Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

MatooltoTV Design.
Sistema de Gerenciamento de Prospect
Igor Cavalcanti Ramos José Francisco Pereira {icr2,
Engenharia de Software
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
INFO CONGRESS.
PROJETO INTEGRADO Paulo Roberto Bernardo
Projeto Sebo Virtual Juliano Oliveira de Souza
Sistema de Gerenciamento Financeiro
S ISTEMA DE G ERENCIAMENTO F INANCEIRO. O S I NTEGRANTES Caio Mac Cord Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus Mauricio Lederer.
Sistema de Gerenciamento Financeiro On-Line
Sistema de Gerenciamento Financeiro On-Line
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Lan Manager Integrantes: Bruno Moleiro Regis Felipe Fujiy Pessoto
Classes e objetos Modelagem
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Sistema de Recrutamento e Seleção
Rational Unified Process
Universidade Federal da Paraíba Métodos de Projeto de Software
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Equipe + Bruno Sandres (bms) + Daniel Costa (dvpc)
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Uma solução colaborativa
Arquitetura do Software
Descrição, Plano de Projeto e Riscos
Ritornello Um Framework para Representação de Conhecimento Musical
CoWS: Uma Abordagem de Escrita Colaborativa Multi-Síncrona usando Espaços de Tuplas para Ambientes Móveis Berthonio Lucena Flávio Rocha.
Projeto de Banco de Dados
Técnicas e Projeto de Sistemas
Banco de Dados Parte 04 Ceça. Ceça Moraes 2 Conteúdo  Os três níveis da arquitetura  Mapeamentos  Arquitetura cliente-servidor.
Preparando as apresentações
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
 Contexto  Problema  Cenário Atual  Motivação  Arcadea  Público alvo e stakeholders  Cenário Futuro  Matriz de valores  Status report  Tecnologias.
Compositor colaborativo on-line Tempo AC AC.
Especificação em Projeto de Sistemas
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
DNA Seqüenciamento Alinhamento 1 - Introdução Usuário Cenário atual 2 - Problema Nossa Solução Nossa Proposta 3 - Solução.
Representação Arquitetural
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Compositor colaborativo on-line Tempo AC AC.
Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…
Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início.
Wi-Fi Information Service André Guedes Ronaldo Ribeiro.
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
1 Características do Projeto Web Prof. Alexandre Monteiro Recife.
Padrões de Interação com o Usuário
Compositor colaborativo on-line.  Música  Lumnis  O Problema: Cenário Atual  A Solução: Cenário Futuro  Gerenciamento e Andamento  Plano para a.
Compositor colaborativo on-line.  Música  Compositores  O Problema: Cenário Atual  A Solução: Cenário Futuro  Inovação  Demonstração.
Compositor colaborativo on-line.  O Problema: Cenário Atual  A Solução: Cenário Futuro  Gerenciamento  Andamento  Plano para a 6ª iteração.
Status Report 1.2 Bruno Sandres e Flávio Juvenal.
O Problema O Cenário Atual A Solução Impacto da Solução O Cenário Futuro Produtos Desenvolvidos Demonstrações.
“Criar soluções móveis inteligentes para aumentar a rentabilidade dos nossos clientes.” Missão da Empresa.
Abr-17 Projetar Processos Projetar distribuição.
Kinamo Sistema gerenciamento de filmes Cleunio França - cbff Fernando Rodrigues - frsn João Pedro Kamei - jpmk Pedro Bello - pab2.
Status Report 2.1 por Flávio Juvenal. Status Report 2.1 C.A.T.S. Atividades para Desafio Brasil Prototipação e validação da nova página (Home quando logado)
Processo Dirigido Pelos Use Cases Disciplina: Estudo do RUP Autor: Tiago Lima Massoni Orientação: Augusto Sampaio Paulo Borba.
“Criar soluções móveis inteligentes para aumentar a rentabilidade dos nossos clientes.” Missão da Empresa.
Compositor colaborativo on-line.  O Problema: Cenário Atual  A Solução: Cenário Futuro  Requisitos  Equipes  Cronograma.
Wi-Fi Information Service Ademir José de Carvalho Junior Felipe Cavalcanti Ferreira.
@-RentCar Faculdade Idez Alain Rosemberg
Compositor colaborativo on-line.  Usuários e Público-Alvo  Concorrentes  Cenário atual, Escopo, Cenário com o Maestro  Andamento  Segunda iteração.
Sistema Almirante Gabriel Junji Ito Giuliano Diego Barbarra.
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr.
Transcrição da apresentação:

Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…

roteiro Usuários e Público-Alvo Cenário atual, Escopo, Cenário com o Maestro Gerenciamento Andamento Planejamento Elaboração Primeira iteração Arquitetura Desenvolvimento Dificuldades encontradas Plano para a próxima iteração Primeiramente vamos apresentar nossos usuários e público-alvo, o cenário e o escopo. Explicar a arquitetura. Falar algumas informações relevantes sobre o gerenciamento, incluindo a tabela de horários. O andamento das fases concluídas até hoje. Dificuldades encontradas e o plano para a 2ª iteração.

Usuários Devakhan Primeiramente, o usuário. Nós entramos em contato com...

Usuários

Usuários

Usuários Dois a dois

Público-Alvo Conhecimento médio de Teoria musical Conhecimento teórico Percebemos que essas pessoas têm algumas dificuldades em comum para a composição, e decidimos extrair delas o nosso público-alvo.

Público-Alvo Conhecimento médio de Teoria musical Faixa etária: 16 a 30 anos

Público-Alvo Conhecimento médio de Teoria musical Faixa etária: 16 a 30 anos Compõem em conjunto

Público-Alvo Conhecimento médio de Teoria musical Faixa etária: 16 a 30 anos Compõem em conjunto Têm acesso à internet (em casa, lan house ou na faculdade)

Público-Alvo Conhecimento médio de Teoria musical Faixa etária: 16 a 30 anos Compõem em conjunto Têm acesso à internet (em casa, lan house ou na faculdade) Já usam softwares sem colaboração web

Cenário Atual Uma banda de Heavy metal Integrantes Roberto(baixo) Luís(guitarra) Leandro(bateria) Elcimar(vocal) Arthur(guitarra) Bem, tendo esse tipo de usuário em mente, vamos agora mostrar um cenário atual de composição musical em grupo. <clique> Temos então a mesma banda de heavy metal que apresentamos na apresentação passada. Formada por 5 integrantes.

Cenário ATUAL - Guitar pro Desktop Armazena informações em um Arquivo .gp Edição avançada de partituras e tablaturas Suporte a vários canais por música Execução da música em MIDI Essa banda usa o programa GuitarPro para compor suas músicas, que é esse programa aí. Relembrando um pouco sobre o GuitarPro, ele é: Desktop, ou seja, para usá-lo você precisa baixar o programa no computador. Ele armazena as informações da música em arquivos “.gp” Permite edição avançada de partituras e tablaturas Tem suporte a vários canais por música, ou seja, em um mesmo arquivo “.gp” podemos ter as partituras/tablaturas referentes a cada instrumento, um por canal. E permite a execução da música, ou parte dela, em MIDI, podendo tocar todos os instrumentos juntos ou apenas os selecionados pelo usuário.

Cenário Atual Guitar Pro => “song.gp” Compartilhamento: por e-mail Focaremos nas dificuldades desse tipo de colaboração Então eles guardam as suas músicas em arquivos “.gp”. Na nossa última apresentação foi pedido que mostrássemos melhor as dificuldades que uma banda tem ao compor em conjunto com o tipo de colaboração fornecido pelos programas atuais. Portanto esse será o enfoque do nosso cenário hoje, mostraremos o processo de composição da nossa banda de heavy metal de forma mais detalhada. Novamente, eles compartilham os arquivos de música deles através de e-mail. “Song.gp”

