CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Advertisements

Internet Estiloja.com.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Regras das Aulas de Informática
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
O Aluno a Distância.
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
O Manual mais pequeno do mundo sobre a nossa sobrevivência … profissional.  
A internet é totalmente segura?
Biografias virtuais Robson de Assis
  Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação Curso: Educação Básica Ano Lectivo: 2009/2010 Disciplina: TICE Discente: Ana Filipa.
Vícios em Jogos Encontros Online
Segurança na Internet Formandos do Curso de Técnico/a de Informática-Sistemas.
Campanha de sensibilização para pais e encarregados de educação
Meu Malvado Favorito.
2010. Conteúdo pode ser livremente usado sem edição 1 CRIANÇA MAIS SEGURA NA INTERNET Como educar.
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
Capacitação dos professores
Professora Simone Araujo Silva
O Uso Pedagógico do Blog
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Perigos e cuidados Daniela Balena
Lendas do folclore brasileiro
“Como tornar a Internet Segura”
DICAS E SUGESTÕES PARA NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET
Mobilizando seus colegas de trabalho
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
A Matemática da cesta básica
Ferramenta Lanschool U Disciplina de Redes de Computadores
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
10 Competências do Professor Moderno
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
BULLYING O QUE E ???.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Diário e Blog.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
OPERADOR/A DE INFORMÁTICA Aula 1, 2, 3 e 4 Prof. Sónia Bernardino.
Tecnologias da Informação e Comunicação Castelo Branco, 17 de Maio de 2011 A Discente: Daniela Sofia Santo nº ºAno / 2ºSemestre - Turma:1A/EB.
Adolescência: Conflito entre gerações
• Manejo – Formação – Professor.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Ricardo de Andrade Kratz
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
O computador como Meio e como Fim...
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
Clique para editar o formato do texto do títuloClique para editar o texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível Gestão de empreendimentos.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
Os Principais riscos e vantagens decorrentes da utilização da internet nos jovens.
2 Usas a Internet para quê? 3 Aprender Comunicar Jogar Descobrir.
Projeto «Formação em Literacia Digital» N AVEGAR NA I NTERNET COM SEGURANÇA Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
Transcrição da apresentação:

CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS

DADOS DO CURSO O que o aluno poderá aprender com esta aula Utilizar internet com responsabilidade; Saber os possíveis perigos que podem encontrar ao acessar a internet; Duração das atividades 3 a 4 dias.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno O professor deverá ter trabalhado noções básicas da história da internet. Por que ela foi inventada? Com que finalidades o homem utiliza a internet? Solicitar aos alunos que pesquisem em casa, com ajuda de familiares, quais seriam as situações de risco, quando se está navegando na internet. Registrar por escrito.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS  Aula interativa; Sala de vídeo;  Utilização do laboratório de Informática; Motivação.

Questionamentos Quem tem computador com acesso à internet em casa? Quem acessa ou já acessou internet? Seus pais os autorizam a utilizar a internet?  Quanto tempo em média vocês utilizam internet por dia? Para que vocês utilizam a internet?

PROBLEMATIZAÇÃO Por meio de debate ou “roda da conversa” Solicitar aos alunos que leiam a atividade de pesquisa feita com a ajuda dos pais. Explicar aos alunos que podemos fazer uso da internet, sem prejudicar outras pessoas e nem nos prejudicar.

De que Maneira? O professor poderá apresentar algumas situações em que o uso da internet pode ser prejudicial. É importante dar espaço aos alunos, para que eles possam colaborar, sugerindo situações de risco, além das que foram citadas pelo professor.

A Internet pode se prejudicial quando: Usadas sem limites ou quando substitui todas as outras atividades de lazer; Acessadas por pessoas mal intencionadas; Circula e dissemina informações falsas sobre as pessoas; Propaga diferentes tipos de vírus por meio de arquivos para downloads; Divulga sites ilegais com conteúdos impróprios para crianças.

