Construção do Currículo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Educar -.
Advertisements

" A história de uma àrvore ".
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Olá, sou Lolek! E esta é a minha história:
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
- EDUCAR -.
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
A TERRA QUE MANA LEITE E MEL
TEMA: O TESTEMUNHO DO SERVO DO SENHOR
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Para refletir... e mudar!!!.
Sumário: A educação antes da sociologia: pensar a educação antes de Durkheim. Estado-nação e sistema nacional de ensino. A educação como bem semi-público.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Eu aprendi que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;
Bem vindo ao museu da família!.
Definição de Esquecimento
Televisão e Obesidade fonte bebe.sapo
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
- Educar -.
O TEMPO DE DEUS.
O TEMPO DE DEUS.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Aprendi....
- Educar -.
O BONECO DE NEVE QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA
Clique para passagem de slides
Depoimento de um funcionário da Perdigão da cidade de Itajaí - SC,
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
- Educar -.
Ética e Moral na formação dos filhos
O que procuro? Onde procuro?
Entrevista com Dona Angélica da Conceição Martins Cardoso
Mães Más.
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
O monstro da indiferença
Eu Aprendi.
Jesus e a oposição dos fariseus
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA DEPOIS DE ALGUM TEMPO... Rolagem automática.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
Texto de Opinião Quando escrevemos um texto de opinião, nosso objetivo é o de convencer. Apresentamos nossa opinião em relação a determinado assunto e.
By Búzios Slides Para refletir... e mudar!!! Automático.
GRUPO SOMENTE JESUS E O CAMINHO 01 SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE.
COMO ALCANÇAR UM ALVO Podemos ganhar quantas almas quisermos.
A Rocha.
Quartas Especiais Orientação da Criança.
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Jogo – Descobre a resposta certa
– Educar – Rubens Alves.
Era uma vez uma menina chamada Flori.
8 clique.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa...
Quando repenso em meu passado, percebo que nos momentos mais críticos da minha vida nunca estive sozinha. Como todo mundo um momento ou outro da existência,
Invadem Ambientes Familiares
SITUAÇÕES.
Como é ser um gladiador... 1 de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de :15 22:15.
Como é que começamos a contar?
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Textos e citações do Rubem Alves
Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Nasceu em Zâmbia, mas cresceu no Zimbábue, onde seu pai.
Transcrição da apresentação:

Construção do Currículo. ETAPAS O currículo “Dentes de Sabre” (1)

1.ª Etapa: Contextualização do Problema “Ele sabia como fazer as coisas de que a comunidade precisava e teve a energia e a vontade de ir por diante e fazê-las.” “Contemplava as chamas e perguntava-se sobre o seu meio até que ficou fortemente insatisfeito com os costumes da tribo.”

2.ª Etapa: Observação “O estímulo imediato que o levou directamente à prática da educação veio de observar as crianças a brincar (...) pareciam não ter qualquer objectivo (...). Comparou as crianças com os adultos.”

3.ª Etapa: Levantamento de necessidades “(...) se conseguisse levar aquelas crianças a fazerem as coisas que dariam mais e melhor alimentação, habitação, vestuário e segurança, estaria a ajudar a sua tribo a ter uma vida melhor, pois quando as crianças crescessem, teriam mais carne para comer, mais peles para se agasalharem, melhores cavernas onde dormirem, menos perigo de morrerem desfeitas entre os dentes dos tigres.”

4.ª Etapa: Objectivos “Que é que nós homens desta tribo, temos de saber para vivermos de barriga cheia, quentes e com o espírito livre de medo?”

5.ª Etapa: Definição do currículo “(...) a primeira disciplina do primeiro currículo Apanha-de-peixe-à-mão.” “(...) a Cacetada-nos-cavalos-peludos foi vista como a segunda disciplina importante do currículo.” “(...) a terceira disciplina Afugentamento-de- tigres-de-dentes-de-sabre-pelo-fogo.”

5.ª Etapa a) Implementação do currículo: “Quando os filhos de NOVO-PUNHO cresceram, era fácil ver que estavam em vantagem em relação a outros que nunca tinham tido educação sistemática no que tocava a terem uma vida boa e segura.” 5.ª Etapa b) Crítica (contestação) ao currículo: “(...) houve certos membros da tribo, mais conservadores, que resistiram ao novo sistema educativo formal por razões religiosas.”

6.ª Etapa: Estratégias “(...) passou a fazer-se acompanhar dos filhos quando realizava as suas actividades. Deu-lhes oportunidade de praticarem as três disciplinas.”

7.ª Etapa: Avaliação “Aprenderam, bem as novas actividades e por isso o sistema educativo foi um sucesso.”

8.ª Etapa: Generalização do currículo “Alguns dos membros mais inteligentes da tribo começaram a fazer como NOVO PUNHO e o ensino (das três disciplinas) veio a ser aceite cada vez mais como o fulcro de uma autêntica educação.” “(...) as forças do conservantismo foram conquistadas para a nova escola e, como o tempo, toda a gente soube que o cerne da boa educação residia nas três disciplinas do currículo.”