Cenário Atual ? !!!! ! Luís Roberto Arthur Elcimar Leandro Luís tem aquela idéia massa para a guitarra base dele, ele cria um arquivo “.gp” na máquina dele, inicial uma thread de e-mail e manda para todos. Roberto, lê o e-mail que Luís mandou e, de cara, já começa a fazer a parte dele, o baixo. Elcimar não tem internet. Ele costuma acessar de uma lanhouse perto de casa. Ele também lê o e-mail de Luís e guarda o arquivo em seu pen-drive. Mas ele não pode usar o GuitarPro na lanhouse, pois não é permitido instalar programas lá. Sabendo disso, os integrantes da banda sempre enviam pra ele um “.midi” junto com o “.gp” para que ele possa ao menos escutar a música. Ouvindo a música ele tem uma idéia massa para a bateria, mas não pode implementar sem o GuitarPro. Arthur lê o e-mail, mas não gosta muito da guitarra de Luís. Então ele entra no msn para falar com ele, que está on-line. Arthur dá uma sugestão de melhora para Luís pelo chat. Mas Luís não entende. Arthur tenta explicar mais algumas vezes o que quer, mas sem sucesso. Então, Arthur cria um arquivo no seu computador com as modificações e manda para Luís, que modifica o arquivo recebido e reenvia. E assim, segue muita discussão e trocas de arquivo, até que os dois finalmente concordem em uma versão final. Enquanto eles discutiam, Roberto terminou o baixo e passa o resultado para todos. Leandro, pega a versão mais nova da música por e-mail e faz a bateria baseada nela. Luís e Arthur, ao perceberem a besteira que aconteceu, mandam a versão verdadeira da guitarra pra todos. O trabalho de Roberto e Leandro é desperdiçado, eles têm que fazer novamente. Isso acontece sucessivas vezes. Arthur faz a guitarra dele e Roberto faz o baixo. Os dois mandam para todos. Então percebem que a guitarra de Arthur e o baixo não estão soando bem juntas. Então começa outra confusão para juntar os arquivos. Eles tentam resolver por msn. Troca de arquivo para um lado, para o outro. Enquanto isso Leandro pega a versão da guitarra de Arthur e refaz a bateria baseada nela, que pode mudar completamente durante a discussão com Roberto. Confusão, brigas. Leandro faz a bateria para a música toda Arthur faz a segunda guitarra para a música toda Roberto finaliza o baixo novamente. Acabou a música... Quando Elcimar consegue ir pra casa de algum amigo que tem GuitarPro e fazer a bateria, vê que Leandro já tinha feito a bateria, e como a música já demorou demais pra ser feita, sua idéia é descartada. Elcimar Leandro

Muito TEMPO DEPOIS ... E MUUUUITO tempo depois...

Cenário Atual Luís Roberto Arthur Elcimar Leandro A música está pronta. Cada integrante, menos Elcimar, já tem a versão final em sua casa. É aí que Elcimar finalmente consegue ir para a casa de algum amigo que tem GuitarPro instalado. Ele implementa a sua idéia e vai, empolgado, mandar o e-mail para os demais. Mas, quando abre a caixa de entrada... Os outros certamente não vão querer saber de mudar a música depois de tanto tempo e confusão. Elcimar Leandro

Nossa Solução:

Escopo Composição musical Como vamos resolver isso? O escopo do nosso projeto envolve, certamente composição musical. Mas com o diferencial de que será...

Escopo Composição musical Na Web Na web. Dessa forma o programa será acessível em qualquer computador com Internet, sem a necessidade de instalação para usar suas funcionalidades. Além disso...

Escopo Composição musical Na Web Colaborativa A composição será colaborativa. Ou seja, diferentes músicos poderão compor a mesma música, criando diversas versões da mesma. No entanto, em composição musical a preocupação não é apenas de atualização de versões. Por exemplo, quando dois instrumentos são compostos para uma única música eles têm que soar bem JUNTOS, o que requer uma integração maior entre os músicos que irão compor eles. Eles não podem simplesmente compor separadamente cada instrumento e juntar depois, como fazemos em computação com blocos de um código, pois um é muito dependente do outro. Por isso tudo, o Maestro não só suportará colaboração, mas composição colaborativa ...

Escopo Composição musical Na Web Colaborativa Em tempo real Dessa forma, à medida em que um integrante estiver fazendo alterações na música, os outros estarão cientes disso, podendo ajudá-lo, dando sugestões ou até compondo com ele. Poderão compor instrumentos e ouvir como eles estão soando juntos à medida em que compõem.

Escopo Composição musical Na Web Colaborativa Em tempo real Documento de Requisitos em: www.cin.ufpe.br/~lumnis O nosso escopo está explicado de forma mais detalhada no documento de requisitos, que pode ser acessado por esse link.

