Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em

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Transcrição da apresentação:

Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em Psicologia

Aprender Educar

Aprender Diferentes estímulos do ambiente Surgimento de conexões neuronais e circuitos (plasticidade cerebral) Aprender

Aprender Determinariam períodos mais sensíveis para adquirir determinadas funções Aprender línguas na infância

A plasticidade cerebral não tem limite de idade, mas existem os “períodos de maior sensibilidade”

O cérebro está naturalmente apto para comunicação

Ressonância Magnética Funcional

Permite ver qual a área cortical ativada em determinada tarefa

Aprender Formação e seleção de sinapses Seleção de neurônios (apoptose) Alterações de genes Organização do mapa cortical

A aprendizagem leva a alterações estruturais do cérebro

E o que é Educar ?

Educar Educar significa oferecer e organizar os estímulos existentes no ambiente objetivando determinado aprendizado

Leitura requer educação

Educação musical

A cada nova experiência do indivíduo redes de neurônios são rearranjadas, outras tantas sinapses são reforçadas e múltiplas possibilidades de respostas ao ambiente tornam-se possíveis. Portanto, "o mapa cortical está sujeito a constantes modificações com base no uso ou atividade de seus caminhos sensoriais periféricos" (Kandel)

E as vivências afetivas, como são processadas ?

Neurobiologia da Criança Maltratada

Criança Maltratada pode sofrer danos permanentes em estruturas neurais que a predispõem a comportamento anti-social no futuro

O cérebro masculino é igual ao feminino ? Homens e mulheres aprendem de maneira semelhante ?

Estudos em Humanos Memória para eventos emocionais – as mulheres se atem a detalhes (amígdala esquerda) e homens se atem ao essencial (amígdala direita). Diante de fotos emocionalmente desagradáveis, a onda P300 nos homens é mais exagerada no hemisfério direito e nas mulheres no esquerdo O hipocampo é maior nas mulheres A produção de serotonina nos homens é 52%maior que nas mulheres.

Estudos com animais Testes que envolvem aprendizado mostram que sob estresse agudo os ratos machos melhoram a performance e as fêmeas diminuem. Fêmeas são mais resistentes a estresse crônico do que machos. Em ambientes estimulantes as fêmeas aumentam as conexões entre neurônios no hipocampo, o que não se vê nos machos

Atenção, motivação E aprendizado

 Gonzales e cols. Mesulam Córtex Parietal posterior Córtex Frontal Fig. 2 - Estruturas cerebrais envolvidas nos diferentes sistemas de atenção segundo Gonzales e cols. (1997) e Mesulam (1990)  Gonzales e cols. Sistema de alerta Sistema anterior da atenção Sistema posterior da atenção Mesulam Córtex Frontal Córtex Parietal posterior Colículos superiores Formação Reticular Caudado Tálamo

Conclusão Educação Cérebro experiências Fatores Biológicos Fatores Ambientais Cérebro experiências

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