PAULÍNIA - SÃO PAULO Localização km da Capital; Emancipação - 28 de fevereiro de 1964; População – hab.; REPLAN – Maior Pólo Petroquímico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Advertisements

Autores: Ronaldo Laranjeira, Ilana Pinsky,
Equipe Brasil: Universidade Federal de São Paulo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Epidemiologia das Dependências Químicas
Políticas Públicas e Álcool
Por uma Política Efetiva sobre o Álcool Bebidas alcoólicas não deveriam ser consideradas como um bem de consumo qualquer, mas sim como algo que causa problemas.
Projetos Saúde – Linha do Trauma
Políticas do Álcool – O papel dos municípios
Políticas sobre Álcool e Drogas - Governo do Estado de São Paulo
Prioridades da Dependência Química no Século XXI - Brasil
Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira UNIAD - UNIFESP
Políticas Públicas do Álcool – Regulação do Mercado e a Saúde Pública Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira.
Políticas Públicas do Álcool – Mudança Paisagem Urbana
Cláudio Jerônimo da Silva UNIAD - UNIFESP CEAD - Jundiaí-SP
CTBC Companhia de Telecomunicações do Brasil Central Audiência Pública
A voz do professor: uma questão de saúde ocupacional
Faculdade de Medicina da USP
SEMINÁRIO “Álcool: O grande desafio da segurança no trânsito”
Comando de Policiamento Rodoviário
SEMINÁRIO Álcool: o grande desafio da segurança no trânsito 3 de setembro de 2007 PAINEL: Prevenção Engº. José Antonio Oka Cel.:
Coordenação Estadual do Programa de Tabaco São Paulo
CAOP-Consumidor (MPPE)
CIDADES DIGITAIS FÓRUM TI & GOVERNO MUNICÍPIOS 2007
Freqüência Escolar – A condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família Fortaleza, 10 de março de 2008.
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Voto e cidadania.
Dr. Sérgio de Paula Ramos Psiquiatra e Psicanalista
vítimas no mundo vítimas fatais (2010) e vítimas no Brasil (SUS) DPVAT indenizações = Vítimas no Brasil 30 bilhões.
DPVAT 2012 – indenizações por morte.
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
Capital do Estado de Sergipe – NE 500 mil habitantes Gestor pleno dos serviços de saúde Responsabilidade pela média e alta complexidade para todo o Estado.
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
Uma nova metodologia para uma nova escola
ASSISTÊNCIA DOMICILIAR NO CONTEXTO DA MEDICINA PREVENTIVA
Centro de Saúde Agrupamento de Escolas. Situado no Alentejo Central, Arraiolos apresenta características típicas de um concelho do interior sul do País.
Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
CASCÃO Análise de Tarefas Andreia Santos Ricardo Ribas – Sofia Martins
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
Tempo de festas é tempo de álcool e acidentes?
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
ASPECTO SOCIOCULTURAL DE POMBOS
Quando você escolhe a Port Folium, não tem caixinha de surpresas...
COSMÉTICOS – CUIDADOS PESSOAIS – NUTRACÊUTICOS – ALIMENTOS
Candidata a Sede UFSCar Campus Sorocaba
Efeitos da Lei Seca.
LEI SECA /06/2008.
É A MAIOR RÁDIO DO ESTADO
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
Sumário Metodologia Resultados Parciais Objetivo Planejamento
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Prevenção de Homicídios e violência em Diadema, Brasil: A Influência de novas Políticas do Álcool Ronaldo Laranjeira Universidade Federal de São Paulo.
CIDADES + INTELIGENTES
Estratégias de vacinação no município de Novais – SP, 2014
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
Equipe Brasil: Universidade Federal de São Paulo
SECOP 2014 Jurandir Lima Gerente de Estratégia e Desenho de Serviço
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Eixo 2. Fomento à leitura e à formação de mediadores Representante: Daiany Andrade O Manancial de Leitores é um projeto de incentivo e formação de leitores,
Fiquei alegre quando me disseram: "Vamos à casa de Deus, o SENHOR".
Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. LACO)
Redação - Prof.ª Sarah Araujo
Prevenção de Homicídios em Diadema, Brasil: A Influência de novas Políticas do Álcool Sérgio Marsiglia Duailibi Médico do trabalho, Especialista em Dependência.
Cidade industrial: fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População: Área total: 30.7 km 2 Densidade demográfica/km.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA DEP/SIEC Rua Dr. Meireles, s/n- Bairro: Monte Castelo,
MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Transcrição da apresentação:

