103. Crescimento com uma Fonte Não Renovável (NONRENEW)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Advertisements

A velocidade das reações enzimáticas varia com diversos fatores:
Controle de processos Apontamentos de aula 2.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas para Modelagem e Simulação.
POPULAÇÕES.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
AM020-Temas de atualidade Para entender o funcionamento da economia humana: o uso combinado das análises de K. Marx e de H. Odum Prof. Enrique Ortega DEA/FEA/Unicamp.
Exploração de recursos geológicos
Modelando com ED de 1ª ordem– alguns modelos simples
06. MODELOS DE CRESCIMENTO
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
07. MAIS MODELOS OBJETIVOS:
CAPÍTULO 28. POPULAÇÃO E CAPACIDADE DE SUSTENTAÇÃO.
Análise emergética on-line de sistemas rurais Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia de Alimentos Departamento de Engenharia de Alimentos.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
Álcool Etanol Combustível
Símbolos prontos para usar, em fundo escuro.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
309. Uso genérico do ambiente (ENVUSE). O sistema ENVUSE na Figura IV-9a é um modelo geral para examinar o uso econômico de recursos ambientais. Como.
102. Crescimento com uma Fonte Renovável como o Sol (RENEW)
319. População Mundial (PEOPLE). O número de pessoas no mundo é o balanço entre reprodução e mortalidade. A reprodução por pessoa é afetada pelo produto.
214. Sucessão e clímax (CLIMAX)
Produção e Consumo durante o dia (DAYPR)
215. Especialização em uma ilha e dispersão (SPECIES)
212. Fogo (FIRE). Fogo é um modelo pulsante, o qual inclui um interruptor. Conforme o fogo queima, ele libera nutrientes, os quais estimulam crescimento.
105. Crescimento Lentamente Renovável (SLOWREN). O minimodelo para o crescimento lentamente renovável tem duas unidades em série como mostra a Figura.
209. Pulso e Reciclagem (PULSE)
310. Falta de sol, doença das batatas e a fome na Irlanda em (IRELAND)
308. Ciclo do rendimento florestal (FORYIELD). O modelo FORYIELD na Figura IV-8a tem a essência de uma plantação florestal e sua interface com a economia,
A contribuição da visão sistêmica de Howard T. Odum
302. Fluxos em contracorrentes de dinheiro na produção e consumo (ECONP&C)
206. Oscilação e Presa-Predador
Modelo 101. Crescimento Exponencial (EXPO)
314. Crescimento controlado pelo comércio na Nova Zelândia (NZ)
303. Empréstimos, juros e bancos financeiros (BANK)
Fatores Limitantes Internos (RECYCLE)
Fatores Limitantes Externos (FACTORS)
304. Uso econômico de recursos renováveis (PRODSALE)
317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)
202. Crescimento Logístico (LOGISTIC)
315. Macro-economia (MACROEC)
216. Espécies e áreas de recursos disponíveis (SPECAREA)
213. Oscilação devido ao controle pelo consumidor da produção numa lagoa (LAGOON)
306. Os recursos da natureza e o laço controle da economia (ECONUSE)
313. Crescimento controlado pelo dinheiro (MONEYGRO)
312. Poder de compra no crescimento autocatalítico com não-renováveis (BUYPOWER)
301. Vendas com preços inversamente proporcionais à oferta (SALES)
201. Tanque de Drenagem (DRAIN)
Duas populações com interações competitivas (INTERACT)
305. Uso econômico de reservas (TANKSALE). TANKSALE é um modelo (Figura IV-5a) de minerar e usar de uma fonte não-renovável (Q), como carvão, petróleo.
Competição entre duas populações em crescimento exponencial (COMPETE)
316. Crescimento de uma economia regional controlada pelo mundo externo (STWORLD)
318. Uma nação com circulação de dinheiro internacional (INTECON)
Competição por fontes limitadas (EXCLUS)
Pradaria (PRAIRIE). 2 Uma pastagem molhada natural na Florida é chamada de pradaria. O capim realiza a fotossíntese consumindo os nutrientes rapidamente.
208. Aquário Aberto (OPENAQ)
4. Crescimento com duas Fontes, Renovável e Não Renovável (TWO-SOURCE)
307. Rendimento agrícola baseado em preços relativos (AGRPRICE)
311. Economia agrária baseada em rotação de terra de cultivo (ROTATION)
207. Produção Líquida (NETPROD)
Modelagem e Simulação de Sistemas.
210. Marisma de água salgada (SALTMRSH)
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Crescimento e Regulação Populacional
Teoria do crescimento - IV
Sistemas Dinâmicos com Campo de Direções Parcialmente Conhecido
Modelagem e Simulação de Sistemas.
Produto, desemprego e inflação
Poupança, acumulação de capital e produto
6.1 Tecnologia de produção
Transcrição da apresentação:

