SISTEMAS OPERACIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Operacionais
Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistemas Cliente/Servidor Introdução
Noções de Sistemas Operacionais
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Sistemas Operacionais
Módulo IV Sistemas operacionais
Aula 04-a Sistemas operacionais
Visão Geral do Unix e Linux
Pof. Marcelo.
Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Sistema Operacional LINUX
Concepts and Capabilities
Softwares.
Fundamentos de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre"
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Aula 6 – Sistema Operacional
Sistemas Operacionais Introdução
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
GSO I ETEC João Bellarmino – Unidade Itapira 1º Módulo
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Introdução a Sistemas Operacionais
Conhecendo os Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistema Operacional FreeBSD.
Introdução à Informática
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO – Luís Sérgio Carvalho Aula - 04.
Computação L1: Infra-Estrutura Básica
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Processos.
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Introdução O que se espera de um sistema de computação?
Sistemas Operacionais
Sistemas operacionais
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
Sistemas Operacionais 1º Semestre Plano de Ensino Prof
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
OpenBSD * A sigla BSD “ Berkeley Software Distributions”, na verdade é referente ao UNIX desenvolvido pela Universidade da Califórnia, em Berkeley; * Criado.
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Aula 2 Danielle Costa
Introdução aos Sistemas Operacionais
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Tipos de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS.
Sistemas Operacionais
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Sistemas Operacionais de Redes Virtualização IGOR ALVES.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS OPERACIONAIS Universidade Federal Rural de Pernambuco Disciplina : Sistemas Operacionais Prof.: Jones Aluna: Maria Elania Amorim de Andrade Turma: LC1

SISTEMAS OPERACIONAIS Conjunto de programas(rotinas) executado pelo processador que estabelece uma interface de contato do usuário com o computador e do computador com o usuário.

SISTEMAS OPERACIONAIS Características desejáveis: Eficiência (baixo tempo de resposta) Confiabilidade (poucas falhas) Facilidade de manutenção e correção de erros Pequena dimensão (baixa ocupação de memória)

SISTEMAS OPERACIONAIS Funções do Sistema Operacional: Trabalhar de modo cooperativo com funções de administrar os recursos de hardware e auxiliar na execução dos programas do usuário oferecendo a ele uma interface de alto nível.

SISTEMAS OPERACIONAIS Classificações do Sistema Operacional: Monousuário, monotarefa, monoprogramável; Multiusuário, multitarefa, multiprogramável; Multiprocessamento.

SISTEMAS OPERACIONAIS NetBSD

NetBSD Origens: A primeira versão do NetBSD saiu em 1993, derivando do sistema operacional 4.3BSD Lite, uma versão do Unix desenvolvida na Universidade da Califórnia de Berkeley ( BSD= Berkeley Software Distribution) e do sistema 386BSD, a primeira conversão para sistemas Intel 386. O ramo do BSD do Unix teve uma grande importância na história desse sistema operacional, para o qual contribuiu com variadas inovações que hoje fazem parte de todos os sistemas Unix ( o edito vi, a shell C, o job control, a integração do TCP/IP, apenas para mencionar algumas)

NetBSD Características do NetBSD: Extrema portabilidade; Funciona sobre uma vasta gama de plataformas de hardware e é muito portável. Com o NetBSD é fornecido o código-fonte do sistema operacional inteiro, para todas as plataformas suportadas. As características fundamentais do sistema operacional são as seguintes: Extrema portabilidade; Qualidade e correção do código; Adesão aos padrões; Pesquisa e inovação.

NetBSD Aplicativos: Quem instala o NetBSD tem à disposição abundância de aplicativos à sua escolha. Além do conjunto de aplicativos padrões de produtividade pessoal e de desenvolvimento (C/C++) de todo sistema Unix, está disponível um grande número de pacotes adicionais, instaláveis através de cômodo sistema de gerenciamento de pacotes. Além de executar programas Linux, o NetBSD é capaz de emular tembém outros sistemas, em particular o FreeBSD, o BSDI e ainda outros.

SISTEMAS OPERACIONAIS UNIX

UNIX Desenvolvido nos anos 70, pelos laboratórios Bell, uma divisão da At&T. Quase todo o trabalho foi realizado por duas pessoas, Ken Thompson e Dennis Ritchie. Como eles eram programadores, o principal objetivo do sistema operacional foi a obtenção de um ambiente satisfatório de trabalho para programadores. Geralmente usuários e programadores experimentados consideram o UNIX um sistema operacional simples, elegante e fácil de aprender, enquanto os iniciantes costumam considerá-lo resumido e não muito amistoso.

UNIX Atualmente, o UNIX é um importante padrão que influenciou o projeto de muitos sistemas operacionais modernos, como o próprio MS-DOS e o OS/2. Além disso, o UNIX é hoje o sistema operacional mais adequado e mais utilizado nos computadores que atuam como servidores na rede mundial de computadores Internet.

UNIX Os comandos do UNIX são processados por uma cápsula(shell), que consiste num programa situado entre o usuário e o sistema operacional. Ela é responsável por interpretar os comandos do usuário, convertendo-os em chamadas do sistema operacional. Programadores profissionais podem escolher uma cápsula técnica que forneça maiores facilidades de programação de arquivos script. O sistema operacional UNIX é um sistema multi-usuário e multi-tarefa. Por multi-usuário entende-se um sistema no qual programas de mais de um usuário podem estar em execução.

UNIX Um sistema multi-tarefa é aquele capaz de executar vários programas simultaneamente, mesmo que a máquina possua somente um processador. Dessa forma, um sistema multi-tarefa não é necessariamente um sistema multi-usuário, mas um sistema multi-usuário precisa ser multi-tarefa para que os programas(ou processos) de cada usuário possam ser executados simultaneamente. Entre outras vantagens do UNIX estão a sua portabilidade, padronização, sistema de arquivo hierárquico.

UNIX O núcleo do sistema operacional é o coração de todo o sistema. Suas funções básicas são: interfaceamento direto com o hardware, fornecendo serviços de acesso ao hardware para o shell, utilitários do UNIX e aplicativos do: Usuário; Gerenciamento de usuários; Gerenciamento de arquivos e segurança; Serviços de rede; Contabilidade do sistema; Gerenciamento de erros; Gerenciamento de processos; Controle de interrupções e erros; Serviços de entrada e saída(E/S).