Repositório.UL Política de depósito da UL e políticas editoriais (Faculdade de Medicina) Marta Nogueira; Cristina Domingues Universidade de Lisboa - Grupo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução (HINARI SIM e NÃO)
Advertisements

O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
A b-on e as Ciências e Engenharias/Tecnologias. b-on Modelo All for All - Editoras - Bases Referenciais - Bases de Texto Integral Fontes de informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Perguntas Frequentes. Esta apresentação contém algumas respostas a perguntas comuns sobre como usar o HINARI Para perguntas frequentes sobre elegibilidade.
Introdução (HINARI SIM e NÃO). A iniciativa de acesso à rede eletrônica de pesquisa em saúde (HINARI) é coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
22 de Outubro de Direito da Comunicação Orientações da Comissão Nacional de Protecção de Dados Parecer n.º 26/ 2001 Parecer n.º 2/03 Autorização.
M ERCURE H OTEL Lisboa, 26 de Novembro de 2003 R EUNIÃO SOBRE O D IPLOMA RELATIVO AO C OMÉRCIO E LECTRÓNICO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Ensaios clínicos e a comunicação científica latino-americana
Portal de Periódicos CAPES
Universidade de São Paulo Divisão de Biblioteca e Documentação
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
O Repositorio Aberto da U.PORTO
Atuação do IBICT e os Open Archives
Passos para a Criação de uma empresa
UNIVERSIDADE DE ÉVORA 9 de Novembro de Missão Aperfeiçoar o seu Sistema de Informação Científica melhorando valências existentes e criando novas;
© Dezembro, 2009 A localização nos sites das entidades empregadoras públicas dos conteúdos relativos ao emprego público.
PROGRAMA INFOBIBLIO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Principais Tecnologias – NF-e
Maria Bernardete Martins Alves. A Universidade do Minho situada na região do Minho, Portugal, foi fundada em 1973: –15820 estudantes –2921 alunos de pós-graduação.
1 de fevereiro 2013 Reunião Entidades Beneficiárias Reunião Entidades Beneficiárias 1 O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Projecto EOD eBooks on Demand A participação da Biblioteca Nacional de Portugal Colóquio Autores, Bibliotecas, Editoras Lisboa, 1 e 2 Julho 2008.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas Curso SEER Ministrantes Miguel Angel Márdero Arellano  Ramon M. S. da Fonseca Elaborado por Ursula Blattmann.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Repositório Institucional da Universidade do Minho RepositóriUM Eloy Rodrigues –
Perceções dos investigadores Políticas e mandatos de ACESSO ABERTO perceções dos investigadores Clara Boavida, Pedro Príncipe, Eloy Rodrigues, José Carvalho,
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
ESTE ANO VOU FALAR OUTRA LÍNGUA
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
1 TUTORIAL DO CATÁLOGO DA EGP-UPBS. 2 O catálogo da EGP-UPBS encontra-se em e está integrado no catálogo da Universidade do Porto.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
HINARI Perguntas Frequentes
Problemas e Propostas de Solução
_____________________________________
Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
Quality Content Resource Management Access Integration Consultation Página de Acesso:
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
REGULAMENTO SOBRE PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS APROVADO PELA DELIBERAÇÃO N.º 044/CD/2008 Manhã Informativa 14 de Fevereiro de 2008.
Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS Bem-vindo aos 5 passos de submissão de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) Este tutorial foi.
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
Fluxos de produção de periódicos Francine Curivil SciELO Brasil
Tutorial de Criação de Edições e Publicação Bem-vindo ao tutorial para EDITORES do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado.
Procedimentos para pedidos de Certidão relativos ao registo de DM/DIV Mariana Madureira Manhã Informativa de 04 de Dezembro de 2007.
QUALIS DE LIVROS TRIÊNIO Fundação CAPES Coordenação da Área de Psicologia Emmanuel Zagury Tourinho Antônio Virgílio Bittencourt Bastos.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
10 as Jornadas PORBASE Biblioteca Nacional, de Maio de 2006 ACTIVIDADE NORMATIVA NO ÂMBITO DO DITED MARGARIDA LOPES
PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DE DISSERTAÇÃO
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Normas para redação de TCC
GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT 7º Programa-Quadro de I&DT – GPPQ – Plataforma da ConstruçãoCoimbra | 13 Dezembro º Programa-Quadro.
Ana Mafalda Sousa Machado
25 de Outubro repositório _ APRESENTAÇÃO PÚBLICA 25 DE OUTUBRO
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
ACABOU!?!?.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de O Serviço de Melhoria Contínua.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

Repositório.UL Política de depósito da UL e políticas editoriais (Faculdade de Medicina) Marta Nogueira; Cristina Domingues Universidade de Lisboa - Grupo de trabalho do Repositório.UL / 14 Outubro 2011 Aula Magna da FMUL

Tópicos  Repositório.UL: conteúdos, tipos e condições de acesso  Política de depósito de publicações da UL  Regulamento de Avaliação do Desempenho dos Docentes da Universidade de Lisboa  Direitos de autor e repositórios  Políticas editoriais e o 7º PQ de I&DT

