Desenvolvimento do conceito de número no 1.ºano

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento do conceito de número no 1.ºano E.B.1 de Hortinhas: Télia Maranga E.B.1 de Orada: Joana Silva

Materiais utilizados Colar de contas Pratos com pontos Molduras de dez Faixas de duas colunas

Objectivos Desenvolver o sentido de número Desenvolver relações numéricas Desenvolver o cálculo mental Saber comunicar as suas ideias Reconhecer conjuntos padronizados

O colar de contas

Colar de contas Construir o colar; Marcar diferentes números, explicitando o raciocínio usado; Marcar números no colar e passá-los para um modelo do colar de contas; Passar do colar para a recta numérica.

Pratos com pontos

Pratos com pontos Mostrar repentinamente um prato com um padrão de pontos; Identificar o número de pontos; Verbalizar o arranjo ou combinação de pontos.

Molduras de dez

Molduras de dez Dar uma moldura de dez com um determinado número de pontos; Verbalizar diferentes relações numéricas para o número; Distribuir vários cartões com padrões de pontos; Encontrar os cartões que tenham o mesmo número de pontos da moldura.

Faixas de duas colunas

Faixas com duas colunas Dar peças de duas cores com um número diferente de quadrados; Escolher um número em particular; Encontrar várias maneiras de juntar as peças para obter o número indicado;

Balanço Os alunos desenvolveram: conceito de número relações numéricas cálculo mental capacidade de comunicação