212. Fogo (FIRE). Fogo é um modelo pulsante, o qual inclui um interruptor. Conforme o fogo queima, ele libera nutrientes, os quais estimulam crescimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INTERNET MERECE SER VISTA COM MAIS ATENÇÃO. ATUALIZE SEU CONHECIMENTO SOBRE O MEIO NOS SLIDES SEGUINTES.
Advertisements

Óptica Enem Ademilton Santos
Conversores A/D e D/A Conversor analógico-digital (ADC) e conversor digital-analógico (DAC) são usados para interfacear um computador com o mundo analógico.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA
OS TIPOS DE SOLOS.
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
MICROCOMPAN Y CONTABILIDADE Dúvidas:
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
03. Cadeia alimentar do bosque de pinheiros
09. SISTEMAS OSCILATÓRIOS
CAPÍTULO 1. SISTEMAS E SÍMBOLOS
07. MAIS MODELOS OBJETIVOS:
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
309. Uso genérico do ambiente (ENVUSE). O sistema ENVUSE na Figura IV-9a é um modelo geral para examinar o uso econômico de recursos ambientais. Como.
102. Crescimento com uma Fonte Renovável como o Sol (RENEW)
319. População Mundial (PEOPLE). O número de pessoas no mundo é o balanço entre reprodução e mortalidade. A reprodução por pessoa é afetada pelo produto.
214. Sucessão e clímax (CLIMAX)
Produção e Consumo durante o dia (DAYPR)
215. Especialização em uma ilha e dispersão (SPECIES)
105. Crescimento Lentamente Renovável (SLOWREN). O minimodelo para o crescimento lentamente renovável tem duas unidades em série como mostra a Figura.
209. Pulso e Reciclagem (PULSE)
310. Falta de sol, doença das batatas e a fome na Irlanda em (IRELAND)
308. Ciclo do rendimento florestal (FORYIELD). O modelo FORYIELD na Figura IV-8a tem a essência de uma plantação florestal e sua interface com a economia,
A contribuição da visão sistêmica de Howard T. Odum
302. Fluxos em contracorrentes de dinheiro na produção e consumo (ECONP&C)
206. Oscilação e Presa-Predador
Modelo 101. Crescimento Exponencial (EXPO)
314. Crescimento controlado pelo comércio na Nova Zelândia (NZ)
303. Empréstimos, juros e bancos financeiros (BANK)
Fatores Limitantes Internos (RECYCLE)
Fatores Limitantes Externos (FACTORS)
103. Crescimento com uma Fonte Não Renovável (NONRENEW)
304. Uso econômico de recursos renováveis (PRODSALE)
317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)
202. Crescimento Logístico (LOGISTIC)
315. Macro-economia (MACROEC)
216. Espécies e áreas de recursos disponíveis (SPECAREA)
213. Oscilação devido ao controle pelo consumidor da produção numa lagoa (LAGOON)
306. Os recursos da natureza e o laço controle da economia (ECONUSE)
313. Crescimento controlado pelo dinheiro (MONEYGRO)
312. Poder de compra no crescimento autocatalítico com não-renováveis (BUYPOWER)
301. Vendas com preços inversamente proporcionais à oferta (SALES)
201. Tanque de Drenagem (DRAIN)
Duas populações com interações competitivas (INTERACT)
305. Uso econômico de reservas (TANKSALE). TANKSALE é um modelo (Figura IV-5a) de minerar e usar de uma fonte não-renovável (Q), como carvão, petróleo.
Competição entre duas populações em crescimento exponencial (COMPETE)
316. Crescimento de uma economia regional controlada pelo mundo externo (STWORLD)
318. Uma nação com circulação de dinheiro internacional (INTECON)
Competição por fontes limitadas (EXCLUS)
Pradaria (PRAIRIE). 2 Uma pastagem molhada natural na Florida é chamada de pradaria. O capim realiza a fotossíntese consumindo os nutrientes rapidamente.
208. Aquário Aberto (OPENAQ)
4. Crescimento com duas Fontes, Renovável e Não Renovável (TWO-SOURCE)
307. Rendimento agrícola baseado em preços relativos (AGRPRICE)
311. Economia agrária baseada em rotação de terra de cultivo (ROTATION)
207. Produção Líquida (NETPROD)
Modelagem e Simulação de Sistemas.
210. Marisma de água salgada (SALTMRSH)
COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM AS COISAS ?
A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES!
Uma moeda de cinco centavos é colocada sobre uma mesa
A M I G O.
O processo de produção açucareira
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Laboratório de Multivibradores Osciladores Autor Nome do Aluno.
CAÇADORES DE CONHECIMENTO
Modelagem e Simulação de Sistemas.
Compras – Controle de Estoque. Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos –Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para.
Transcrição da apresentação:

212. Fogo (FIRE)

Fogo é um modelo pulsante, o qual inclui um interruptor. Conforme o fogo queima, ele libera nutrientes, os quais estimulam crescimento e ficam presentes na grama novamente. (Figura III-13). Quando a grama (Q) cresceu como uma massa crítica (G1), então o fogo é acionado. quando a grama tiver queimado a um nível bem baixo (G2) não há mais o suficiente para queimar, o fogo é desacionado.

No programa (Tabela III-13) o interruptor do fogo é acionado quando Q>G1 (veja enunciado). G2 é a quantidade de grama remanescente após o fogo. G1 e G2 são pontos iniciais e são mostrados no topo do símbolo do interruptor como na figura.

O total de nutrientes no sistema (TN) inclui os nutrientes no solo (N) mais aqueles ligados a grama (F*Q). Quando a grama (Q) é queimada, todos os nutrientes da grama queimada retornam ao solo: isto é, os nutrientes no solo são os nutrientes totais menos os nutrientes ligados a grama que não foi queimada (N-TN-F*Q).

Mi.xls

Quando estes são vermelhos, eles ilustram o fogo dramaticamente. As afirmações desenham as linhas dos valores Q e N tinham antes do fogo aos seus valores corretos após o fogo.

Muitos sistemas naturais possuem o fogo como parte de seu padrão normal. Florestas de pinhos no sudeste dos EUA, arbustos ao sul da Califórnia e no Mediterrâneo, e pastos ao redor do mundo seguem este padrão. Exemplos de Modelos de Interruptor

Algumas vezes o fogo aparece 4 ou 5 vezes no ano como no sudeste da Flórida; algumas vezes é a cada centena aproximadamente como na floresta de pinhos no Yellowstone National Park. Um esforço de crescimento segue o fogo, conforme os nutrientes são reciclados no solo.

Um exemplo econômico é o acúmulo de inventórios em uma loja até uma certa quantidade, seguido por uma promoção para vender a maioria. N devem ser um cabides vazios e prateleiras prontas para armazenar mais roupas.

Problemas Experimentais "E se" 1. A floresta pulsa com maior ou menor freqüência se mais nutrientes são adicionados ao sistema? O que você aumentaria no programa para descobrir? Faça-o e explique o resultado. 2. Se o fogo for apagado pelos bombeiros quando ele já havia queimado cerca de três-quartos de grama. O que aconteceria com o tempo do pulso? Mude o programa para que quando o fogo chegue Q diminui para 0.75 de G1. Execute o programa. Sua hipótese estava correta?

3. O que ocorre com o sistema do ciclo do fogo se o fogo é eliminado completamente? Elimine esta afirmação para ver. 4. Abaixe o sol e a chuva (I) a metade. Com que freqüência o fogo vem?

COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007