INSTRUMENTALIZAÇÃO A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional.

Sugestões Apresentar para os alunos pequenas histórias que retratam situações de uso irresponsável da internet; Exibir slides das histórias em quadrinhos aos alunos sem o final da história; Solicitar aos alunos que escolham uma história e criem um final para ela.

Ao final da atividade, os alunos de modo oral, comentam os finais criados para a história escolhida; Somente após as exemplificações, o professor exibe como as histórias realmente terminam. (sugerimos utilizar projetor multimídia);

Solicitar, após a realização de todas as atividades, que os alunos registrem por escrito ao menos 5 dicas de segurança na internet. Construir de forma coletiva um regulamento para o uso do laboratório de informática, contendo dicas de segurança para os alunos.

BENEFÍCIOS Poder falar com os amigos a qualquer hora, e quando quiser; Conhecer pessoas novas com os mesmos interesses; Fazer pesquisas para trabalhos escolares, e obter informações que quiser; Partilhar e discutir informações e conhecimentos com outras pessoas; Pode jogar, ouvir músicas e ver filmes.

RISCOS Vírus no computador; Enganos na internet; Informações falsas; Spam-lixo eletrônico; Conteúdos ilegais; Sites impróprios.

DICAS PARA OS PROFESSORES ENSINAREM AOS ALUNOS Não abrir um email desconhecido, ou fazer download de um programa desconhecido (pode ter vírus); Cuidado com as novas amizades conquistadas na internet (pois a propaganda pode ser enganosa);

Nem tudo que ler na internet é verdadeiro: é preciso ter atenção com as pesquisas feitas na internet, e verificar sempre as fontes; Cuidado com conteúdos ilegais: Incentivo a violência, pedofilia, bullying, fotografias e vídeos impróprios; Incentivar os pais a verificarem os sites onde seus filhos estão navegando. E, se acharem algum indício de irregularidade, acionar as autoridades competentes.

AVALIAÇÃO Sugerimos que o professor construa, a partir dos conteúdos trabalhados, uma avaliação contendo questões verdadeiras e falsas relativas ao uso responsável da internet. Após respondidas e passadas pela correção do professor, as perguntas poderão ser corrigidas com toda a turma de modo oral, de modo que o professor possa ressaltar os erros mais comuns encontrados.

CONCLUSÃO O acesso à Internet é muito importante e positivo. É necessária uma atitude positiva em relação à Internet. Não podemos privar as crianças e os jovens, devemos garantir que todos tenham acesso à Internet. São muitos os benefícios que eles obtêm da Internet. Cada vez mais, as novas tecnologias são importantes no nosso dia a dia e essenciais para a vivência e o futuro das crianças e jovens de hoje. A grande maioria das pessoas que usam a Internet tem experiências positivas. No entanto, tal como em qualquer situação – viajar, cozinhar ou ir à escola – existem alguns riscos. O mundo da Internet, tal como o resto da sociedade compreende um leque vasto de pessoas. A Internet é mesmo um reflexo da sociedade, há coisas boas, mas também há coisas más, há gente boa e gente má, gente que atua de má fé, com vontade de insultar, contestar, ofender, explorar, extorquir, … por tudo isso, sempre que as crianças e os jovens navegam pela Internet há que ter em conta todos os riscos a que se expõem.

REFERÊNCIAS http://www.youtube.com/watch?v=CR_9dlJrY3Y&feature=related http://www.eca.usp.br/prof/moranvidsal.htm#comover http://www.cdipr.org.br/cartilha/ http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/suelen/internet_responsavel.ppt http://www.navegueprotegido.org/senninha/jogo01/jogo01.htm http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=seguran-da internet

Deile Donizete Eliane Cirilo Paula Freitas Lindalva B. Moura Grupo Deile Donizete Eliane Cirilo Paula Freitas Lindalva B. Moura