Conteúdos / tipo de documentos? Quem disponibiliza? (processo de auto-arquivo) Mestrados / Doutoramentos / ProvasBibliotecas Artigo / Livro Parte ou capítulo de livro Recensão / Pre-print / Relatório (…)Autores (e excepcionalmente Bibliotecas) Tipo de acessoCondições de acesso Acesso livre (Open access) Acesso online, mundial, gratuito e imediato ao texto integral Acesso restrito (1-3 anos) (Restrict access- 1 year) (Restrict access- 2 years) (Restrict access- 3 years) Acesso restrito ao texto integral (apenas disponível aos membros da UL). Após 1, 2 ou 3 anos = Acesso livre Acesso restrito (Restrict access) Acesso apenas aos metadados descritivos (autor, título, data, resumo, etc.)

Depositar no Repositório.UL é tornar disponível: (= Acesso livre) i.Um conteúdo em texto integral, online (Internet) a nível mundial, gratuitamente e de forma imediata através do Repositório.UL em (= Acesso livre) ii.Um conteúdo em texto integral, online (Internet) gratuitamente e de forma imediata apenas a membros da UL durante 1 a 3 anos através do Repositório.UL em (= Acesso restrito 1-3 anos, período após o qual o texto integral fica em Acesso livre) iii.Apenas os metadados descritivos (= Acesso restrito), (Autor, título, resumo, data, entre outros elementos descritivos do conteúdo) 3 tipos de autorização que possibilitam 3 tipos de acesso Depositar é possibilitar a disponibilização de um conteúdo mediante uma determinada condição especificada numa das três opções

licença não exclusiva membros da UL Ao depositar no Repositório.UL os autores concedem à UL uma licença não exclusiva para arquivar e tornar acessível os conteúdos através do repositório, correspondentes à produção científica produzida no contexto das suas actividades de investigação, enquanto membros da UL. Os autores retêm todos os direitos de autor relativos ao seu trabalho e o direito de o usar em trabalhos futuros. Depósito x Acesso – Depósito: entrega de um documento para salvaguarda e disponibilização mediante determinadas condições; Acesso: possibilidade de ver um documento na sua totalidade (texto integral) ou apenas elementos que descrevem esse documento (autor, título, data, resumo, índice, entre outros). Repositório.UL e Direitos de autor

Política de depósito da UL 1- Política de depósito de publicações (2 Junho 2010) (inclui a Declaração Teses e Dissertações). Disponível em e em 2- Tipo de acesso pretendido (opção por: Open access, Restrict Acess 1-3 years ou Restrict access). Prenchimento do campo “Acesso”, no 2.º passo do auto-arquivo “Descrever” e concessão de uma licença não exclusiva (de acordo com a Política de depósito de publicações. Julho 2010). Licença concedida no 6.º passo do auto-arquivo “Licença”.

Política de depósito da UL Política de depósito de publicações (2 Junho 2010) 1.Os docentes e investigadores da UL devem depositar no Repositório toda a produção científica produzida no contexto das suas actividades na UL, como autores ou co-autores. Por produção científica entende-se as publicações científicas, nomeadamente artigos de revistas, comunicações, conferências, relatórios e capítulos de livros, entre outros, bem como livros sempre que haja a devida autorização [das Editoras e/ou outras entidades]; 2.Os Centros de investigação, laboratórios associados e departamentos da UL devem garantir a execução da política de depósito da produção científica dos seus membros. 3.Os autores de teses e dissertações aprovadas pela UL, são obrigados, conforme a Deliberação n.º1506/2006, publicada em DR, 2.ª série, 209, de 30 de Outubro, a entregar cópia digital do seu trabalho em CD ou DVD, preferencialmente em formato pdf, acompanhada de autorização do depósito da tese ou dissertação no Repositório da UL.”

Política de depósito da UL Política de depósito de publicações (2 Junho 2010) Aos autores: i)A inclusão do texto integral de cada publicação em formato pdf com opção pelo nível de acesso público, sempre que possível, num prazo de seis meses após a data de publicação; ii)No caso das publicações com revisão, deve ser depositada a versão aceite para publicação após revisão (versão do autor ou versão da editora, de acordo com os contratos de publicação assinados); iii)Se existirem períodos de embargo, estes devem ser aplicados ao acesso e não ao depósito, isto é, o depósito deverá ser sempre realizado, ficando o documento (texto integral) em acesso restrito e os seus metadados descritivos em acesso público (título, autores, resumo, referências).

