ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objetivos do Milênio.
Advertisements

Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
SITUAÇÕES POLÊMICAS EM ALCOOLISMO
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Quais são os Objectivos do Milénio?
Delivering sustainable solutions in a more competitive world Biodiesel e o MDL – Oportunidades e Desafios Braulio Pikman 20 de Outubro de 2006.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Direito humano a alimentação adequada
Reabilitação Baseada na Comunidade e Desenvolvimento Inclusivo
Rosangela Berman Bieler
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
DIRECÇÃO PROVINCIAL DE RECURSOS MINERAIS E ENERGIA DE MANICA
Direitos e Deveres da Pessoa
A primeira infância,cidadania já.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
1. Redução da transmissão do HIV em 50% até Redução da transmissão do HIV em 50% entre pessoas usuárias de drogas até Eliminação da transmissão.
Oficina Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Educação Fiscal
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Metas do Milênio: 8 formas de mudar o mundo.
INDICADORES DE POBREZA
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
HIV-AIDS E DEFICIÊNCIA Uma abordagem de Desenvolvimento Inclusivo
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
M I S S Ã O D O F Ó R U M Engajar democraticamente o 1º, 2º e 3º Setores da Região Metropolitana de Campinas, através de planos e ações que concretizem.
Quiz Objectivos do Milénio
DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Estratégias Inclusivas
Condições de vida na África
África – Condições de Vida
DESENVOVIMENTO INCLUSIVO e os
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Violação dos direitos da criança
Saúde Integral da Criança
“Podem as empresas sustentáveis
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
REFORÇO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Trabalho realizado por: Alexandra Silva Daniel Silva.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Ciências Naturais 9.º ano
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Estudo do Relatório Mundial sobre a Deficiência (OMS, 2011)
Foi criado em 2004, em parceria com o PNUD e com o Movimento, para estimular e reconhecer projetos da sociedade civil e das prefeituras municipais para.
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO: uma Agenda para acelerar o Desenvolvimento Humano Carlos Lopes.
Desigualdade e Globalização;
Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades.
Inclusão O que é Inclusão? É somente colocar uma criança com deficiência na escola?
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transcrição da apresentação:

ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução da pobreza serão certamente mais vulneráveis se não incluírem as barreiras que esta comunidade enfrenta. ODM 2. Alcançar uma educação primária universal. Este objetivo não será conseguido sem considerar a educação de meninos e meninas com deficiência. Dos 115 milhões de crianças que não freqüentam a escola primária nos países em vias de desenvolvimento, estima-se que aproximadamente 40 milhões possuem uma deficiência. ODM 3. Promover a igualdade de gênero e o aprimoramento da condição da mulher. As mulheres e meninas com deficiência que são pobres são o grupo que detém menos poder na sociedade. Além disso, a violência contra as mulheres é também uma causa, tanto de deficiências psicológicas como físicas.

ODM e Deficiência ODM 4. Reduzir a mortalidade infantil. Os meninos e meninas com deficiência são em geral mais vulneráveis, não apenas pelas sua condição médicas ou pela falta de acesso aos serviços públicos, mas também porque em muitas culturas são relegados para segundo plano ou até abandonados até à morte. ODM 5. Melhorar a saúde materna. Esta meta relaciona-se diretamente com a idéia da prevenção da deficiência. Além disso, as mulheres com deficiência têm mais probabilidades de serem vítimas de abuso sexual e, portanto, de contraírem uma gravidez não desejada ou doenças sexualmente transmitidas. ODM 6. Combater o HIV/SIDA, malária e outras doenças. É uma comprovação básica que os doentes de AIDS têm uma deficiência. Aliás, para erradicar a epidemia do HIV/AIDS, é necessário cobrir toda a população, incluindo as pessoas com deficiência.

ODM e Deficiência ODM 7. Garantir a sustentabilidade ambiental. Os riscos ambientais (tais como as águas contaminadas quando se utilizam para consumo humano) ou os desastres naturais, podem conduzir a numerosos tipos de deficiência. OMDM 8. Desenvolver uma aliança global para o desenvolvimento. Uma aliança para o desenvolvimento implica necessariamente a inclusão de todas as pessoas.

CICLO ENTRE POBREZA E DEFICIÊNCIA (…) Fomos a Vila Varjão hoje para conhecer beneficiários o programa “Bolsa Família” e outras pessoas da comunidade, como parte da visita do presidente do Banco Mundial. A situação de muitas famílias nesta localidade é crítica, como a do exemplo a seguir: Dona Eliette (beneficiária) é uma chefe de família em situação de pobreza extrema, desempregada, com muitos filhos, um dos quais um rapaz de 21 anos, permanentemente dependente da mãe, devido a uma deficiência intelectual. Uma outra família, ainda não beneficiária do programa, vive nos fundos da casa de Dona Eliette. Eles também tem muitas crianças pequenas, uma delas com deficiência, sem documentos, vivendo em um espaço exíguo, e um bebê de 4 meses muito doente. Ambos os pais são muito jovens e portadores do HIV. Não sabemos se a crianças também são, mas a mãe não pode amamentar por causa do HIV e eles têm que comprar leite de soja para lactentes, que é muito caro, devido as alergias do bebê. Em uma terceira família, Dona Ana (beneficiária do BF), tem quatro filhos e está grávida do quinto.. Seu marido morreu em um acidente automobilístico há duas semanas. E por aí vai.... Nos encontramos com nove famílias, todas com grandes dificuldades e tendo que lidar com despesas médicas e remédios. Esta visita tornou muito concreta para nós a questão da conexão entre deficiência e pobreza. (Kathy Lindert, BM)

TERMINOLOGIA: Basta colocar a pessoa primeiro, para garantir uma utilização adequada do termo/conceito? Deficiência= Limitação Funcional x Ambiente Se não há barreiras ambientais, não há deficiência e sim limitação funcional. Nesse caso, a pessoa não TEM uma deficiência. Alguém é “DESCAPACITADO” (ou não) por um meio-ambiente ou entorno não adequado.

TERMINOLOGIA: Disability/deficiência/Discapacidad... - Quando e como surgiu o termo deficiência em espanhol? Há em português, um termo equivalente a DISABILITY? Por que se utiliza DEFICIENCIA? Estamos utilizando uma terminologia coerente com o enfoque da Abordagem o Social?

ONU: Pessoas com deficiência incluem aquelas que apresentam impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial permanentes, os quais, em interação com diversas barreiras, podem impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais. CIF: Deficiência é um termo genérico que inclui déficits, limitações na atividade e restrições na participação. Indica os aspectos negativos da interação entre um individuo com uma condição de saúde e seus fatores contextuais.

Acesso Universal e Equidade