2 -1 Organização Básica de Computadores e Linguagem de Montagem Ricardo Pannain ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM - Laboratório.

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2 -1 Organização Básica de Computadores e Linguagem de Montagem Ricardo Pannain ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM - Laboratório 2 EXEMPLO – Transformar letra minúscula em máscula. Fazer um programa que imprima uma mensagem na tela, solicitando a digitação de uma letra minúscula. A seguir o programa deverá transformar a letra em maiúscula e imprimi-la. title Programa para ler um caracter e transformá-lo em maiúsculo.model small.stack 100h.data msg_1 db 'Entre com o caracter: ','$' msg_2 db 'O caracter em maiusculo eh: ','$'.code main proc mov ;Segmento de dados em ax mov ds, ax ;Endereco do segmento para ds mov dx, offset msg_1 ;Guardando a mensagem de input mov ah, 9 ;Função para exibir string int 21h mov ah, 1 ;Função DOS para ler caracter int 21h ;Interrupção de leitura

2 -2 Organização Básica de Computadores e Linguagem de Montagem Ricardo Pannain ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM - Laboratório 2 EXEMPLO – Continuação mov bl,al ;salvando o caracter lido em BL mov dl, 13 ; Retorno de carro mov ah, 2 int 21h mov dl, 10 ; Pulando linha mov ah, 2 int 21h mov dx, offset msg_2 ; Mensagem de saída mov ah, 9 int 21h sub bl,20h ;Caracter maiusculo correspondente mov dl, bl ; Move o caracter para DL mov ah, 2 ; Função DOS para exibir o caracter int 21h mov ah, 4Ch ; Saída para o DOS int 21h main endp end main

2 -3 Organização Básica de Computadores e Linguagem de Montagem Ricardo Pannain ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM - Laboratório 1 Exercício – 1 1.Edite o programa anterior – utiliza o EDIT sob o DOS > EDIT nome do programa (extensão.asm) 2.Gere o código objeto – utilize o montador TASM > TASM nome do programa (extensão.asm) 3. Gere o executável – utilize o ligador TLINK > TLINK nome do programa (extensão.obj) 4. Execute o programa > nome do programa (extensão.exe) 5. Gere o código objeto com informações para o debugger > TASM nome do programa (extensão.asm) /zi 6. Gere o código executável com informações para o debugger > TLINK nome do programa (extensão.obj) /v 7. Utilize o debugger e tire as informações sobre os registradores > TD nome do programa (extensão.exe)