FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DOS COMPOSTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reações de Oxidação São denominadas reações de oxidação toda reação que ocorre entre um composto orgânico e o elemento químico oxigênio (O), devido ao.
Advertisements

Funções Orgânicas Autor: Bernardo Maia.
Classificação de Cadeias Carbônicas
“Alimento Orgânico” 1780 : química orgânica química inorgânica
CLASSIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS DE CARBONO EM UMA CADEIA
Reações Orgânicas.
Uímica PROFESSOR B S O O C.
B SC ISOMERIA PLANA.
Colégio Cruz das Almas ISOMERIA Prof.:Camilo Castro.
ISOMERIA Prof. SIDNEI.
ISOMERIA.
Nomenclatura de hidrocarbonetos
Rodrigo Marinho Fernandes
Funções orgânicas (revisando)
Funções orgânicas (introdução) Colégio INEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
TURMA 301 LUIZ ANTÔNIO TOMAZ
ISOMERIA (I) TURMA 301 LUIZ ANTÔNIO TOMAZ. ISOMERIA Isomeria é o fenômeno em que compostos orgânicos têm a mesma fórmula molecular, sendo diferentes.
Química TURMAS 301 PROFESSOR LUIZ ANTÔNIO
O que você deve saber sobre
Isomeria plana Profª. Rosana Maria.
Nomenclatura dos Compostos Orgânicos
ISOMERIA Aula 16 Química Orgânica.
ISOMERIA I.
Nomenclatura de hidrocarbonetos
ISOMERIA.
Isomeria Prof. Alan Ibiapina.
Química Orgânica.
Prof. Dra. Andréa Junqueira
Química Orgânica ISOMERIA.
Trabalho de Bioquímica
Fábio Herbst Florenzano
Fórmulas Químicas Prof.: Renê Machado.
QUÍMICA ORGÂNICA CADEIAS CARBÔNICAS
Compostos Oxigenados Prof: Renê Machado.
ISOMERIA Prof.: Renê Machado.
Aula de química orgânica
Nomenclatura Hidrocarbonetos
Introdução a Química Orgânica
Compostos orgânicos com grupos característicos
Isomeria Prof. Jorge Roberto.
Isomeria plana r. Isomeria plana r Isomeria iso = igual meros = parte É o fenômeno pelo qual substâncias que apresentam mesma fórmula molecular apresentam.
Cadeias Carbônicas Química Orgânica Aula 2 2º Ano.
OLÁ! TUDO BEM!.
ISOMERIA PLANA EXERCÍCIOS.
ISOMERIA PLANA.
Funções Orgânicas Prof: Renê Machado.
QUÍMICA ORGÂNICA Definição atual: é o ramo da química que estuda os compostos do carbono. Reação de Friedrich Wöhler (1828): NH2 NH4CNO  O.
Questões síntese Unidade 2
Química Prof. Enio.
Química Prof. Enio.
Isomeria.
2° COL- SETOR B –AULAS 19 a 21 – Página 168
CLASSIFICAÇÃO CARBÔNICA E CADEIAS CARBÔNICAS
THI prof: química orgânica.
Química Orgânica Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO Funções Orgânicas.
ELEMENTOS ORGANÓGENOS
ISOMERIA ESPACIAL GEOMÉTRICA
Funções Orgânicas Oxigenadas
Isomeria Plana ► Ocorre isomeria plana quando dois ou mais compostos possuem a mesma fórmula molecular e diferente fórmula estrutural plana. 1 – Isomeria.
COMPOSTOS ORGÂNICOS Prof. Larissa Richter By PresenterMedia.com.
Existem dois tipos de isomeria: a plana e a espacial.
CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS CARBÔNICAS
QUÍMICA ORGÂNICA PROFESSOR: DENIS P. VIDAL Química.
Isomeria: Substâncias diferentes que apresentam a mesma composição
Por: Mateus Serêjo, aluno do IFMA – Campus Pinheiro
Reações Orgânicas.
Classificação do carbono na cadeia
TRABALHO DE QUÍMICA ISOMERIA Alunas: Marcelle, Thays e Jennifher.
Compostos Orgânicos Nomenclatura
Isomeria Plana Isomeria Espacial (geométrica e Óptica)
Transcrição da apresentação:

