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PublicouLuan Escovedo Alterado mais de 9 anos atrás
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NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Rita de cássia mendes Lima Rubia s. casimiro leite UME Monte Cabrão
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Objetivos Construir o significado de número natural.
Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas com base na observação de regularidades, utilizando-se de registros informais e da linguagem matemática. Ler e escrever números pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.
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Comparar e ordenar números em ordem crescente e decrescente.
Resolver situações-problema que envolvam relações entre números. Contar em escala ascendente e descendente, a partir de qualquer número dado. Dar condições aos alunos de analisarem as regras de funcionamento do sistema de numeração decimal (SND)
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Produzir qualquer escrita numérica.
Realizar agrupamentos e trocas. Analisar representações numéricas e procedimentos de cálculos, visando a compreensão das regras de funcionamento do nosso SND. Observar as diferentes formas de representações dos números. Cálculo mental. Raciocínio lógico matemático. Leitura e interpretação de gráficos.
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Conteúdos Textos informativos Uso da calculadora Sequência
Situações problemas Sudoku As 04 operações Números naturais Gráficos
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Cores Sistema monetário Formas geométricas Números primos
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Trabalhando com sequências numéricas;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Iniciar a proposta de construção do significado de número natural, a partir de atividades simples para as mais complexas. Atividade 1: Trabalhando com sequências numéricas; Descubra e continue estas sequências:
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Atividade 2
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Atividade 3 Calcule:
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Atividade 4 Um quadro numérico de 1 a 100 foi dividido e alguns pedaços foram encontrados. Veja se você consegue completá-los com os números que estão faltando:
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Atividade 5: Sudoku Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. O objetivo do Sudoku é preencher os quadrados vazios, com números entre 1 e 9 (apenas um número em cada quadrado), de acordo com o seguinte: 1. O número pode aparecer apenas uma vez em cada linha 2. O número pode aparecer apenas uma vez em cada coluna 3. O número pode aparecer apenas uma vez em cada quadrante Propor vários níveis do desafio do jogo Sudoku (fácil, médio e difícil) O jogo pode ser explorado através do site:
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CONEXÃO DO SABER: Entrar no Conexão – E.F. Ciclo I - Matemática: Módulos Cálculo mental - Equipe – LarCom Trabalhando com os números - Mary Felício Bueno Franco Desafios - Áurea Maria de Menezes
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REFERÊNCIAS: PIC – Projeto Intensivo no ciclo / material do aluno – 4 º ano ( 3º série) – volume 2. Coleção Ideia e Relações Matemática – 2ª ed. – editora Positivo.2004.
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