Alguns aspectos da Regra de Vida dos Dehonianos em relação à pastoral e à teologia Ir. Afonso Murad.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1,
Princípios critérios e linhas teóricas-práticas
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1,
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Conscientização Vocacional
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
PROJETO ARQUIDIOCESANO DE EVANGELIZAÇÃO
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
IPAV Serrano Adriano Viana
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
Igreja: comunidade de comunidades
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
Espiritualidade do Catequista
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Pastoral da Educação e da Cultura
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
Senhor é bom estarmos aqui!
Compreender a Lei do Amor. Independência Versus Dependência: aceitar a Graça e a Justiça de Cristo.
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
IMACULADA.
Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Diferencial do ensino espírita para crianças
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Aprender o processo através do qual se toma posse da Salvação pessoalmente. Compreender o papel da fé em todo o processo de como somos.
Fraternidade: Igreja e sociedade
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015
Jesus, o Mestre dos Mestres
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
A PORTA DA FÉ (At 14,27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
LIÇÃO 6 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
Uma vida cristã saudável João 15: 10, Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

Alguns aspectos da Regra de Vida dos Dehonianos em relação à pastoral e à teologia Ir. Afonso Murad

A perspectiva de leitura Teologia da Vida Religiosa Contribuição de alguns teólogos latino-americanos.

Destaques da Regra de Vida Oblação: como entrega de si, em generosidade, à Jesus e ao seu Reino. Ecos bíblicos de “Eis-me aqui Senhor” e “Eis aqui a Serva do Senhor”. Reparação: superação de visão devocional (consolar a Jesus) para uma perspectiva histórico-salvífico. Relação com o projeto criador. Colaboração para que o Reino se efetive na história (libertação/evolução) Em vista da consumação (recapitulação, plenificação).

Destaques da Regra de Vida Processo de crescimento: e não um “estado de perfeição”. Os consagrados estão no caminho de Jesus, como seguidores e colaboradores na sua missão. Sensibilidade aos apelos atuais, como núcleo do próprio carisma. O amor exige lucidez e compreensão da realidade humana, em sua complexidade. O “mundo” é o lugar onde somos e atuamos.

Oblação (entrega de si) Engajamento na Igreja e no mundo Cooperar na Reparação Oblação (entrega de si) Engajamento na Igreja e no mundo Crescimento humano

Algumas chaves de leitura teológico-pastoral a partir do contexto latino-americano

1. Opção preferencial pelos pobres É ponto de partida metodológico (e não teologal): o apelo de Deus na realidade dos pobres e dos que mais sofrem -> (Conferência Continental dos Bispos em Medellín, Puebla e Aparecida). Supera a visão assistencialista ou colonialista. Os pobres não são meros destinatários, mas também interlocutores e potenciais protagonistas. Há uma relação de bidirecional. O evangelizador aprende e ensina. Da “educação bancária” para a “educação libertadora” (Paulo Freire) Discípulos e missionários (Doc. de Aparecida).

Sem idealização... A sabedoria de Deus se manifesta nos pequenos (Lc 11). O pecado e a fragilidade humana também estão entre os pobres e excluídos. Linha tênue entre pecaminosidade e surpresa da Graça nas situações-limite (drogados, população de rua). As diversas formas de pobreza e exclusão social são compreendidas em chave estrutural (além dos indivíduos isolados) -> uso das ciências humanas e sociais. Metodologia baseada no VER – JULGAR – AGIR.

Condicionamentos Dão as condições para a liberdade se realizar Limitam o exercício da liberdade

2. Empenho para reparar* o mundo O ser humano vive com condicionamentos (sociais, políticos, econômicos, culturais) positivos e negativos, que impactam em sua existência pessoal e coletiva, no exercício da liberdade e na acolhida à Graça. (M. França Miranda. A salvação de Jesus Cristo. A doutrina da Graça. Loyola). A conversão comporta simultaneamente dimensão pessoal, comunitária e estrutural (A. Garcia Rubio, Unidade na pluralidade. O ser humano à luz da fé e da reflexão cristãs . Loyola) *Libertar, redimir, salvar, reintegrar, unificar

3. A contribuição de Juan Luis Segundo A história perdida e reencontrada de Jesus de Nazaré – Paulus, 1ª parte.

Duas dimensões antropológicas básicas e interdependentes Fé: Estrutura significativa Sistemas de eficácia

Fé antropológica Estrutura da liberdade: impossível testar previamente as possibilidade da existência Opção de vida em vista da felicidade é aposta irreversível. Recorre-se a Dados Transcendentes e testemunhas referenciais -> confiança em pessoas. Lentamente se configuram valores, que norteiam escolhas Os valores tem diferentes graus de importância e se estruturam em torno de um “valor absoluto”.

Mecanismos de eficácia A fé antropológica necessita se realizar na história. O problema: usar métodos e mecanismos que tem autonomia própria e não se submetem à estrutura significativa. Trata-se de uma dimensão antropológica básica. Sistema de meios constituídos em vista de um fim. Os mecanismos de eficácia tem lógica própria, resistem ao valor e tendem a se erigir como absolutos.

Duas grandes questões Para que? Como atuar? Como funciona?

Fé sem eficácia: idealista, inoperante. Degenera em má ideologia. Tensão Fé sem eficácia: idealista, inoperante. Degenera em má ideologia. Sistema de eficácia sem valores: instrumentalidade se absolutiza -> unidimensional.

Fé antropológica e religiosa: Elementos comuns Arrisca, aposta Confia em Testemunhas referenciais, que criam uma tradição viva Fundamenta estrutura de valores em dados transcendentes Tem um escala de valores Necessita de mecanismos de eficácia. Organiza-se em torno de um Valor Absoluto (onde estiver o teu tesouro...) É processo de aprender a aprender

O salto de qualidade F.R. é a F.A transformada mediante a revelação, que estrutura o mundo dos valores. A F.R. confirma a F.A e convida à conversão. FR: Crer naquilo que Deus comunica, acolher suas testemunhas e a Tradiçao, entrar no processo educativo conduzido por Ele

Fé antropológica <-> fé religiosa Em culturas cristãs, a estrutura de valores é configurada a partir da fé religiosa. Mas a religiosidade pode esconder uma estrutura de valores questionável ou impedir as pessoas de alcançarem valores significativos. Colaboração e conflito: a fé religiosa configura a estrutura de significado. E a estrutura de significado questiona e purifica a fé religiosa. A resposta de Jesus na parábola do Samaritano que socorre o homem assaltado e ferido.

4. O martírio como radicalidade da oblação

5. Maria e a anthropologia cordis Maria, a primeira discípula (ouve, medita, frutifica a Palavra) “Guardar no coração”: Fazer memória Elaborar continuamente o sentido das experiências e aprender com elas. Dilatar a “paixão por Jesus” e a “paixão pelo mundo”. A pedagoga da fé, que aponta e nos leva a Jesus.