Componente Curricular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula Trabalho na sala de aula:
Advertisements

PROCESSO PASSO A PASSO EFEITO COM DUAS OU MAIS CORES DE FLOCOS.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
PROJETO Oficina de Expressão
Desenvolvimento histórico
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Proverbs Janaina Vieira Mappa.
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Inglaterra e Estados Unidos
TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS
SEJAM BEM VINDOS !.
História – aula 2.
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
Composição e Projeto Gráfico
WebQuest Início e Formação do Universo !
Carga horária - Lei 87/ Estatuto
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Módulo II História animada 06/12/2011
Colégio Objetivo/Osasco
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
NOTA LIVRE DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
6º ano 1º Volume.
Passo 01: Desenhe ou Imprima o molde dos bonecos..
ENSINO FUNDAMENTAL II.
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
SLIDE 04 “A Geometria é a arte de raciocinar
SLIDE 10 A Reta.
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
Página 21.
Trabalho final da disciplina de Fotografia
Aulas 3 – Paquímetro Sistema de medição Exercícios
Paulo Renato Rodrigues
Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos
DOENÇAS - VIROSES VÍRUS BACTÉRIAS PREVENÇÕES.
BIENAL DO MERCOSUL Turmas: 181, 182, 183 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Vetores continuação.
Produto Vetorial SLIDE 06.
Universidade Federal do Amapá
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
Referencias Curriculares Nacionais
CEAOK METODOS DE ESTUDO
O que é o Faap Moda? Procura incentivar os alunos de moda a produzir e praticar o conteúdo desenvolvido em aula Apresentar à mídia, os novos talentos de.
Prof. Carla Salles Componente Curricular: Estética no Design
Componente Curricular
Componente Curricular
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
linguagem gráfica pictórica [LGP] Goldsmith [1984]
NOME DO TREINAMENTO NOME DO CURSO Olá!
ARTE POP Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados.
NO TEMPO DE WARHOL Webquest de Artes 8º ano – 1º Bim/2009
Equipe responsável pela produção
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Priscila Mendes Daosico Pedrosa.  Internet (dicionários on-line)  Cópias  Lápis de escrever e de cor  Aparelho de som  Cd-áudio  Slides (data-show)
1 - O QUE USAR: Roteiro de viagem para diário de bordo; Diário;
Coordenadora: Eliana Magalhães
Dá Dá O sentido do absurdo. 1916: Cabaré Voltaire – Zurique Grupo de artistas internacionais que tentava rebelar-se contra os valores artísticos e culturais.
RELEITURAS TARSILA DO AMARAL
Transcrição da apresentação:

Componente Curricular ARTES Professora: Caroline Bonilha

CONTEÚDO do 1º TRIMESTRE: Transição da arte moderna para contemporânea: arte abstrata e dadaísmo; Produções bidimensionais na arte contemporânea: Pintura Fotografia Vídeo Arte Prof.ª Caroline Bonilha

AVALIAÇÃO Projetos de Ensino 1º Trimestre: Diário de bordo: Caderno ou bloco onde serão feitas anotações sobre as aulas desenvolvidas e realizados os trabalhos práticos. No final de cada aula alunas e alunos deverão escrever ou desenhar suas impressões sobre o conteúdo. Trabalho individual Valor: 15 pontos Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha

Projeto de Ensino – Duas dimensões Consiste na produção de uma obra artística bidimensional que terá como referência elementos retirados de movimentos do universo da arte estudados durante o primeiro trimestre letivo de 2012, entre eles: Dadaísmo; Abstracionismo; Minimalismo e Arte pop. Trabalho em grupo Valor: 15 pontos Prof.ª Caroline Bonilha

Cronograma Aula 01 – Apresentação Aula 02 – Exercício Prático: personalizando o Diário de Bordo *Material Necessário: bloco de desenho, revistas velhas, cola, tesoura, régua, caneta hidrocor ou canetas comuns. (Valor: 2,0) Aula 03 – Entre o moderno e o contemporâneo: arte abstrata; - Mondrian; - Kandinski; - Polock; (Apresentação de slides e de trechos do filme “Pollock”) Aula 04 – Exercício Prático – Experiências a partir de Mondrian *Material necessário: bloco de desenho, papel colorido nas cores primarias, papel preto, cola bastão, tesoura, régua e lápis. Tema: lista de exercícios (Valor: 3,0) Prof.ª Caroline Bonilha

Aula 05 - Correção do tema; Dadaísmo: - Colagens, fotomontagem, fotografia e cinema; (Apresentação de slides e trechos de filmes dadaístas que fazem parte da coleção “Cinema Avant Guarde”) Aula 06 – Exercício prático – Colagem dadaísta Material necessário: bloco de desenho, revistas velhas, pedaços de papel, tesoura, cola bastão, caneta hidrocor ou comum. (Valor: 3,5) Aula 07 – Produções bidimensionais na arte contemporânea: - Pintura minimalista: Frank Stella; - Pintura hiper realista: Chuck Close e Robert Wilson; (Apresentação de slides e leitura de imagens) (Valor: 1,0) Aula 11– Gonzaga Fashion Prof.ª Caroline Bonilha

- Jean Michel Basquiat; Apresentação de slides e leitura de imagens. Aula 08 – Pintura Pop: - Andy Wahrol - Roy Lichtenstein; - Jean Michel Basquiat; Apresentação de slides e leitura de imagens. (Valor: 1,0) Aula 09– Exercício prático: -Manipulação de imagem fotográfica; *Material necessário: uma fotografia; revistas velhas, pedaços de papel, lápis de cor, caneta hidrocor, cola bastão, tesoura. (Valor: 2,5) Prof.ª Caroline Bonilha

Aula 11 – Entrega do Diário de Bordo para avaliação; Aula 10 - Vídeo arte: -Nan June Paik; - Yoko Ono; - Marina Abramovich; - Rafael França; (Apresentação de trechos de vídeos produzidos pelos artistas e do documentário “Rafael França: obra como testamento”) Aula 11 – Entrega do Diário de Bordo para avaliação; Projeto de ensino “Duas dimensões”: - Escolha da referência; - Planejamento; Valor: 6,0 Aula 12 - Projeto de ensino “Duas dimensões”: - Execução da obra; (Valor: 6,0) Prof.ª Caroline Bonilha