Professora Fernanda Landim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORÍFEROS OU ESPONGIÁRIOS
Advertisements

Reino Animal: Os invertebrados.
Introdução ao estudo dos grupos animais
Reino Animalia Ciências Tassinari.
“PORÍFEROS E CNIDÁRIOS”
PORÍFEROS.
FILO PORIFERA.
Filo Porífera (esponjas) Características Gerais
“PORÍFEROS E CNIDÁRIOS”
Filo Porifera.
PORÍFEROS.
FILO PORIFERA AS ESPONJAS.
Filos: Poriferos Cnidários Chordata Platelmintes/ nematelmintes Annelida Arthropoda Mollusca Equinodermas.
FILO PORIFERA AS ESPONJAS.
Filo Porifera (poríferos)
Reino Animalia: Os Principais Filos Animais
R E I N O: A N I M A L SUB-REINO: PARAZOA
PORÍFEROS.
Ciências Karol.
Reino animal.
R E I N O: A N I M A L SUBFILO: I N V E R T E B R A D O S
Poríferos e Cnidários Revisão e exercícios.
Filo Porifera (Poríferos)
Animais exclusivamente aquáticos e bastante primitivos
FILO PORIFERA.
PORÍFEROS.
Poríferos ou Esponjas Não possuem tecidos verdadeiros nem órgãos, apesar de existir divisão de trabalho entre as células.
PORÍFEROS.
Reino Animal Filo Cnidaria – (Cnidários)
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
Filo dos Poríferos.
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Prof. Giseli Trento Andrade e Silva
Animais Invertebrados Filo: Poríferos
Poríferos e Cnidários CAP. 10 1ª SÉRIE Prof. Alexsandra Ribeiro.
Biologia 2 Cap.13 Poríferos
Reino Animalia Filo Porifera
R E I N O: A N I M A L F I L O: P O R Í F E R A OU E S P O N G I Á R I O S Latim, porus= poro-orifício; feros = portador. Prof. Regis Romero.
REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo
Profª Gleice 7º ano CIÊNCIAS
REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo
Departamento de Biologia Disciplina : Zoologia
SIMETRIA: divisão imaginária do corpo de um animal em partes opostas que devem ser semelhantes externamente. Existem: Assimétricos: não possuem simetria.
Colégio Maria Imaculada
Filo Porifera e Filo Cnidaria
Filo dos Poríferos (Esponjas)
Filo Porífera.
REINO ANIMAL Scheilla Bastos.
→ PARAZOÁRIOS → MAIORIA MARINHOS → BENTÔNICOS → SÉSSEIS →FILTRADORES
1. Filo: PORÍFEROS - Corpo com poros
Filo dos Poríferos (Esponjas)
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
INVERTEBRADOS 04/08/10 1.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
Filo Porifera (Poríferos)
INVERTEBRADOS 04/08/10. PORÍFEROS PORÍFEROS 04/08/10.
PORÍFEROS.
PORÍFEROS. REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS 2º ANO-ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROF. VANESCA.
Filo Porífero (esponjas)
PORÍFEROS.
R E I N O: A N I M A L F I L O: P O R Í F E R A OU E S P O N G I Á R I O S Latim, porus= poro-orifício; feros = portador. Prof. Regis Romero.
Poríferos.
Espongiários ou poríferos. 1. O que são espongiários? Animais primitivos; Agregado de células; Não possui órgãos e tecidos; Porífera (latim)=possui poros;
Animais invertebrados Poríferos Grupo: Arthur Souza Gabriel Justo Natália Neves Professora: Lana Turma: 7M2.
NOME:CLARA GUERRA, FLAVIA ROSA, RENATO MANZINI E JOAO PEDRO SEPULVIDA
Poríferos e Cnidários Profª: Priscila Almeida
GRUPOS ANIMAIS META Apresentar, em linhas gerais, as características dos representantes do Reino Animal, bem como citar os principais filos inseridos neste.
Colégio Maria Imaculada
Transcrição da apresentação:

Professora Fernanda Landim Reino Animalia Professora Fernanda Landim

Características Eucariontes Pluricelulares Nutrição heterotrófica Não possuem parede celular Essas características sugerem que todos os animais são descendentes de um único ancestral comum

Características A área da ciência que estuda os animais é a Zoologia. Os zoólogos utilizam algumas características para agrupar os animais. As mais utilizadas são: O plano de simetria do corpo A quantidade de camadas de tecidos A forma do padrão de desenvolvimento do corpo Presença ou não da coluna vertebral

Características Animais invertebrados: São os animais que não possuem coluna vertebral. Exemplos: Poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos. Animais vertebrados: São os animais que possuem coluna vertebral. Exemplos: Peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos.

