O teatro brasileiro no século XIX

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Transcrição da apresentação:

O teatro brasileiro no século XIX

O teatro brasileiro no século XIX Pode-se considerar o Romantismo como marco inicial do teatro brasileiro, apesar de os jesuítas já terem, na época do Quinhentismo, usado o teatro de forma didática e pedagógica. Isso ocorre porque o teatro jesuítico era produzido com fins puramente didáticos, pedagógicos, ou seja, visava apenas catequizar os índios, portanto não tinha intenção artística. Além disso, não havia nele atores profissionais ou cenário.

O teatro brasileiro no século XIX O século XIX é marcado por grandes transformações políticas e culturais que contribuíram para a modernização do Brasil, principalmente após a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro. Neste período a imprensa foi estabelecida no país propiciando a publicação de jornais e livros. Foram abertas bibliotecas, academias literárias, científicas e filosóficas, e muitos teatros foram construídos, entre outros acontecimentos. O teatro brasileiro surge com o Romantismo, com vocação para a comédia de costumes, em que questões sociais eram expostas nos palcos com muito bom humor.

O teatro brasileiro no século XIX Para a época, a fundação de um teatro nacional não significava somente ter uma companhia formada por atores brasileiros, mas principalmente, que as peças encenadas possuíssem tema nacional e que tivessem autores brasileiros, pois até então, raríssimas eram as peças que abordavam o repertório nacional. Martins Pena foi um dos primeiros autores que conseguiu trazer a cor local aos palcos. O autor é considerado o fundador da comédia nacional, contribuindo assim no surgimento do teatro Brasil.

O teatro brasileiro no século XIX Os espetáculos do Brasil do século XIX eram espetáculos de variedades que duravam horas, compostos de números de danças, peças, cantos, números musicais e feitos circenses. No centro do espetáculo estavam o drama, a tragédia ou o melodrama, enquanto os outros gêneros como as comédias em um ato, gênero que consolidou Martins Pena como comediógrafo, serviam como complemento para o “prato principal”

O teatro brasileiro no século XIX Portanto, desde o século XIX, quando a tradição teatral começou a se consolidar no Brasil, um gênero em especial se destacou como vocação maior da dramaturgia nacional: a comédia. Apesar de desdenhado por críticos, intérpretes e até pelos próprios autores, o texto cômico se mostrou uma tentação irresistível para muitos autores, até mesmo para os grandes nomes do período romântico brasileiro.

O teatro brasileiro no século XIX Autores importantes para esse momento do nosso teatro foram: Martins Pena, com, dentre outras, as peças: O juiz de paz na roça O Judas em sábado de aleluia Quem casa quer casa José de Alencar, com, dentre outras, as peças: As asas de um anjo O demônio familiar Mãe

O teatro brasileiro no século XIX Autores importantes para esse momento do nosso teatro foram: Álvares de Azevedo, com a peça: Macário Artur Azevedo, com, dentre outras, as peças: A capital federal A joia A viúva do Estanislau

O teatro brasileiro no século XIX Autores importantes para esse momento do nosso teatro foram: Machado de Assis, com, dentre outras, as peças : Hoje avental, amanhã luva Desencantos  O caminho da porta Quase ministro Os deuses de casaca Tu, só tu, puro amor Lição de botânica

Vejam a seguir um vídeo no qual um grupo de alunos representa trechos de algumas das peças citadas.