103. Crescimento com uma Fonte Não Renovável (NONRENEW)

Uma fonte não renovável é um estoque, uma quantidade limitada. Podemos utilizar o exemplo de um tronco de árvore morta, ele é um estoque de madeira que pode ser comido por besouros. A população de besouros crescerá exponencialmente enquanto estiverem se alimentando da madeira e a quantidade de madeira irá diminuir. Assim que a madeira for consumida, a quantidade de besouros também diminuirá.

No diagrama (Figura II-3a) E é a fonte não renovável, o tronco de árvore. A quantidade que diminui do tronco é proporcional à quantidade de madeira (E) e à quantidade de besouros (Q); a equação para a diminuição da madeira é: DE = - K*E*Q

Em um período de tempo, uma semana, por exemplo, a quantidade de madeira será a quantidade no início mais a alteração: A mudança na quantidade de besouros é proporcional à quantidade de madeira (E) e à quantidade de besouros (Q). E = E + DE

O aumento líquido de besouros (K1*E*Q) é igual ao seu crescimento e reprodução (K2*E*Q) menos o esforço utilizado para obter o alimento (K3*E*Q). O decréscimo nos besouros, sua taxa de mortalidade, é proporcional à sua quantidade (K4*Q). Portanto, a mudança na quantidade de besouros é o seu crescimento menos sua morte.

A equação é: Ao final de uma semana o número de besouros será o número no início da semana mais a mudança: Q = Q + DQ. DQ = K1*E*Q - K4*Q

Mi.xls

Obtém-se um gráfico (Figura II-3b) ao se representar a variação das quantidades de madeira (E) e de besouros (Q). Note que a quantidade de madeira não varia muito até que a quantidade de besouro comece a crescer rapidamente e então a madeira é consumida rapidamente.

Este modelo representa qualquer sistema com recursos limitados e que é consumido. Um exemplo econômico é uma cidade mineira dependente de uma fonte limitada de minério de ouro. Enquanto o minério é extraído a cidade cresce com o retorno econômico do ouro extraído. Quando as jazidas se exaurem, a economia da cidade diminui, até que todo a população a abandone e a torne uma “cidade fantasma”. Exemplos de Fontes Não Renováveis

Assim que o dinheiro vai acabando, suas viagens diminuem até cessar. Uma pessoa que recebe uma herança também se ajusta este modelo. Ela utiliza o dinheiro para viajar cada vez mais.

1. O que aconteceria à população de besouros se o tronco de árvore que caiu na tempestade fosse maior? A população se tornaria maior ou viveria por mais tempo ou ambos? Escreva o que você pensa que aconteceria e depois simule mudando a quantidade E para 180 e represente as quantidades Q e E em gráfico novamente. Experimentos do Tipo “O que aconteceria se...”

Considere uma cidade mineira. O que você encontrou significa que com uma maior jazida de minério de ouro a economia cresceria mais rapidamente e seria maior ou os mineiros explorariam a jazida mais devagar para durar mais? Se este é um modelo geral, qual seria sua previsão para a economia mundial se grandes reservas novas de combustíveis fósseis forem encontradas? Elas seriam usadas rapidamente para que haja um desenvolvimento maior, ou seriam preservadas para manter a economia estável por mais tempo?

2. O que aconteceria ao tronco de árvore (E) e aos besouros (Q) se a população inicial for 100 vezes maior? Mude a quantidade de besouros (q) para 10 e verifique sua hipótese. Explique este experimento usando a cidade mineira como exemplo. 3. Experimente uma espécie diferente de besouros que tem uma taxa crescimento mais eficiente. Mude K1 para 0,0015. O que acontece com Q?, e com E? Tente descobrir uma nova espécie de besouros que seja menos eficiente: mude K1 para 0,0005.

4. O que deve ser feito para aumentar a taxa de mortalidade dos besouros? Como seria a mudança em E e Q? Experimente e explique os resultados.

COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Campinas, SP, 20 de julho de 2007