PORÍFEROS

PORÍFEROS Também chamado de espongiários. São animais marinhos encontrados tanto em mares árticos como em mares tropicais. São organismos sésseis, ou seja, vivem fixos no fundo do mar. Possuem células especializadas, mas não apresentam organização de tecidos bem definidos, órgãos ou sistemas. Podem viver isolados ou agrupados formando colônias. Alimentam-se de partículas orgânicas presentes na água ou ingestão de micro-organismos. Servem de alimento para moluscos, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas

Estrutura dos poríferos Possui o corpo repleto de poros que são formados por células chamadas de porócitos, que possuem um canal em seu interior. Os porócitos permite a entrada de água do meio externo para uma cavidade chamada de átrio. A superfície externa desses animais é coberta por células achatadas, os pinacócitos. O átrio é coberto por células chamada de coanócitos. Os coanócitos são células flageladas que ao se movimentar gera um fluxo de água que atravessa os poros até atingir o átrio.

Estrutura dos poríferos Ósculo é a abertura superior da esponja. Entre a superfície externa e interna das esponjas, há uma camada gelatinosa, a mesogleia, no qual encontramos células chamadas de amebócitos e estruturas denominadas de espículas. Os amebócitos são células sem forma definida que possui várias funções como o transporte, a distribuição de nutrientes e a formação de espículas. As espículas são estruturas que apresentam diferentes formatos, e possuem junto com a substância espongina os elementos esqueléticos que sustentam as paredes do corpo.

Nutrição São chamados de filtradores pois capturam seu alimento por meio do fluxo de água. A água entra através dos porocitos, e junto com a água, vem partículas orgânicas ou micro-organismos que foram arrastados pelo fluxo de água. Ao alimento é capturados e digeridos pelos coanócitos. Ocorre uma digestão intracelular, pois a digestão ocorre dentro de células. O fluxo de água possibilita também as trocas gasosas, obtendo o oxigênio essencial à sua respiração. Após atingir o átrio, a água sai pelo ósculo, arrastando gás carbônico, e outros resíduos da atividade metabólica.

Reprodução Possuem reprodução sexuada e assexuada. Geralmente são hermafroditas Na reprodução sexuada ocorre a formação de óvulos e espermatozoides a partir dos amebócitos e coanócitos. Os espermatozoides são arrastados pela corrente de água e saem pelo átrio e nadam até atingir o corpo de outra esponja de mesma espécie, no qual podem encontrar um óvulo na mesogleia e realizar a fecundação. Após a fecundação, o zigoto formado origina uma larva flagelada que nada para fora do corpo da esponja-mãe e se fixa num local adequado. A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento. Os brotos formados podem permanecer unido ao corpo da esponja, ou podem se destacar, originando novos indivíduos.

Será que vocês aprenderam? 1- Determine três características comuns a todos os organismos pertencentes ao reino Animalia. Eucariontes Pluricelulares Nutrição heterotrófica Não possuem parede celular 2- Por que os poríferos são considerados os organismos mais primitivos da Terra? Possuem células especializadas, mas não apresentam organização de tecidos bem definidos, órgãos ou sistemas.

3- Por que os espongiários são considerados filtradores? São chamados de filtradores pois capturam seu alimento por meio do fluxo de água. 4- Determine 3 características dos poríferos? Sésseis, filtradores, não possuem tecidos definidos apenas células especializadas. 5- O que são porócitos? São células que formam os poros que revestem o corpo desses animais 6- O que são coanócitos? Células que reveste o átrio, possui um flagelo que ao se movimentar gera um fluxo de água que atravessa os poros até atingir o átrio. Está envolvido também na digestão intracelular e na produção dos espermatozoides.

7- Como ocorre a reprodução dos poríferos? A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento. Os brotos formados podem permanecer unido ao corpo da esponja, ou podem se destacar, originando novos indivíduos. Na reprodução sexuada ocorre a formação de óvulos e espermatozoides a partir dos amebócitos e coanócitos. Os espermatozoides são arrastados pela corrente de água e saem pelo átrio e nadam até atingir o corpo de outra esponja de mesma espécie, no qual podem encontrar um óvulo na mesogleia e realizar a fecundação. Após a fecundação, o zigoto formado origina uma larva flagelada que nada para fora do corpo da esponja-mãe e se fixa num local adequado.