Desenvolvimento do conceito de número no 1.ºano E.B.1 de Hortinhas: Télia Maranga E.B.1 de Orada: Joana Silva
Materiais utilizados Colar de contas Pratos com pontos Molduras de dez Faixas de duas colunas
Objectivos Desenvolver o sentido de número Desenvolver relações numéricas Desenvolver o cálculo mental Saber comunicar as suas ideias Reconhecer conjuntos padronizados
O colar de contas
Colar de contas Construir o colar; Marcar diferentes números, explicitando o raciocínio usado; Marcar números no colar e passá-los para um modelo do colar de contas; Passar do colar para a recta numérica.
Pratos com pontos
Pratos com pontos Mostrar repentinamente um prato com um padrão de pontos; Identificar o número de pontos; Verbalizar o arranjo ou combinação de pontos.
Molduras de dez
Molduras de dez Dar uma moldura de dez com um determinado número de pontos; Verbalizar diferentes relações numéricas para o número; Distribuir vários cartões com padrões de pontos; Encontrar os cartões que tenham o mesmo número de pontos da moldura.
Faixas de duas colunas
Faixas com duas colunas Dar peças de duas cores com um número diferente de quadrados; Escolher um número em particular; Encontrar várias maneiras de juntar as peças para obter o número indicado;
Balanço Os alunos desenvolveram: conceito de número relações numéricas cálculo mental capacidade de comunicação