UNIVERSIDADEFEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS ALUNAS: ANGÉLICA, LEILA, LUCIANE E SIMONE PROFESSOR:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
e-FLORIANÓPOLIS: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
Eduardo Stevanato A solução que confere aos laboratórios de informática garantia de funcionalidade e melhor dinâmica de.
Informática Aplicada Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
A plataforma SoliComm Uma ferramenta pela contrução de redes Stefano Barale.
Software livre Professor: Antonio Carlos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Curso Básico de Informática
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Contexto de Educação a Distância
GEOTECNOLOGIAS LIVRES
Maria Aparecida Castro Livi
INTERNET: ESPAÇO DE (IN)FORMAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Software Livre e Economia Solidária uma história em construção.
Software Livre Conceito:
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL Educação Básica e Inclusão Digital no Estado do Paraná
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – Site da Eletronorte
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Fabiano André Vergani
Capitalismo Concorrencial, Estado e Regulação
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Universidade Federal de Santa Catarina
Ética e Filosofia do Software Livre
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Projeto Inclusão Digital
Open Source Software Alexandre João Petetim Leal Ferreira Comunicação e Profissão 2004/2005 Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Software Livre E-Gov Daniel Pereira de Melo (dpm)
Universidadefederal da bahia faculdade de educação edc 287- educação e tecnologias contemporâneas aluna: leila moraes de araújo Software livre.
Software live Licenças Sumario Primeira Parte: Histórico e definições Segunda Parte: Categorias de Licenças Terceira Parte: Ordenamento jurídico.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Professor: Augusto Baía.
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
INCLUSÃO DIGITAL: IMPLEMENTANDO UMA REDE DE BAIXO CUSTO COM LTSP Autores: Erick Gonçalves Cavalcante; Ismael Rodrigues de Souza; Silvana Madeira Alves.
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
CENÁRIOS HIPERTEXTUAIS DA INCLUSÃO DIGITAL EM SALVADOR Paulo Cezar Oliveira.
Análise da aplicabilidade de software livre nas instituições do estado de Goiás e a inclusão Digital Prof. Ly Freitas Filho, MsC e Pesquisadores de Aplicação.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Software Livre.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;
Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux.
Equipe:  Ana Paula Brás  Anete Santana  Cláudia Ribeiro  Silvia Lima  Tatiana Morais.
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Professor Maurício Maia
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Gerenciamento de informação com os recursos de Software Livre. Fábio Mascarenhas e Silva Docente do DCI da UFPE 5ª Jornada.
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Juntando as traduções de soft + ware, pode-se inferir que software une o conceito de “leve”, “macio” com o conceito de “artigo”, “produto”. “Leve” porque.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADEFEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS ALUNAS: ANGÉLICA, LEILA, LUCIANE E SIMONE PROFESSOR: MENANDRO RAMOS Software Livre

MAS O QUE É MESMO SOFTWARE LIVRE???

SOFTWARE LIVRE Software livre é qualquer programa de computador cujo código fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição.

Existe desde 1983, quando Richard Stallman, iniciou o projeto GNU; O projeto é administrado por Free Software Fundation; Geralmente desenvolvido por programadores que utilizam linguagem de programas para construí-los; É uma estrutura lógica,um programa que realiza funções dentro do sistema computacional. SOFTWARE LIVRE

BREVE HISTÓRICO Richard StelmannLinus Torvalds

SOFTWARE COMO PROGRAMA DE COMPUTADOR Software x Hardware

AS QUATRO LIBERDADES: 1- De executar o programa, para qualquer propósito. 2- de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades. 3- de redistribuir cópias do programa. 4- de modificar o programa e distribuir estas modificações.

ALGUMAS VANTAGENS DO SOFTWARE LIVRE…  Simplificar o desenvolvimento de novas aplicações  Redução de custos  Melhoria da qualidade maior número de desenvolvedores e usuários

LICENÇAS A realização de tais ações é reservada, pela condição de direito do autor, aos detentores dos direitos, que necessitam permitir, de forma explícita, estas liberdades, recorrendo a uma licença de software livre.

A popularização das licenças de software livre se deve ao fato da garantia jurídica que essas fornecem aos utilizadores de que não estão cometendo atos de infração de direito de autoria, ao copiar ou modificar o software.

PRINCIPAIS LICENÇAS  Gnu gpl  Gnu agpl  Gnu lgpl  Gnu fdl  Mpl  Licença apache  Licença mit  Licença bsd

PRINCIPAIS ENTIDADES LIGADAS AO SOFTWARE LIVRE Free software foundation (FSF)Open source initiative (OSI)

PRINCIPAIS PROJETOS  Gnu/linux  Gnome  Servidor apache  Eclipse

Para o movimento do software livre, que é um movimento social, não é ético aprisionar conhecimento científico, que deve estar sempre disponível, para assim permitir a evolução da humanidade.

