
Torres, RS Fernando de Noronha, PE Pantanal Amazônia.
Alguns dados: Extensão total (de São Mateus a São Paulo) = km, sendo: 95 km em São Paulo 950 km em Minas Gerais 136 km no Espírito Santo BR381.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Parque Estadual dos Três Picos. O começo Criado pelo Decreto Estadual de 05 de junho de Criado pelo Decreto Estadual de 05 de junho.
RISCOS DE ACIDENTES COM O LIXO DOMICILIAR
ACIDENTES DE TRAJETO DEFINIÇÃO: É aquele que se verifica “no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela”, ainda que fora do local.
ORIGEM A origem do rafting teve lugar em meados do século passado nos rios do oeste americano. Os colonos, com as suas ânsias por descobrir novas terras,
CURSO AVANÇADO DE MONTANHISMO
Hotel Portal de Lençóis Aeroporto de Lençóis.
Caminhos Som – Orquestra de Paul Mauriat Música – Reveria Elaboração e formatação Outubro/2008 LhT.
Eisriesenwelt A maior caverna de gelo do mundo Werfen - ÁUSTRIA
Trabalho de Geografia Biomas Brasil
Desporto Saúde e Natureza
Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul é uma das 27 Unidades Federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina.
PARQUE NACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Desenvolvimento de Líderes Facilitadores
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL. SEMINÁRIO DE ESPORTE EDUCACIONAL Nomes dos Participantes: Ana Paula Pinheiro Marques Rosinete Aparecida Machado.
WORK-SAFE I.C. Leal IV Seminário do Setor Elétrico Técnicas Verticais Proteção Contra Quedas & Resgate.
ESPORTES INDIVIDUAIS Cap. 03 livro 01.
História do ciclismo: Olimpíadas Rio 2016
Transcrição da apresentação:

DIVERSIDADES DOS ESPORTES MONTANHISMO

ESPORTES PRATICADOS NAS MONTANHAS Rapel Montanhismo Trekking (caminhada) Geocaching ( caça ao tesouro nas montanhas) Mountain Bike Caving Canyoning (travessia de cânion) Escalada Skyrunning (corrida nas montanhas)

RAPEL Descida com cordas pelas paredes rochosas das montanhas. Equipamentos para sua prática são a arnês, mosquetão, luva, freio e capacete além dos equipamentos individuais básicos. O criador do Rappel, Jean Charlet-Stranton, por volta de 1879. Locais: Brotas (SP), Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira em SP), Vale do Itajaí (SC), Timbó (SC), Gonçalves (MG), Serra do Cipó (MG), Teresópolis (RJ), Serra dos Órgãos (RJ), Poço do Diabo (BA), Chapada Diamantina (BA) e Vale do Guaporé (RS).

MONTANHISMO Ação de subir, através de caminhada ou escalada, ao topo de uma montanha ou parede íngreme. O Montanhismo surgiu no século XVIII e teve como marco inicial à escalada ao Mont Blanc no ano de 1786. Este esporte praticado nas montanhas nasceu da vontade e curiosidade de algumas pessoas em explorarem lugares ainda desconhecidos.

MOUNTAIN BIKE Pedalar através de trilhas, no meio de florestas ou montanhas, onde quanto mais obstáculos você encontrar pelo caminho melhor. A modalidade nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas e de alguns surfistas que procuraram desafios bem diferentes das competições de estrada tradicionais e atividades para dias sem ondas. Bicicleta, capacete são os principais equipamentos para esta pratica, além dos equipamentos de segurança. Locais: Brotas (SP), Serra da Mantiqueira (SP), Vale do Itajaí (SC), Timbó (SC), Chapada Diamantina (BA), Serra do Cipó (MG) e Serra dos Órgãos (RJ).

CAVING A exploração esportiva de cavernas. Em geral, consiste de atividades de exploração em equipe, mas com objetivos esportivos, como o descobrimento de novas galerias, conquista de vias de escalada, travessias de resistência e velocidade, entre outros. É realizado com equipamentos de segurança individual e coletiva. O caving surgiu como esporte na década de 70, quando grupos de cientistas começaram a se interessar mais pela aventura da exploração do que pelo fator científico. Locais: Petar (SP), com mais de 300 cavernas, Gruta do Tamboril em Unaí (MG), Poço Encantado em Lençóis (BA), Chapada Diamantina (BA).

TREKKING Caminhada por trilhas naturais, portanto pode ser praticado por pessoas de todas as idades, e não tem grandes custos com equipamentos como outros esportes de aventura. É o esporte de aventura mais praticado no Brasil, pois é barato, não exige grande preparo físico e traz enormes benefícios para a saúde. Locais: Brotas (SP), Serra da Mantiqueira (SP), Petar (SP), Serra dos Órgãos (RJ), Chapada dos Veadeiros (GO), Vale do Itajaí (SC), Chapada Diamantina (BA), Serra da Canastra (MG), Serra do Cipó (MG), Aparados da Serra (RS) e Bento Gonçalves (RS).

Observações gerais Todos as modalidades dos esportes em montanhas, pode ser praticado o ano todo em qualquer época, não é recomendado em dias de chuva. Os equipamentos básicos : Bouldrier (cadeirinha) É um conjunto de fitas que fica na cintura e nas pernas, ligando o "rapeleiro" à corda através do freio. Freio Oito Equipamento em formato de oito, feito a base de titânio, por onde a corda passa e faz atrito, tornando possível o controle da descida pelo praticante. Capacete Sua função básica é a proteção do praticante em caso de escorregões e de pedras soltas que podem cair acidentalmente.

Luvas Sua principal função é proteger as mãos do praticante durante o rappel evitando queimaduras e facilitando o controle da descida. Fita Solteira Fita muito resistente utilizada para prender a corda em grampos, árvores ou outros pontos de fixação. Outra função importante da fita é a proteção da corda contra desgastes. Mosquetão Equipamento feito com liga de titânio que prende o oito à cadeirinha. Também é usado para prender as cordas aos grampos ou qualquer outro local de ancoragem (ponto de fixação). Corda No rappel a corda deve ser estática. Tem capacidade de suportar pesos acima de 1 tonelada, dependendo do seu diâmetro. O tamanho da corda vai variar do local onde vai ser praticado. A espessura deve ser maior que 11 milímetros se for usada simples.

cadeirinha capacete Freio oito fita mosquetão corda luvas

Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Ed Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Ed. Física Prof(a) Jorge e Carol Turma 881 Lorenzo Bitelo Otavio Jeremias Ana Laura Soster Gabriel Maciel