PAULÍNIA - SÃO PAULO Localização - 118 km da Capital; Emancipação - 28 de fevereiro de 1964; População – 60.000 hab.; REPLAN – Maior Pólo Petroquímico.

Por que o Álcool Custo social alto; Questão de Saúde Pública; Porta de entrada; Fácil acesso; Aceitação do consumo.

2002 – Acordo de Parceria: 2003 – Acordo de parceria: Prefeitura Municipal de Paulínia e Universidade Federal de São Paulo 2003 – Acordo de parceria: FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

2003 – Pacific Institute for Research and Evaluation

Pesquisas Mapeamento dos pontos de venda de álcool; Pesquisa de venda de bebidas para menores de 18 anos; Pronto-Socorro; Escolas; Carnaval; Trânsito; Domicílios.

Retrato de Paulínia: São vendidas mais de 15 mil garrafas de cachaça por mês; Está havendo uma expansão significativa e alarmante do número de bares na cidade; No Pronto Socorro quase 50% das pessoas que buscaram atendimento emergencial tinham ingerido algum tipo de bebida alcoólica;

Retrato de Paulínia: Nossos adolescentes conseguem comprar qualquer tipo de bebida alcoólica em 95% de estabelecimentos comerciais; 60% dos nossos estudantes já fizeram uso de bebida alcoólica na vida, sendo que 9% já tiveram black-out após ingestão de álcool; Quase 24% dos estudantes já fizeram uso de álcool até se embriagar;

Retrato de Paulínia: Pedir a um estranho, maior de 18 anos, que compre álcool, é considerado fácil por 53,2% dos estudantes; Festa junina é o principal evento na escola onde os alunos compram e consomem bebida alcoólica dentro da instituição de ensino.

Conseqüências do Uso de Álcool na Saúde dos Estudantes: 18,5% - Ficaram de ressaca; 18% - Passaram mal por terem bebido; 11,2% - Arrependeram-se de algo que fizeram por terem bebido;

Conseqüências do Uso de Álcool na Saúde dos Estudantes: 10,6% - Ficaram preocupados com o próprio consumo; 4,1% - Desmaiaram por terem bebido demais; 2,1% - Sofreram acidente.

Defendemos: Fiscalização ostensiva em relação às leis para a venda à menores de 18 anos e para clientes já alcoolizados; Maior rigor em relação ao dirigir após beber; Regulamentação do funcionamento de bares.

Realizações bem sucedidas: Carnavais de 2003 e 2004: Proibição de venda de bebidas destiladas na área do Sambódromo e aumento de 100% no preço da cerveja; Fiscalização ostensiva no acesso de menores de 18 anos à bebida; Queda de 70% nas ocorrências médicas e policiais.

O PROGRAMA HOJE Mobilizando: empresas, órgãos públicos, comércio local e comunidade; Início de Fiscalização ostensiva para a proibição de venda de álcool à menores de 18 anos; Concurso de frases na rede escolar.

O PROGRAMA HOJE Articulação junto aos órgãos públicos para aplicação de lei que regulamenta funcionamento de bares. “OPERAÇÃO PONTUAL”

“Não importa se teremos tempo suficiente para ver mudadas as coisas e pessoas pelas quais lutamos, mas sim, que façamos a nossa parte, de modo que tudo se transforme a seu tempo”.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA Muito Obrigado! Jurandir Matos Vice Prefeito Coordenador do Programa PAULÍNIA LEGAL vice@paulinia.sp.gov.br PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA (19) 3874 5602