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DOS COMPOSTOS Na química representa-se as moléculas por fórmulas químicas, as quais podem ser de diversos tipos: -Fórmula empírica – indicam a natureza e a proporção relativa dos átomos que constituem a molécula. -Fórmula molecular – indicam a natureza e o número dos átomos que constituem a molécula. No caso do butano: C4H10 Fórmula de estrutura – indicam a natureza e o número de átomos que constituem a molécula, assim como o arranjo dos átomos na molécula. Deste modo, representa-se todas as ligações entre os átomos que constituem a molécula. Fórmula estereoquímica - é uma representação que indica a disposição espacial relativa dos átomos numa molécula.

A fórmula molecular: H2O coincide com a sua fórmula empírica. Ex. 2: (Revisão) Em química, a fórmula empírica é uma expressão que representa a proporção mais simples na qual estão presentes os átomos que formam um composto químico. Pode coincidir ou não com a fórmula molecular, que indica o número de átomos presentes na molécula. Ex. 1: Molécula de água: formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio. A fórmula molecular: H2O coincide com a sua fórmula empírica. Ex. 2: Etano: formado por dois átomos de carbono e seis de hidrogénio. Fórmula empírica: CH3 Fórmula molecular: C2H6

Fórmula Molecular: informa o número de átomos numa molécula. Porém, priva-nos da compreensão das ligações entre estes átomos e a distribuição electrónica em tais ligações. Ex.: A partir da seguinte fórmula molecular: C3H6O pode-se concluir que numa mol dessa substância existem 3 mols de átomos de carbono, 6 de hidrogénio e 1 de oxigénio. Porém, não podemos saber a qual substância se refere. Dois exemplos de substâncias que possuem esta fórmula: Um aldeído: Propanal (Propaldeído) (H3C—CH2—CHO) Uma cetona: Propanona (Dimetil Cetona ou Acetona) (H3C—CO—CH3)

Fórmula Estrutural completa: Apresenta todos os átomos do composto e as suas ligações. Fórmula Estrutural Condensada Linear: Apresenta linhas, nos quais os carbonos e os hidrogénios ligados a eles ficam subentendidos. Cada extremidade da linha é um carbono com os seus hidrogénios, se houver. Os heteroátomos são representados, assim como grupos funcionais, quando necessários.

em cunha indica o átomo de hidrogénio para a frente do plano do papel. EXEMPLO: REPRESENTAÇÃO DO BUTANO (ver pág. 23 do manual) Fórmula estrutural (ou de estrutura) indica a conectividade entre os diferentes átomos (modo como se ligam uns aos outros). Fórmula de estrutura escrita em modo simplificado. Fórmula estereoquímica – representa, a duas dimensões, o arranjo tridimensional dos átomos. Traços unem átomos considerados no plano do papel, o tracejado aponta para o átomo de hidrogénio para trás do plano do papel e o traço em cunha indica o átomo de hidrogénio para a frente do plano do papel.

Isomeria ISÓMEROS Isomeria é uma palavra criada por Berzelius em 1830. Ela vem do grego e significa "mesma composição" (iso = mesma(s); meros = partes). A Isomeria é um fenómeno muito comum e o seu estudo dá-nos uma pálida idéia da imensa variedade e complexidade presentes na natureza. No caso de moléculas orgânicas, esta diversidade é possibilitada pela capacidade que o carbono tem de formar longas cadeias estáveis e as múltiplas combinações que a sua tetravalência proporciona. Abreviadamente, a isomeria é o fenómeno pelo qual duas substâncias compartilham a mesma fórmula molecular (isto é, tantos átomos disso, tantos átomos daquilo), mas apresentam estruturas diferentes, ou seja, a forma como os mesmos átomos se arranjam no espaço tri-dimensional é diferente em cada caso.

