R E D A Ç Ã O ITA – UFSCar – VUNESP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Advertisements

Immanuel Kant O que é o Iluminismo.
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,
Dois modos de ler a Bíblia.
Enem.
A persistência na oração batei, e abrir-se-vos-á”
Prof.a Andréia Chagas Pereira
A Natureza do Caminho Interior
"Ninguém te despreze por seres jovem" (I Timóteo 4,12)
Texto: Desconheço a autoria Imagens: Google Edição: Lene Fernandes
MENSAGENS REFLEXIVAS NATUREZA, MÚSICA E REFLEXÃO
Linguagem Dissertativa II
Quatro Meses Clique para avançar.
Dissertação Profa. Rose Fortunato
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
A VAQUINHA.
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Mulher Forte e Mulher de Força
O TEMPO NÃO VOLTA!.
Toda alma tem cheiro de roça…
Redação O melhor modo de aprender a ler e escrever é ouvir atenciosamente, compreender o valor das palavras e como elas emitem som, força e significado.
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
Orientações para a dissertação
Escolhas e Decisões....
Pela Amizade ....
Plano de Deus para o homem.
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
VIVENDO ACIMA DAS CIRCUNSTÂNCIAS
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Palavra de Vida Chiara Lubich – Dezembro de 2010.
 Acomodação Paulo Roberto Gaefke.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
II - A acção humana e os valores
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
Hebreus 2 A Superioridade de Cristo a tudo e todos
- Homem como animal político
.
ADAMUS – “Você Versus a Sua Alma – 01/13 A Série (SEGUINTE): SHOUD 7 “O Dilema da Liberdade” Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 05/02/2011 Mas, assim,
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
1 CORINTIOS 13 Hoje!.
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
Mandeville e Constant: vício, virtude e liberdades Notas de aula Introdução à Ciência Política – RI Agosto 2014.
A vida e o Amor Aut. c/som O amor...é um sentimento mais profundo que o oceano. Um abraço mais comprido que o universo. E as palavras ditas com amor, ah!
Quatro Meses.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
A imaginação segundo Gaston Bachelard
Momento Gostoso.
A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum Recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do.
SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)
Articulação Sintática do Texto: Uso dos operadores argumentativos
René Descartes ..
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
O ÚLTIMO SOCIALISTA A. Lana.
Slides/automáticos...aguarde
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
Isaías Com as suas forças. Com as suas competências Pela sua influência A vitória de uma vida se dá em conhecer a Deus.
A redação e seus segredos
Perdido... Homenagem ao seriado Lost Edição e texto: JGCosta Nov/2010 Passagem manual.
GRUPO FRATERNIDADE Mulher Forte e Mulher de Força Autor Desconhecido
O ENFRENTAMENTO DA DOR GRUPO FRATERNIDADE GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 21 de setembro de.
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
INOBJETIVIDADE DA EXISTÊNCIA
Também necessitamos da Natureza para que nos ensine o caminho para “CASA”, o caminho de saída da prisão das nossas mentes.
Texto expositivo & argumentativo
Pela Amizade... LEIA até o FIM! “Ter problemas na vida é INEVITÁVEL. Ser derrotado por eles é OPCIONAL.”
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Transcrição da apresentação:

R E D A Ç Ã O ITA – UFSCar – VUNESP

Instruções para redação ITA - 2009 Instruções para redação Considere a tira de Laerte, reproduzida abaixo. Identifique seu tema e, sobre ele, redija uma dissertação em prosa, na folha a ela destinada, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser feita com caneta azul ou preta. Na avaliação de sua redação, serão considerados: clareza e consistência dos argumentos em defesa de um ponto de vista sobre o assunto; b) coesão e coerência do texto; c) domínio do português padrão.

