2° vice-presidente da Anicer e Presidente do Sindicer/BA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

FÓRUM REGIONAL CONSECTI NORTE CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS PARA ASSUNTOS DE CT&I Palmas (TO) - 11/03/2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
EXTENSIONISMO VOLTADO
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Programa de Desenvolvimento da Indústria Cerâmica na Bacia do PR III
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
A Cadeia Produtiva do Etanol
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais
PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DA REDEAPLMINERAL: DOCUMENTO BÁSICO E REGIMENTO INTERNO Goiânia, 30 de agosto de 2010.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Um Banco da Amazônia.
A VISÃO DO MERCADO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
VII Seminário de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e
Ministério de Minas e Energia
O fomento ao cooperativismo mineral no Brasil
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Apoio à organização de APLs de base mineral no Estado da Bahia
PLANO ESTADUAL DE MINERAÇÃO com foco nos APL’s de base mineral
Alternativas Energéticas em uso no APL de Cerâmica Vermelha do Norte Goiano.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Desenvolvimento Econômico Local - DEL Novembro de 2009.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
Rede SENAI de Construção Civil
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
Comitê SGI – Módulo Pré-medidos Comitê SGI Módulo pré-medidos Cintia Maria Barreto Lé.
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2015 Criciúma/SC Lançamento do Premio Melhores Práticas em APL de.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.

REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
FELIZ NATAL!!! Para Todos! Paz! Alegria! Amor!.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Dados estatísticos do Banco de Denúncias do Sindigás.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
DIAGNÓSTICO DA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Coordenador do Projeto no CTGAS-ER: José Nildo Galdino – CTGAS-ER; Equipe.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
A ATENÇÃO DOMICILIAR E A ATENÇÃO HOSPITALAR Ana Maria Malik CONGRESSO REGIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CENTRO OESTE, SUL E SUDESTE 15/04/2015.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA 1.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

2° vice-presidente da Anicer e Presidente do Sindicer/BA Visão Empresarial das Políticas Públicas de Apoio aos APLs de Base Mineral CERÂMICA VERMELHA Jamilton Nunes 2° vice-presidente da Anicer e Presidente do Sindicer/BA

APLS DE CERÂMICA VERMELHA DE BASE MINERAL REGIÃO ARRANJO PRODUTIVO (Nome Oficial) NORTE APL de Cerâmica Vermelha do Amapá/AP APL de Cerâmica Vermelha da Região Central/TO APL de Cerâmica Vermelha de Iranduba/AM APL de Cerâmica Vermelha de Rio Branco/AC NORDESTE APL de Cerâmica de Teresina/PI APL de Cerâmica Vermelha do Baixo São Francisco Sergipano/SE APL de Cerâmica Vermelha de Crato/CE APL de Cerâmica Vermelha do Sul Sergipano/SE APL de Cerâmica Vermelha do Baixo Jaguaribe/CE APL de Cerâmica de Açu/RN APL de Cerâmica Vermelha/AL APL de Cerâmica Vermelha de Santa Rita/PB APL de Cerâmica de Barreiras/BA APL de Cerâmica Vermelha de Patos/PB APL de Cerâmica Vermelha do Agreste Sergipano/SE CENTRO-OESTE APL de Cerâmica Vermelha do Norte Goiano/GO APL Terra Cozida do Pantanal/MS SUDESTE APL de Cerâmica Vermelha de Monte Carmelo/MG APL de Cerâmica de Vargem Grande do Sul/SP APL de Cerâmica Vermelha de Campos dos Goytacazes/RJ APL de Cerâmica de São João da Boa Vista/SP APL de Cerâmica de Tambaú/SP APL de Cerâmica Vermelha de Panorama/SP SUL APL Cerâmica de Nova Santa Rosa/PR APL de Cerâmica de Rio do Sul/SC APL de Cerâmica Vermelha Sul e Alto Vale/SC

Algumas Políticas Públicas de Apoio aos APLs Combate a não conformidade dos produtos: visa o combate aos produtos que não atendem as normas técnicas da ABNT vigentes, o incentivo a qualificação da mão-de-obra e melhoria dos processos produtivos, incentivos para instalação de laboratório, preparação adequada das argilas e a valorização da imagem positiva do setor. Extencionismo mineral: ação de apoio e fomento às boas práticas dos produtores de maneira a viabilizar o crescimento sustentável, por meio da legalização, prospecção e caracterização das argilas, entre outras frentes. Eficiência energética: projetos que visam promover o uso eficiente de energia, seja também pelo desenvolvimento de alternativas sustentáveis ou por compensações. Núcleos Estaduais de Apoio a APLs

Políticas Públicas de Apoio aos APLs RESULTADOS POSITIVOS Políticas Públicas de Apoio aos APLs melhoria da consciência sobre responsabilidade social, ambiental e econômica do negócio, aumentando o interesse de formalização. melhoria do nível de atendimento às exigências da NBR/ABNT referente aos produtos cerâmicos. aumento do nível de empregos formais  e conscientização do atendimento das normas de segurança do trabalho. redução de exploração de jazidas irregulares. aumento da substituição de combustíveis fósseis por biomassas. 

Políticas Públicas de Apoio aos APLs PRINCIPAIS ENTRAVES Políticas Públicas de Apoio aos APLs Falta de integração das ações desenvolvidas pelos órgãos públicos e instituições privadas parceiras. Morosidade na execução da ações e burocracia excessiva por parte dos órgãos públicos. Liberações dos recursos públicos em desencontro com os cronogramas físicos - financeiros dos projetos.

Políticas Públicas de Apoio aos APLs Sugestões de melhoria Políticas Públicas de Apoio aos APLs   Identificar setores produtivos com características e potencialidades para desenvolver ações conjuntamente. Criar ações  para fortalecer e promover as governanças comprometidas com resultados. Oferecer linha de crédito, com juros especiais, para desenvolvimento tecnológico, de gestão sustentável e de produtos inovadores, propícias às Pequenas Empresas. Criar cursos de qualificação técnica em cerâmica ou inserir matéria na grade curricular de cursos técnicos em edificação e/ou em mineração. Treinar  laboratórios de materiais para caracterização de argilas.

Rua Professor Rômulo Almeida, 800 - Ulacupe de Brotas Salvador/BA OBRIGADO !! ANICER Rua Santa Luzia, 651, 12º Andar - Centro - Rio de Janeiro /RJ anicer@anicer.com.br Tel: (21) 2524-0128 Sindicer/BA Rua Professor Rômulo Almeida, 800 - Ulacupe de Brotas Salvador/BA sindicerba@gmail.com Tel: (71) 3276-2223