Como se faz uma Tese Nascido na Itália em 1932 (79 anos).Filósofo, escritor, lingüista, semiólogo, e bibliófilo italiano de fama internacional. Titular.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acta Cirúrgica Brasileira no Medline
Advertisements

Iniciação Científica Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses e Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Dois modos de ler a Bíblia.
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
Pedagogia da pesquisa-ação
Gêneros de texto (não-ficção)
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Trabalho de sociologia
Mario Raul de Moraes Andrade
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
FICHAMENTO.
PRODUÇÃO RESENHA.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Introd. à pesquisa - aula 2
José Rodrigues Migueis
Trabalho de Filosofia Thomas S. Kuhn Grupo: César nº08 Ericley nº14
Semiótica – Teoria dos Signos
RESENHA CRÍTICA KERCHER, M e KERCHER, M. Monografia: como fazer. Rio de Janeiro: Thex Ed., 1998.
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO  F.E.I – 2001 – ENG. MECÂN.
Como fazer citações E ORGANIZAR A BIBLIOGRAFIA
FRISO CRONOLÓGICO ANOS DE CRIAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OFICIAIS DO ME
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
-Grandes obras- “Amados Gatos” de José Jorge Letria
COMO SE FAZ UMA TESE Umberto Eco
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
António Torrado 1.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
História
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
CRÓNICA De Lobo Antunes
Sophia de Mello breyner Andresen.
ESTÉTICA Arte e realidade
Redação de sínteses Rodney Caetano.
ENCONTROS COM ESCRITORES
Biografia A biografia narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Também pode conter alguns aspetos referentes à obra dos biografados.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Sophia de Mello Breyner Andresen
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Escola Secundária de Moura Ano letivo: 2012/2013
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
TERREMOTOS Do ano 0 até o século 21
Comunicação & Expressão
Lembrando o E$cudo.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Microsoft Word.
Datas da Páscoa 1980 à 2024.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Clay Rienzo Balieiro PUC-SP Curso de Fonoaudiologia 1970 – 1972 Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia 1981 até 2009.
O período humanista na Literatura
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
Professora Michelle Luz
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
Eça de queiros.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
O CAMPO SEMIÓTICO DE UMBERTO ECO
Linguagem, tecnologias e cidade Biblioteca Virtual das Ciências da Linguagem no Brasil  bvCLB 
Semiótica e comunicação III
FICHAMENTO.
James Joyce ( ). Foi um escritor irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.
Transcrição da apresentação:

Como se faz uma Tese Nascido na Itália em 1932 (79 anos).Filósofo, escritor, lingüista, semiólogo, e bibliófilo italiano de fama internacional. Titular da cadeira de Semiótica (aposentado) e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard e no Collège de France. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L´Expresso na qual escreve, entre uma infinidade de temas, sobre Berlusconi e Wikipédia. Eco é, ainda, notório escritor de romances.

Bibliografias: O nome da Rosa (1983): É um  histórico do mistério do assassinato de um conjunto italiano mosteiro no ano de 1327, um mistério intelectual combinando semiótica na ficção, a análise bíblica, estudos medievais e teoria literária. O Pêndulo de Foucault  (1989) : É romance , e para descrevê-lo, o autor utiliza-se da figura do francês Léon Foucault para demonstrar a rotação da Terra, que tem um significado simbólico dentro do romance. A Ilha do Dia antes, (1994) : retrata a sociedade e a filosofia do século XVII. Baudolino (2000): e é ambientado na Idade Média entre 1152 e 1204, trazendo na sua obra novos aspectos no que se refere a geografia, expansão e conquistas da época. A misteriosa chama da rainha Loana (2004): essa obra descreve uma época (anos 40) da Italia fascista (guerra), e faz muitas referencias quanto à literatura, historia, filosofia, Religião, Política. São significativas na narrativa as lembranças de um amor de infância. O cemitério de Praga (2011): Ensaios Obras nas áreas de filosofia, semiótica, lingüística, estética traduzidas para a língua portuguesa: Obra aberta (1962) Diário mínimo (1963) Apocalípiticos integrados (1964) A definição da arte (1968) A estrutura ausente (1968) As formas do conteúdo (1971) Mentiras que parecem verdades (1972) (co-autoria de Marisa Bonazzi) O super-homem de massa (1978) Lector in fábula (1979) Viagem na irrealidade cotidiana (1983) O conceito de texto (1984) Semiótica e filosofia da linguagem (1984) Sobre o espelho e outros ensaios (1985) Arte e beleza na estética medieval (1987) Os limites da interpretação (1990) O signo de três (1991*) (co-autoria de Thomas A. Sebeok) Segundo diário mínimo (1992) Interpretação e superinterpretação (1992) Seis passeios pelos bosques da ficção (1994) Como se faz uma tese (1995*) Kant e o ornitorrinco (1997) Cinco escritos morais (1997) Entre a mentira e a ironia (1998) Em que creem os que não creem? (1999*) (co-autoria de Carlo Maria Martini) A busca da língua perfeita (2001*) Sobre a literatura (2002) Quase a mesma coisa (2003) História da beleza (2004) (direcção) La production des signes (2005 em francês) Le signe (2005; em francês) Storia della Brutezza (2007). Em Portugal, traduzido comoHistória do feio e , no Brasil, como História da Feiúra. Dall'albero al labirinto (2007) Não contem com o fim do livro (2010*) (co-autoria de Jean-Claude Carrière)

Como se faz uma tese? Questionamentos: Qual idade apropriada? Numa tese, copilar ou fazer uma tese? Qual é o tempo ideal para se fazer uma tese? Qual é o seu objetivo? Como se elabora uma tese? Quais melhores regras? A escolha do tema. Como se faz? Teoria histórica ou teórica? Como se desenvolve uma tema?

Como se faz uma tese Outras línguas estrangeiras? Tema trabalha com: textos? Pesquisa hipotética? Objeto viável? Útil? Polêmico? Cunho social? Quais as fontes (primarias, secundarias) aplicadas na sua tese? Dados oficiais? Quanto ao seu orientador? Colabora? Conduz coercitivamente? Não participa? Sua tese tem muitas fontes (bibliografia)? São escassas? São se fácil acesso? Como se organizar? Que ordem deve ser a pesquisa? Qual o tipo dessas fontes? Críticas? Sociais? Teóricas? Políticas? Científicas?