Projeto APL Pegmatitos da Região Seridó e Agreste Potiguar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Políticas Publicas e Instrumentos de Apoio do Ministério da CIÊNCIA E TECNOLÓGIA para APLs de Base Mineral V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral.
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral VI Seminário Nacional de APLs de Base Mineral e 3º Encontro da RedeAPLmineral.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Brasília, 10 de novembro de Mesa Temática 8: APLs de Serviços e Serviços em APLs Centro de.
Governança do APL de Pegmatitos PB/RN
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
APRESENTAÇÃO apresentação.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Comitê Temático APLs de Base Mineral e RedeAPLmineral: ações conjuntas em prol do desenvolvimento dos APLs.
APL – Arranjos Produtivos Locais
Apresentação do Projeto
1. Caracterização do APL Localização: Região do Seridó
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
Foco do Sebrae Empresa de Pequeno Porte - Brasil
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DA REDEAPLMINERAL: DOCUMENTO BÁSICO E REGIMENTO INTERNO Goiânia, 30 de agosto de 2010.
FIEP – Outubro /Campina Grande PB
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Arranjo Produtivo Local de Equipamentos Médico-Hospitalares e Odontológicos Dalton S. P. Marques Gerente APL EMHO
VII Seminário de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual Situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Ministério de Minas e Energia
Estruturação e implantação de um Centro Vocacional Tecnológico junto ao APL de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul: sucesso em soluções ambientais, tecnológicas.
O fomento ao cooperativismo mineral no Brasil
SUBPROJETOS DE MINERAÇÃO.
Seminário RESÍDUOS: tecnologias e sustentabilidade APLs de base mineral, resíduos e sustentabilidade Marcelo Soares Bezerra CETEM (em publicação)
Engenharia de Minas VIII Seminário Nacional de APLs de Base Mineral
Aproveitamento de resíduos em APLs de Base Mineral
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
APICULTURA DE VILHENA-RO
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
2° vice-presidente da Anicer e Presidente do Sindicer/BA
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DO PARANÁ
O Desafio do Licenciamento para Micro e Pequenas Empresas
Região Centro – Oeste – Cristalina - GO
SUBGRUPO APL DE BASE MINERAL
Atuação do Sebrae na Cadeia Produtiva da Construção Civil
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
Criciúma – SC, 09 de dezembro de 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
EXTENSIONISMO MINERAL
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2015 Criciúma/SC Lançamento do Premio Melhores Práticas em APL de.
Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
SECRETARIA DE GEOLOGIA, MINERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO MINERAL Sustentabilidade Ambiental da Pequena Mineração IV Seminário Nacional de APLs de Base Mineral.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.
Ministério de Minas e Energia Ministério de Minas e Energia Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Camarão – ABCC.
Parceiro dos Brasileiros PROPOSTAS PARA AÇÃO CONJUNTA SEBRAE MARANHÃO E BANCO DA AMAZÔNIA.
Transcrição da apresentação:

Projeto APL Pegmatitos da Região Seridó e Agreste Potiguar VII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e 4º Encontro da Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral – RedeAPLmineral Extensionismo Mineral para a Competitividade e Sustentabilidade dos APLs: Desafios e Perspectiva Sheyson Medeiros – SEBRAE/RN Goiânia/GO – 2010

Província Pegmatítica da Borborema 5.000 pequenos mineradores; 5 cooperativas: UNIMINA, COOPMIMAS, COOTMAES, COOMSP; COOMINAS; 3 associações: AMP, AMOB, ATEM-LP; 250 cooperados; Equador, Parelhas, Ouro Branco, Currais Novos, Lajes Pintadas e São Tomé. Soares, D. R. et al. 2004

CONTEXTUALIZAÇÃO 2003 – Parceria MCT, SINTEC, CEFET E SEBRAE, apoiar Museu Mineral; Oficina de Trabalho – APL Pegmatitos e Minerais Industriais em Parelhas “Carta de Parelhas”;

CONTEXTUALIZAÇÃO 2004 – Ampliação das parcerias; Assinatura Convênio – Projeto Desenvolvimento em Rede do APL Pegmatitos do RN/PB, em Parelhas; Seminário – Uma política para o setor mineral do RN, em Currais Novos;

