E NTREVISTA I NICIAL Ms. Otília A. M. Loth. E NTREVISTA I NICIAL Estabelecer uma atmosfera agradável para que o cliente se sinta a vontade. Obter as informações.

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Transcrição da apresentação:

E NTREVISTA I NICIAL Ms. Otília A. M. Loth

E NTREVISTA I NICIAL Estabelecer uma atmosfera agradável para que o cliente se sinta a vontade. Obter as informações necessárias para o delineamento do psicodiagnóstico.

E NTREVISTA I NICIAL Se apresente! Esclareça o que é o psicodiagnóstico (realização de algumas atividades para melhor compreensão do problema, o que, consequentemente permitirá conhecer melhor as potencialidades e algumas características que podem ser melhoradas, o que poderá auxiliar na resolução do problema. Esse trabalho durará, em média, 8 sessões de 50 minutos. Ao final, haverá a entrevista devolutiva, onde serão expostas as conclusões sobre o caso. Caso seja necessário, serão realizados encaminhamentos). Cuidado, não fique repetindo informações!

E NTREVISTA I NICIAL Medos e ansiedades do paciente Medos e ansiedades do terapeuta

E NTREVISTA I NICIAL Dicas para ficar mais a vontade: Familiaridade com o local Assegurar sua competência Não expressar estranheza Lembre-se: Quase tudo é reparável! O não saber o que fazer pode acontecer e é esperado! Você está aprendendo Você terá supervisão “Nada mais prático do que uma boa teoria”.... “Nada mais ético do que um bom treinamento”

C ONTRATO I NICIAL Deveres do avaliador: Prestar serviço de qualidade Assegurar o sigilo da identidade do sujeito; Comparecer assídua e pontualmente às sessões; Ouvir sem julgar sobre quaisquer assuntos durante o processo de psicodiagnóstico Respeitar o cliente, caso ele não queira falar sobre um determinado assunto

C ONTRATO I NICIAL Deveres do cliente: Prestar informações de forma verídica Comparecer às sessões nos dias e horários marcados Realizar as atividades que forem solicitadas

E NTREVISTA I NICIAL Como começar: Perguntar como ele gostaria de ser chamado O que o traz aqui? Ou, porque vc foi encaminhado? Como eu posso ajudá-lo? Eu vi na sua ‘ficha’ que o senhor (a) está enfrentando problemas/dificuldades com/na... Certo? Como é esse.... O que o perturba no momento?

E NTREVISTA I NICIAL O que eu preciso saber?? Descrever cada problemas (como é, onde e qdo surgiu, como foi evoluindo, frequencia que ocorre, intensidade) Como afeta sua vida pessoal, prof, social, sexual, conjugal, financeira, religiosa e de lazer? O que já fez para solucionar os problemas? Quais foram os resultados obtidos? Se nunca buscou, pq está fazendo agora? Quais são as expectativas História do sujeito GERAL  ESPECÍFICO

E NTREVISTA I NICIAL É importante: Ser diretivo. Preste atenção no que o sujeito está falando para não repetir perguntas. Se a pessoa insistir em ficar muito tempo falando do mesmo assunto, sugira um novo tópico Alguns não sabem bem ao certo o motivo de estarem lá, vc pode tranquilizá-lo, e ‘dirigir’ a entrevista Algum assunto pode fragilizar muito o sujeito, demonstre compreensão Se o examinando não quiser falar sobre algo, respeite e discuta sobre isso (fale do sigilo, que vc entende o que ele está sentindo, etc.) Tente perceber se ele está incomodado, não seja inconveniente Se não entender direito, pergunte!

E NTREVISTA I NICIAL Ao encerrar a entrevista é importante fazer um feedback geral, retomando pontos importantes. Assim, o sujeito pode reformular algo que você não entendeu bem. Relembrar a data e o horário da próxima sessão Uma entrevista bem sucedida é crucial para o bom desenvolvimento do processo psicodiagnóstico

A O FINAL DA ENTREVISTA... Passe a limpo o que você escreveu, releia, veja se a história do sujeito faz sentido, se tem algum furo, se você esqueceu de perguntar alguma coisa. Tente deixar claro qual é o problemas/quais problemas estão perturbando o sujeito. Formule hipóteses Planeje o processo de avaliação psicológica (seleção de técnicas e intrumentos)