Política de depósito da UL Licença de distribuição não-exclusiva (licença concedida no 6.º passo do auto-arquivo “Licença”) “De acordo com o Regulamento da Política de Depósito de Publicações da Universidade de Lisboa, aprovado pelo Reitor em 2 de Junho de 2010, ao aceitar esta licença declaro que: licença não-exclusivaConcedo à UL e aos seus agentes uma licença não-exclusiva para depositar este documento, no todo ou em parte, em suporte digital. Autorizo a UL a arquivar e, sem alterar o conteúdo, converter o documento entregue, para qualquer formato de ficheiro, meio ou suporte, nomeadamente através da sua digitalização, para efeitos de preservação e acesso. O documento é meu trabalho original e que a sua entrega não infringe os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade. Obtive autorização de terceiros (detentores de direitos de autor sobre material contido no documento, claramente identificado e reconhecido no texto) para conceder à UL o direito de disponibilizar no seu Repositório Institucional. Cumpri as obrigações exigidas pela instituição que financiou ou apoiou a investigação de que resultou este documento (caso se aplique). Retenho todos os direitos de autor relativos a este documento e o direito de o usar em trabalhos futuros.”

Regulamento de Avaliação do Desempenho dos Docentes da Universidade de Lisboa (22 Fev. 2011) Artigo 33.º Sistema informático da avaliação 1.Os procedimentos de avaliação podem ter como suporte uma aplicação informática que permita aos docentes praticarem as acções da sua responsabilidade, bem como aceder às comunicações e notificações que lhes digam respeito. bem como a necessidade de os trabalhos em avaliação estarem registados no repositório institucional da Universidade de Lisboa. 2.O modelo de relatório previsto no n.º 1 do artigo 20.º e a ficha de avaliação prevista no n.º 3 do artigo 19.º, documentos a aprovar pelo Reitor, podem estabelecer o recurso ao preenchimento de bases de dados electrónicos, bem como a necessidade de os trabalhos em avaliação estarem registados no repositório institucional da Universidade de Lisboa.

49,611 51,203 49,611 downloads e 51,203 consultas relativos a 292 conteúdos (197 Dissertações de Mestrados ; 74 Doutoramentos; 3 Actas; 1 Artigo em Revista Internacional; 12 Artigos em Revistas Nacionais; 6 Livros e capítulos de livro) ( Outubro 2011) Ano DownloadsConsultas 20102,328.82, ,543.05,767 7,871.88,615 Faculdade de Medicina (FM)

Faculdade de Medicina (…) Origens das consultas e downloads Downloads por país Consultas por país Origem DownloadsPerc.(%) Portugal22, Brazil15, United States7, United Kingdom OrigemConsultasPerc.(%) United States19, Portugal19, Brazil8, Ukraine

Exemplo: Tese de doutoramento em acesso livre (depósito em 21 Julho 2011) downloads consultas (21 Julho - 13 Out. 2011) Faculdade de Medicina

Direitos de autor e Repositórios Políticas editoriais e o 7º PQ de I&DT

 Todos os direitos de autor são do autor excepto quando este os transmite ou cede a terceiros (CTA)  Os trabalhos publicados, comercialmente ou não, em que não se verifique transferência de direitos (actas de conferências, etc.), não afectam os direitos de autor Direitos de autor e repositórios

Onde ir buscar a informação Acordo de copyright assinado Política de copyright da editora

Políticas editoriais Bases disponíveis DULCINEA

Políticas editoriais Terminologia Pre-print Pre-print - versão do artigo antes do processo de peer-review Post-print Post-print - versão do artigo depois de avaliada e com as alterações introduzidas (pdf do autor) Versão da editora/PDF Versão da editora/PDF – versão do artigo com formatação da revista

Políticas editoriais Taxonomia Verde permitepermite arquivar a versão pre-print e post-print Azul permitepermite arquivar a versão post-print Amarelo permite arquivar a versão pre-print Branco não é permitido o arquivo

Políticas editoriais Condições Referência à publicaçãoLink à versão da editoraPeríodo de embargo

Políticas editoriais Não havendo informação no Sherpa/Romeo - Dulcinea Não havendo informação no site da editora Contactar a editora

Políticas editoriais e o 7º Programa Quadro de I&DT Agosto de 2008 – Open Access Pilot in FP7 Apoiado e monitorizado pelo OpenAIRE Project Concretizado através da Cláusula Especial 39 Sumariado em

Políticas editoriais e o 7º Programa Quadro de I&DT Cláusula Especial 39ª ○É um mandato de Open Access aplicável a 7 áreas de investigação (entre as quais a área da saúde); ○Requer o depósito das publicações com peer-reviewed(versão final do editor ou do autor) que resultem dos projectos financiados pelo 7º PQ num repositório (institucional ou temático) de Open Access; ○Admite um período de embargo que não pode ser superior a 6 meses na área de saúde.

Políticas editoriais e o 7º Programa Quadro de I&DT Como cumprir Documentos disponíveis em: e Model cover letter for amendment to publishing agreement SPARC Author Addendum to publication agreement Cumprir as condições acordadas

Políticas editoriais e o 7º Programa Quadro de I&DT Como cumprir Repositório cumpre requisitos OpenAIRE No auto-arquivo, autor preenche campo com nome projecto Referência e link à publicação no relatório final do projecto

Políticas editoriais e o 7º Programa Quadro de I&DT

Contactos Grupo de trabalho do Repositório.UL Marta Nogueira Cristina Domingues