PARCEIROS GOVERNO FEDERAL – MME, MCT, MI, CT-MINERAL, CETEM, FINEP, DNPM, CPRM, GOVERNO DO RN – SEDEC, FAPERN, IDEMA, UFRN, IFRN, SENAI, BNB, BB, VON ROLL, ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS – AMOB, AMP, ATEM-LP, UNIMINA, COOPMINA, COOMINAS, COOTMAES, COOMSP, PREFEITURAS: LAJES PINTADAS, SÃO TOMÉ, CURRAIS NOVOS, PARELHAS, EQUADOR E OURO BRANCO ENTRE OUTRAS...

2006 – Iniciamos o Projeto APL Pegmatitos do Seridó... CONTEXTUALIZAÇÃO 2006 – Iniciamos o Projeto APL Pegmatitos do Seridó...

CONTEXTUALIZAÇÃO

Cursos, Palestras e Seminários: 47 realizados CAPACITAÇÃO Cursos, Palestras e Seminários: 47 realizados Empreendedorismo, Juntos Somos Fortes, Cooperativismo, Aprender a Empreender, Blaster, Saúde e Segurança no trabalho, Encontros do Projeto APL Pegmatitos, Encontro de Mineradores de Currais Novos...

Consultorias: 24 realizadas Gestão de Negócios, Plano de Viabilidade Econômica Financeira, Legalização Mineral e Ambiental, Projeto Primeira Exportação, Diagnóstico da demanda por análises minerais...

Missões e Caravanas: 11 realizadas Santo Antônio de Pádua/RJ, Itagres Revestimentos Cerâmicos, Cetem/RJ, Seminário Nacional de APL de Base Mineral, Semana de Geologia UFRN;

Outras Ações – COOMSP – Ouro Branco

Outras Ações – COOPMINAS – Parelhas

Outras Ações – COOTMAES Equador Apoio na implantação do projeto de Extração de Caulim a Céu Aberto – Edital SEBRAE/FINEP.

Outras Ações – UNIMINA – Currais Novos

MUITO SE AVANÇOU DESDE 2003... PLG implementada. Sugestões Ações Dificuldades na obtenção de uma Permissão de Lavra Garimpeira; PLG implementada. Burocracia excessiva, e valor elevado das taxas cobradas pelos órgãos ambientais do RN e PB; Licença Simplificada e sem custo. Implantação de um laboratório local (que possa atuar em um raio mínimo de 100 km) para ensaios básicos; Laboratório construído em Parelhas. Criar um Site: Portal Verticalizado com o Cadastro dos Agentes que formam a cadeia, (Profissionais, Empresas, Instituições, etc.); Portal da Rede APL Mineral implantado. Habilitar as cooperativas como agentes exportadores e difundir meios de exportação facilitados (Correios, Banco do Brasil, Ministérios do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior); UNIMINA participa do Projeto Primeira Exportação Articular a parceria do pequeno minerador com os demais atores da cadeia produtiva, a cargo do SEBRAE; Projeto APL Pegmatitos do Seridó e Agreste Potiguar Baixo índice de orientação dos órgãos envolvidos, elevado custo na legalização dos aglomerados associativos, raros seminários, palestras, cursos sobre a temática cooperativa; Cursos, Palestras e Seminários realizados.

PERSPECTIVAS Extensionistas comprometidos; Ampliação das parcerias entre as instituições, potencializando sua atuação; Manutenção e ampliação de linhas de investimento, editais, subvenções para mecanização da atividade; Capacitação continuada em gestão de negócios; Ensinamento de novas tecnologias; Incentivo a cultura do empreendedorismo.

DESAFIOS Contribuirmos para instituição de APL, Redes, Aglomerados, Clusters, Cadeias Produtivas, etc., com empoderamento efetivo do pequeno minerador; Implantação e internalização do modelo de gestão cooperativa; Transferência de conhecimento e incentivo a escolarização dos pequenos mineradores; Tornar a mineração em pequena escala viável.

MUITO OBRIGADO!!! Sheyson Medeiros SEBRAE - RN Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim. Chico Xavier Sheyson Medeiros SEBRAE - RN sheyson@rn.sebrae.com.br (84) 3405-7501