ITA - 2009 dependência BLINDE-SE ARME-SE Analogia entre homem e objeto (carro, arma) dependência APROVEITE A VIDA Condomínio fechado, casas muradas e cercadas eletronicamente MEDO; PRECONCEITO; BUSCA POR SEGURANÇA SEGURANÇA Assegurar a própria vida: isolamento dentro de uma sociedade que não permite a liberdade plena. O direito pétreo de “ir e vir, ficar e permanecer”, garantido pela Constituição Federal, ficou reduzido ao espaço da possibilidade. Por isso a liberdade atual é cada vez menos frequente, razão pela qual se tornou um produto de consumo.

ITA - 2009 Tese Somos escravos da segurança e não temos consciência disso Goethe a divisão social e o preconceito crescentes; compramos nossa “liberdade assistida”, isto é, controlada; é funcional ao capitalismo de hoje. PROBLEMA: o medo constante Condomínio = aquário Argumentação Conclusão Precisamos de liberdade; só teremos segurança se não formos reféns dela.

ITA - 2009 Projeto de texto = T + A + C O que o tema diz? (T = IT + PP) Hoje a vida, para ser desfrutada, necessita de que o medo seja vencido, ele que não permite frequen-temente com que nos sintamos protegidos em todos os lugares e o todo tempo. De fato nunca fomos livres o suficiente para agirmos como desejamos, e isso em qualquer situação, todavia é cada vez mais rara a possibilidade de agirmos sem nos acercamos antes da certeza de que tudo está sob controle. Para isso criamos as paredes dos condomínios e compramos todos os produtos – caros sempre – para nossa segurança. E dela somos, na verdade, reféns.

O maior escravo é aquele que se julga livre sem o ser ITA - 2009 Projeto de texto = T + A + C 2) O que sei sobre ele? (A = AT + A/P) O maior escravo é aquele que se julga livre sem o ser Johann Wolfgang von Goethe AT Assim o homem contemporâneo torna-se escravo da busca amiúde por segurança, mesmo sem consciên-cia da situação. Isso acontece inquestionavelmente pelo fato de convivermos com o medo constante, isto é, pressionados pelas imagens midiatizadas da violên-cia crescente pelo mundo, sentimo-nos compelidos a buscar meios de segurança, todos tecnológicos e caros, naturalmente. E ao solidificarmos nossas mura-lhas eletrificadas, não sabemos mais quem de fato é livre em nosso mundo. A1

ITA - 2009 Projeto de texto = T + A + C A2 Isso tem ampliado os desvãos sociais, forçando a separação entre as pessoas, na mesma medida em que o preconceito tem se fortalecido. Não que seja uma ideia justificável essa divisão social, mas para o modelo capitalista hodierno ela é a mola propulsora das ações humanas, portanto, bem-vinda e incenti-vada. Basta que vejamos os jornais ou assistamos aos noticiários televisivos para sentirmos o desejo crescen-te por intensificar a segurança onde vivemos. Esse é o motivo de o direito pétreo de “ir e vir, ficar e permanecer”, garantido pela Constituição Federal, ter-se reduzido aos espaços da possibilidade.

ITA - 2009 Projeto de texto = T + A + C Comparação entre o condomínio fechado e um aquário Temos medo, essa é a verdade, e vivemos o paradoxo da liberdade assistida, como quem alimenta peixes em um aquário, admirado com tamanha beleza. Mas nossa humanidade ficou selvagem demais, as disparidades econômicas são assustadoras, a reação violenta cerca-nos a todo instante. Quiçá não é este o motivo de cuidarmos de aquários tão carinhosamente: na verdade estamos em condição semelhante, e sem perceber cuidamos de nós, ali dentro, num jogo de transferência. Homens-peixe, de liberdade controlada, sem a total consciência do quan-to somos reféns das “grades de vidro”, tão frágeis, que criamos para nós mesmos. A/P

ITA - 2009 Projeto de texto = T + A + C 3) O que fazer? (C = T + “S” + t) Nossa vida carece, mesmo, de liberdade. E ambas serão nossas desconhecidas enquanto não tivermos a coragem de vivermos como homens que de fato somos. Mesmo diante da beleza dos aquários, da paz que eles nos transmitem, somos humanos, e preci-samos, de verdade, de uma sociedade que nos permita ser a agir com a segurança que merecemos ter, sem desta sermos reféns. C