Cenário COM O MAESTRO Luís Roberto Arthur Elcimar Leandro Vamos ao cenário dessa banda, mas agora com o Maestro. Luís entra no Maestro. Ele cria uma música no Maestro e faz a guitarra base. Ele avisa aos outros integrantes do grupo sobre a música (por e-mail, telefone ou pelo próprio Maestro) Roberto e Arthur entram no Maestro. Roberto avisa, pelo chat do maestro, que vai começar a fazer o baixo. Arthur diz a ele para esperar, que a base não está boa. Elcimar Leandro

Cenário COM O MAESTRO Luís Ah... Vê assim agora! Verdade! Melhor assim, olha! Arthur No Maestro os dois podem ver a música ao mesmo tempo. Então, quando Arthur não gosta muito da guitarra base de Luís, vai falar com ele pelo Maestro. Quando Arthur for sugerir a sua mudança, ele fala no chat e modifica diretamente o que quer na partitura para mostrar a Luís. Luís vê em tempo real a mudança feita por Arthur e percebe que ele está certo. Luís e Arthur continuam modificando a música juntos até que concordem que ela está boa. Luís Arthur

Cenário COM O MAESTRO Luís Música pronta rapidamente! E contando com a participação de todos. Roberto Arthur Luís e Arthur terminam a guitarra. Arthur avisa a Roberto que este pode voltar a compor a parte do baixo Roberto faz o baixo no maestro e sai do sistema. Elcimar entra no Maestro pela lanhouse perto de sua casa, tem uma idéia massa para parte da bateria e registra ela no Maestro. Mais tarde, quando Leandro entra no sistema, vê a idéia de Elcimar para a bateria e finaliza a bateria baseando-se nela. Arthur faz a guitarra recebendo sugestões de Roberto. A música está pronta e todos ajudaram na composição. Lanhouse Elcimar Leandro

Gerenciamento Horários no CIn por semana

Avaliação 360º Gerenciamento Horários no CIn por semana Avaliação 360º Determinação Trabalhar Em Equipe Entusiasmo Disponibilidade / Disposição Proatividade Avaliação 360º

Andamento Prospecção Planejamento Elaboração 1ª Iteração

Andamento - Planejamento Prospecção Planejamento Elaboração 1ª Iteração

Andamento - Planejamento 9 de março a 15 de março Tarefa Prazo inicial Novo prazo Semáforo Responsável Escopo 15 de março -  Design int. usuário Cronograma Gerente Riscos Arquiteto Plano de Equipe Plano de Projeto

Andamento - Elaboração Prospecção Planejamento Elaboração 1ª Iteração

Andamento - Elaboração Motivo: Arquiteto não teve tempo de sozinho entender o projeto como um todo para projetar a arquitetura. Plano de Mitigação: o gerente, o designer e um desenvolvedor foram alocados para ajudá-lo. Andamento - Elaboração Motivo: Dificuldade em escolher a melhor tecnologia gráfica para a representação de partituras, requisito crítico do projeto. Plano de Mitigação: todo o grupo foi alocado emergencialmente para testar Applets, Ajax, Flash/Flex e JavaFX 17 de março a 22 de março Tarefa Prazo inicial Novo prazo Semáforo Responsável Definir requisitos 19 de março 20 de março  Design int. usuário Definir arquitetura 22 de março 29 de março Arquiteto Definir tecnologia 27 de março Gerente e arquiteto Treinamento da equipe - Arquiteto e Designer

Andamento – 1ª iteração Prospecção Planejamento Elaboração 1ª Iteração

Andamento – 1ª iteração 23 de março a 5 de abril Problema da interface Applets : Simplório Ajax : Complicado JavaFX : Suporte fraco Flash/Flex 23 de março a 5 de abril Tarefas remanescentes da elaboração Tarefa Prazo inicial Novo prazo Semáforo Responsável Definir arquitetura 29 de março - Arquiteto Definir tecnologia 27 de março Gerente e arquiteto

Andamento – 1ª iteração Tecnologias Adotadas Interface Gráfica: Flex Representação Musical: MusicXML Representa partituras Conversível para MIDI Banco de dados: MySQL com JDBC Gratuito, conhecido pela equipe Servidor: Java e Servlets Compatível com Flex 23 de março a 5 de abril Tarefas remanescentes da elaboração Tarefa Prazo inicial Novo prazo Semáforo Responsável Definir arquitetura 29 de março - Arquiteto Definir tecnologia 27 de março Gerente e arquiteto

