Professor Luiz Felipe Geografia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

A ATMOSFERA.
Climas do Continente Americano
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Revisão para os alunos 2º E.M C
Climas brasileiros e domínios climáticos
Ensino Médio 3ª Série. Geografia..
Clima e Vegetação da América
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
Alterações Climáticas
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
CLIMA NO BRASIL.
OS GRANDES CLIMAS DO PLANETA
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
EUROPA FATORES CLIMÁTICOS.
CLIMATOLOGIA.
Domínios morfoclimáticos
Europa Clima e Vegetação
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais

EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
Climas do Brasil.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Fatores que influenciam nos Climas da América
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
O continente Europeu: Físico
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Dinâmica geral da atmosfera
As regiões climáticas de Portugal Continental
Regiões ou zonas climáticas do planeta
FATORES CLIMÁTICOS.
Viagens GEOGRAFIA 7.º Ano continuar 1 Viagens GEOGRAFIA 7.º Ano P (mm) T (ºC)Tefe 3º 22’ S P (mm) T (ºC)
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião
CLIMA DA ÁSIA E DA OCEANIA
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
CONTINENTE ASIÁTICO..
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SO SERIDÓ- CAMPUS CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CLIMA PIBIDIANOS:DANILOEDIJANEÉLLONJAÍNE.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
TIPOS CLIMÁTICOS DO MUNDO
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
FATORES CLIMÁTICOS.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Professora Fabiana Faria de Oliveira (Informática Educativa)
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Gráfico termopluviométrico
DISTRIBUIÇÃO DA PRECIPITAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Professor Luiz Felipe Geografia Climas da Europa Professor Luiz Felipe Geografia

Fatores climáticos Existem alguns fatores que contribuem ou determinam as características do clima de uma determinada região. Na Europa, têm forte influencia: Latitude. Altitude. Correntes marítimas. Maritimidade. Continentalidade.

Latitude Entende-se por latitude: distância, medida em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre à Linha do Equador. Em geral, quanto maior for a latitude, menor será a temperatura de um local. A Europa está situada em médias e altas latitudes (entre o Trópico de Câncer e o Circulo Polar Ártico), contribuindo para a ocorrência de climas frios e temperados.

Influência da latitude Norte da Europa – Ocorrência de clima frio. Baixas temperaturas na maior parte do ano, invernos longos e rigorosos e verões curtos. Extremo Norte da Europa – Clima Polar Temperaturas muito baixas durante o ano todo, com ocorrência de neve em todas as estações.

Relevo Ocorrência de planícies na região centro-norte, facilita a penetração de massas de ar frio vindas do Ártico, tornando a temperatura mais baixa na região. As cadeias de montanhas ao sul, dificulta a passagem de ar frio vindas do norte e impedem que massas de ar quente vindas do sul penetrem no continente. Ao sul das cadeias montanhosas o clima é mais quente e seco.

Influência do relevo Nas regiões montanhosas como Cáucaso e Alpes, temos o Clima Frio de Montanha. Esse tipo climático está ligado a baixas temperaturas anuais e ocorrência de neve no inverno.

Influência do relevo/ latitude Região Sul do continente – Clima Mediterrâneo. Apresenta verões quentes e secos, influenciados pelos ventos que sopram do Saara e invernos com muita chuva e temperaturas amenas, devido ao bloqueio exercido pelas cadeias montanhosas às massas de ar vindas do Norte.

Correntes Marítimas A corrente do Golfo, vinda de região de baixa latitude e, portanto mais quente, proporciona calor e chuva no verão dos países situados na porção ocidental do continente. Elas também amenizam o rigor do inverno nessa região.

Maritimidade e continentalidade O vapor d’água, abundantemente presente nas áreas próximas ao oceano, proporciona menores amplitudes térmicas anuais. Por outro lado, a menor quantidade desse vapor contribui para climas menos chuvosos e grande amplitude térmica no interior do continente.

Influência da maritimidade e continentalidade Na área central do continente europeu, predomina o clima temperado. As áreas próximas do Atlântico apresentam verões suaves e invernos pouco rigorosos. Já no interior, temos estações bem demarcadas, com alta amplitude térmica.