1 - Isomeria de Posição: Os Isómeros pertencem à mesma função química e têm o mesmo tipo de cadeia de carbonos, mas diferem pela posição de um grupo funcional, de um radical ou insaturação. Exemplos:   - Diferente posição de um grupo funcional. Exemplo: Fórmula molecular: C3H8O 1-propanol 2-propanol - Diferente posição de uma insaturação. Exemplo: Fórmula Molecular: C4H8 CH3 – CH = CH – CH3 CH2 = CH  CH2 – CH3 2-buteno 1-buteno - Diferente posição de um radical. Exemplo: Fórmula Molecular: C6H14. 2-metilpentano e 3-metilpentano.

2 - Isomeria de Cadeia: Os Isómeros pertencem à mesma função química, mas apresentam diferentes tipos de cadeia Exemplos: - Cadeia normal versus cadeia ramificada. Exemplo: Fórmula molecular: C4H10. CH3 – CH – CH3 CH3 – CH2 – CH2 – CH3 | CH3 Metilpropano Butano   - Cadeia aberta insaturada versus cadeia fechada saturada. Exemplo: Fórmula molecular: C3H6 Propeno Ciclopropano - Cadeia aberta insaturada versus cadeia fechada insaturada. Exemplo: Fórmula molecular: C3H4. Propino e propadieno e ciclopropeno. - Cadeia homogénea versus cadeia heterogénea. Exemplo: Fórmula molecular: C2H7N. Etilamina e dimetilamina.

3 - Isomeria de Função: Os isómeros pertencem a funções diferentes Exemplos: - Álcool e Éter. Fórmula molecular: C2H6O H3C - CH2 – OH H3C - O - CH3 Etanol Metoximetano   - Aldeído e Cetona. Fórmula molecular: C3H6O O CH3 - C - CH3 // || CH3 - CH2 - C O \ H Propanal Propanona - Ácido e Éster. Fórmula molecular: C3H6O2. Ácido propanóico e etanoato de metilo.

São isómeros de grupo funcional. Apesar dos compostos terem a mesma fórmula molecular: C2H6O Na fórmula de estrutura do metoximetano, CH3-O-CH3, e do etanol, CH3-CH2-OH. Verifica-se que CH3OCH3 CH3CH2 OH diferem no grupo funcional, que é (-O-) nos éteres e é o hidroxilo (–OH) nos álcoois. São isómeros de grupo funcional.

ISÓMEROS Se compararmos as fórmulas de estrutura da propanona, CH3-CO-CH3, e do propanal, CH3CH2CHO ambos os compostos possuem a mesma fórmula molecular C3H6O, mas diferem no grupo funcional, em que, nas cetonas o grupo carbonilo (C=O) está ligado a um átomo de carbono do meio da cadeia carbonada enquanto que nos aldeídos, o grupo carbonilo (C=O) encontra-se ligado a um dos átomos de carbono terminais. Quando dois compostos têm a mesma fórmula molecular mas diferente fórmula de estrutura, são isómeros de grupo funcional.

4 - Isomeria Cis–Trans: Neste caso, os isómeros têm a mesma fórmula molecular e fórmula espacial diferente. Um composto apresenta isomeria geométrica ou cis-trans quando tiver dupla ligação carbono-carbono e tiver substituintes diferentes em cada carbono da dupla ligação A isomeria cis-trans é um tipo de estereoisomeria dos alcenos e cicloalcanos. Distingue-se entre o isómero cis, em que os substituintes estão no mesmo lado da dupla ligação ou no mesmo lado do cicloalcano, e o isómero trans, nos que estão no lado oposto da dupla ligação ou em lados opostos do cicloalcano.  Exemplo:   cis-1,2-dimetilciclopentano e trans-1,2-dimetilciclopentano Cis-2-buteno e trans-2-buteno

Os isómeros possuem a mesma fórmula molecular e também a mesma fórmula estrutural plana, diferenciando-se apenas nas fórmulas estruturais espaciais e estereoquímica (representação que indica a disposição espacial relativa dos átomos numa molécula). Fórmulas de isómeros cis-trans: (a) cis-1,2-dicloroeteno; (b) trans-1,2-dicloroeteno Fórmula estereoquímica A fórmula estereoquímica é uma representação que indica a disposição espacial relativa dos átomos numa molécula.