Andamento – 1ª iteração 23 de março a 5 de abril Motivo: Fizemos um prótotipo visual, mas tivemos uma idéia para deixar a interface mais limpa com menos botões e ainda não fizemos o protótipo novo. Plano de Mitigação: explicamos a nova idéia em reunião Andamento – 1ª iteração Andamento: 28 % Motivo: Dificuldades na comunicação do cliente Flex com o servidor Servlet. Vários requisitos estão só dependendo disso. Plano de Mitigação: três desenvolvedores que finalizaram seus módulos serão realocados 23 de março a 5 de abril Tarefa Prazo inicial Novo prazo Semáforo Responsável Planejar a iteração 23 de março -  Gerente Elaborar protótipo 25 de março 7 de abril Designer e Designer Int. Us. Redefinir arquitetura 29 de março Arquiteto Desenvol-vimento 5 de abril Próxima iteração Desenvolvedores Testes Avaliar iteração

Visão de Implementação arquitetura Visão 4 + 1 (Philippe Kruchten) Visão Lógica Visão de Implementação Visão de Casos de Uso Visão de Implantação Visão de Processos

ARQUITETURA – VISÃO LÓGICA

Visão de Implementação arquitetura Visão 4 + 1 (Philippe Kruchten) Visão Lógica Visão de Implementação Visão de Casos de Uso Visão de Implantação Visão de Processos

ARQUITETURA – VISÃO DE IMPLEMENTAÇÃO Padrão Arquitetural Layers GUI Serviços Classes Utilitárias Persistência

ARQUITETURA – VISÃO DE IMPLEMENTAÇÃO Padrões de Projeto utilizados: MVC – Camada de apresentação Singleton – Camada de serviços Command – Camada de classes utilitárias

ARQUITETURA - visão de implementação MVC

Visão de Implementação arquitetura Visão 4 + 1 (Philippe Kruchten) Visão Lógica Visão de Implementação Visão de Casos de Uso Visão de Implantação Visão de Processos

ARQUITETURA – VISÃO DE IMPLaNTAÇÃO

Visão de Implementação arquitetura Visão 4 + 1 (Philippe Kruchten) Visão Lógica Visão de Implementação Visão de Casos de Uso Visão de Implantação Visão de Processos

ARQUITETURA – VISÃO DE processos Diagrama de Atividades

Desenvolvimento (requisitos) Criar/Abrir/Editar partitura na web Funciona parcialmente no cliente, sem persistência Estruturado no servidor, falta a comunicação Partitura Execução em MIDI BD => MusicXML => MIDI concluído O cliente consegue MIDI gerando MusicXML, mas Flex não toca BD e representação de dados BD armazena dados compatíveis com MIDI http://www.cin.ufpe.br/~lumnis/iteracao1

Dificuldades encontradas Teoria musical envolvida Os integrantes tiveram que aprender rápido Manipulação de MusicXML Aprendizado de nova tecnologia Flex Configuração do ambiente IDEs, variáveis, SDKs

Dificuldades encontradas Devemos continuar com JDBC no banco de dados? Hibernate seria mais fácil? Alguma outra tecnologia daria maior suporte à colaboração e a edições concorrentes? Compatibilidade de dados Cliente x Servidor Flex e Servidor Java Comunicação MIDI

Plano para a próxima iteração 6 de abril a 14 de abril Tarefa Início Prazo Responsável Planejar a iteração 4 de abril 5 de abril Gerente Elaborar protótipo 6 de abril 7 de abril Designer e Designer Int. Us. Redefinir arquitetura 8 de abril Arquiteto Desenvolvimento 14 de abril Desenvolvedores Testes 11 de abril Avaliar iteração

Desenvolvimento (requisitos) Requisitos não implementados da Iteração 1 Múltiplos Canais Partitura: Armadura, alteração de fórmulas, pausas Copiar/recortar/colar compassos (desejável) Representar os dados do BD graficamente Precisa da conexão cliente - servidor. Suporte à colaboração Edição concorrente

Dúvidas?

Obrigado!