DefensoresOpositores Os apaixonados por programação e sistemas de informática. Os acadêmicos, os cientistas, os mais diferentes combatentes pela causa da liberdade E, mais recentemente, as forças político-culturais que apóiam a distribuição mais eqüitativa dos benefícios da era da informação. As megaempresas que vivem exclusivamente de um modelo econômico baseado na exploração de licenças de uso de software e do controle monopolístico dos códigos essenciais dos programas de computadores. Governantes, frações burocráticas e políticos que querem bloquear a disseminação dos conhecimentos básicos sobre o principal produto da sociedade em rede, o software. Agentes pragmáticos interessados no financiamento que podem receber dos megagrupos.

A grande consequência sociocultural e econômica do software livre é a sua aposta no compartilhamento da inteligência e do conhecimento. (Sérgio Amadeu da Silveira)

Os softwares serão elementos de crescente utilidade social e econômica e de alto valor agregado. Para capacitar a inteligência coletiva de cada país, para que estes possam dominar os códigos fonte principalmente dos sistemas operacionais. Promover o desenvolvimento de diversas soluções na área das tecnologias da informação e da comunicação. POR QUE PRECISAMOS DOMINAR OS SOFTWARES E SEUS CÓDIGOS-FONTES?

“ Ao atingir uma fase em que a informação ocupa posição cada vez mais central como força produtiva, o capitalismo atinge o estágio em que o compartilhamento e a distribuição do conhecimento tecnológico podem gerar mais riqueza do que o seu tradicional modelo baseado na propriedade privada dos meios de produção.” Sérgio Amadeu da Silveira A privatização do conhecimento.

ALÉM DO GOVERNO FEDERAL, VEJAMOS ALGUNS ESTADOS OU MUNICÍPIOS BRASILEIROS QUE FIRMARAM, NOS ÚLTIMOS ANOS, PARCERIAS COM A MICROSOFT: Governo Federal- MTE (ministério do trabalho e emprego) Governo de Rio Grande do sul Governo de Goiás Governo da Bahia Prefeitura de Feira de Santana- BA- 2010

INCLUSÃO DIGITAL É inegável que é dever do governo buscar garantir a inclusão digital de toda sociedade, possibilitando maior acesso ao conhecimento e participação política por todos os cidadãos.

É possível distinguir a inclusão digital como o acesso: A rede mundial de computadores; Aos conteúdos da rede; A caixa postal eletrônica e a modos de armazenamentos de informações; As linguagens básicas e instrumentos para usar a rede; As técnicas de produção de conteúdo; A construção de ferramentas e sistemas voltados às comunidades. INCLUSÃO DIGITAL E SOFTWARE LIVRE

1 – O custo para o estado; 2 – O uso do software livre incentiva o surgimento de inúmeras empresas locais; 3 – Código aberto e Inexistência do pagamento de royalties pelo seu uso; 4 – Uso do dinheiro público de forma inadequada. ARGUMENTOS PARA O USO DE SOFTWARE LIVRE NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL

Ao se observar a sociedade brasileira no que tange as questões de renda, de educação e de acesso a tecnologias da informação e comunicação, tem-se ideia do grande esforço que deverá ser empreendido pelo governo e pela sociedade na busca da eliminação do analfabetismo funcional e digital no país. A informatização das escolas, das bibliotecas públicas e a adoção de TI como instrumento didático – pedagógico à estratégia de desenvolvimento tecnológico mundial deveria ser prioridade nas políticas de inclusão digital. Várias escolas deixam os computadores sem uso, em geral, pela falta total de formação de professores e pela ausência de uma política educacional de uso da internet como instrumento pedagógico e de reforço a pesquisa escolar. Salas de informática ficam trancadas e acabam sendo alvo de sucateamento e furto de equipamentos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

LIVRO e ARTIGOS: SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004 INCLUSÃO DIGITAL, SOFTWARE LIVRE E GLOBALIZAÇÃO CONTRA- HEGEMÔNICA. Disponível em SILVA, Antonio Braz de O., PARREIRAS, Fernando S., BASTOS, Jaime S. Y., BRANDÃO, Wladmir C. Inclusão digital, política de software e outras políticas de inclusão. In: CINFORM, 5, 2004, Salvador. Anais. Salvador: UFBA, Disponível em REFERÊNCIAS

SITES: tivo tivo oferece-curso-gratuito-de-tecnologia-da-informacao-para-jovens oferece-curso-gratuito-de-tecnologia-da-informacao-para-jovens parceria-com-microsoft-para-apoiar-capacitacao-de-trabalhadores-do- pais parceria-com-microsoft-para-apoiar-capacitacao-de-trabalhadores-do- pais

REFERÊNCIAS PB.pdf PB.pdf