Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO 14ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da ABDI Brasília, 10 de dezembro de 2008.
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
PLENÁRIA FINAL.
Ministério da Cultura.
Julho de 2007.
ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS DO BRASIL, SEUS PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS E SUAS PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS Paulo Bernardo Silva Ministro do.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Panorama da Saúde no Brasil
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
7a. Reunião do Grupo Temático Comércio Exterior Brasília – 21 de outubro de 2010.
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – PDP Realizações e renovação
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
InOVAÇÃO e competitividade
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Comissão de EJA de Alagoas
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
Setor de Serviços no Brasil
Em andamento..... SUPORTE & MANUTENÇÃO MERCADO E CLIENTES CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA OUTSOURCING CAMADA DE.
Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Transcrição da apresentação:

Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do mercado internacional de forma a garantir e ampliar a participação brasileira nas exportações mundiais

Política de Desenvolvimento Produtivo (2010): Ampliar a participação das exportações brasileiras para 1,25% das exportações mundiais; Aumentar em 10% o número de micro e pequenas empresas exportadoras. 3

Antecedentes Constituição de Grupo de Trabalho, por deliberação do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior, para a estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação Levantamento das políticas, programas, instrumentos e ações voltados às exportações em andamento e a serem executados pelos órgãos governamentais Publicação do inventário das políticas, programas, instrumentos e ações

Estratégia: Construção de consenso sobre a relevância do comércio exterior; Articulação entre os órgãos governamentais que atuam no comércio exterior brasileiro; Redução da duplicidade de iniciativas; Alocação de responsabilidades e competências

Relevância Integrar as políticas, programas e ações voltados para a exportação; Identificar as duplicidades e possibilidades de cooperação interinstitucional; Identificar a complementariedade das ações; Ordenar as prioridades da agenda de trabalho;

Relevância Dar conhecimento à sociedade das ações e programas realizados pelos órgãos governamentais; Permitir o acompanhamento pela iniciativa privada; Aprimorar os canais de interação público-privado.

Macro-objetivos Aumentar a competitividade da base exportadora brasileira: Facilitar o acesso ao crédito Desburocratizar e facilitar o comércio exterior Melhorar a infra-estrutura de transportes Agregar valor às exportações: Incentivar a inovação nas empresas Fomentar a eficiência das cadeias produtivas Aumentar a base exportadora, especialmente as MPEs: Promover a capacitação e o acesso à informação Conceder apoio financeiro para exportações das pequenas empresas

Macro-objetivos Ampliar o acesso a mercados: Ampliar a rede de acordos internacionais Reforçar os instrumentos de inteligência e promoção comercial Superar barreiras não-tarifárias às exportações brasileiras Incentivar a internacionalização das empresas brasileiras Incrementar as exportações de serviços : Aprimorar os sistemas de informação e gestão sobre o comércio de serviços Ampliar o crédito e desonerar as exportações Capacitar prestadores de serviços para o comércio exterior Promover exportações de serviços

Orçamento Envolvido (PPA, PAC, PDP e LOA) Aumentar a competitividade da base exportadora brasileira (R$ 21,0 bilhões) Agregar valor às exportações (R$ 4,2 bilhões) Aumentar a base exportadora (R$ 8,3 bilhões) Ampliar o acesso a mercados (R$ 9,6 milhões) Incrementar as exportações de serviços (R$ 1,0 bilhão) INVESTIMENTO TOTAL = RS$ 34 BILHÕES (2008-2010)

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DESTAQUE ESTRATÉGICO EXPORTAÇÕES COMITÊ EXECUTIVO DE EXPORTAÇÕES Acompanhamento Inclusão do inventário de ações/medidas da Estratégia Brasileira de Exportações na Agenda de Ação da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), no âmbito do Comitê Executivo de Exportações Transversalidade do tema entre os diversos comitês executivos da PDP (plásticos, cosméticos, agroindústria, calçados, têxteis, madeira e móveis, serviços, regionalização, integração produtiva, MPEs, entre outros); Agenda de Ação Dinâmica; 11

Acompanhamento Relatórios de acompanhamento pelos órgãos responsáveis; POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DESTAQUE ESTRATÉGICO EXPORTAÇÕES COMITÊ EXECUTIVO DE EXPORTAÇÕES Acompanhamento Relatórios de acompanhamento pelos órgãos responsáveis; Elaboração de indicadores de desempenho por ação; Monitoramento pelo sistema da PDP; Divulgação e prestação de contas à sociedade.

Acompanhamento Agenda de Ação do Comitê Executivo de Exportações POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DESTAQUE ESTRATÉGICO EXPORTAÇÕES COMITÊ EXECUTIVO DE EXPORTAÇÕES Acompanhamento Agenda de Ação do Comitê Executivo de Exportações Desafios destacados na agenda de exportações oriundos do trabalho da Estratégia Brasileira de Exportações Desafio 1 – Aumentar a competitividade da base exportadora brasileira Desafio 2 – Agregar valor às exportações Desafio 3 – Aumentar a base exportadora, especialmente as MPES Desafio 4 – Ampliar o acesso a mercados Desafio 5 – Incrementar as exportações de serviços Acompanhamento conjunto com o Comitê Executivo de Micro e Pequenas Empresas, da PDP 13

Secretário de Comércio Exterior Obrigado ! Obrigado! Welber Barral Secretário de Comércio Exterior