A economia do estado da Paraíba

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os rumos da economia do MS frente a globalização.
Advertisements

As regiões geoeconômicas do Brasil
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Complexo Regional da NORDESTE
A AGRICULTURA BRASILEIRA
LOCALIZAÇÃO E ÁREA DE ABRANGÊNCIA: - A Cooperfumos está localizada no município de Santa Cruz do Sul, região centro do RS a 180 km de POA; - A abrangência.
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
Regiões do Brasil.
Produção de Fumo no Sul do Brasil
Lívia Maria Pinheiro Gazzi
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
O Nordeste do Brasil.
NOSSA FORÇA AO SEU LADO Projeções Econômicas para Forte retomada de crescimento com duas principais fontes de incerteza: as eleições (câmbio e inflação)
GEOGRAFIA DA PARAIBA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
A contrastante natureza do Nordeste
REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
NORDESTE Professora: Lívia.
Os principais Produtos
Agricultura.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 3º TRIMESTRE 2013 Coordenação de Contas Regionais.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Somos todos brasileiros
José Aldemir Freire – Economista
As referências da sociedade de Campina Grande
INDICES DE PREÇOS AGRICOLAS IBRE - FGV
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 1º TRIMESTRE 2013 Coordenação de Contas Regionais.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB Municipal Revela maior Dinâmica dos Municípios Agroindustriais em 2008.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 4º TRIMESTRE E ACUMULADO NO ANO 2011 Coordenação de Contas.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 3º TRIMESTRE DE 2011 Coordenação de Contas Regionais.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 2º TRIMESTRE 2012 Coordenação de Contas Regionais.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 4º TRIMESTRE 2012 Coordenação de Contas Regionais.
PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 1º TRIMESTRE DE 2014 Coordenação de Contas Regionais.
CATEGORIAS DE.
Região Nordeste.
BRASIL Extensão territorial Km²;
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
COMPLEXOS REGIONAIS.
Região Nordeste Cap. 33.
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
Região Nordeste.
Complexo Regional da NORDESTE
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Pesquisa Industrial- Empresa Data 29/06/2011 Pesquisa Industrial- Produto 2009.
Prof. Cristiano almeida
REGIÃO NORDESTE BRASIL
Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel.
Produto Interno Bruto - PIB Pernambuco
Fundamentos em Agronomia
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Vilela Série: 5° ano B
Escola: Coopen Aluno: Caio Série: 5°ano A
PIB SETORES DA ECONOMIA IDH (educação) DESTAQUES
Escola: Coopen Aluno: Lorenzo Série:5º ano B
Escola: Coopen Aluno: Nicolas Série: 5° ano A
Escola: Coopen Aluna: Maria Eduarda Mendes Série: 5°ano B
Escola: COOPEN Aluno:Rafael Série:5º ano A
Zoneamento da Cana-de-açúcar e o Estado de Mato Grosso Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Cuiabá – 06 de outubro de 2009.
RIO GRANDE DO SUL.
Atividades Econômicas nos Campos Gerais e em Ponta Grossa
População no RS Professor Jeferson 3º EM. Indicadores População (estimativa 2015) Densidade Demográfica - 39,77 hab/km².
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

A economia do estado da Paraíba Victor Montenegro de Azevedo Bezerra Victor Pereira Pinto de Melo 4º ano E

A composição do PIB do estado da Paraíba é a seguinte: Em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) paraibano atingiu a marca de 31,9 bilhões de reais, correspondendo a 0,8% do PIB brasileiro. No âmbito regional, essa contribuição foi de 6,4%. A composição do PIB do estado da Paraíba é a seguinte:

Agropecuária: 4,24%. O Municipio que mais se destaca na Agropecuária Paraibana foi Pedras de Fogo com 106,4 milhões de reais. Indústria: 22,5%. A Indústria paraibana corresponde a 22,5% do PIB do Estado, sendo assim a 4ª principal Indústria do Nordeste de acordo com o censo do IBGE 2010, atrás apenas da Bahia, Pernambuco e Ceará. A indústria está praticamente localizada em João Pessoa e Campina Grande, que juntas detém mais de 50% da Indústria Paraibana.

SETOR DE SERVIÇO O setor de serviços é responsável pela maior arrecadação de receitas no Estado. O turismo é um dos elementos que fortalecem esse setor da economia. João Pessoa, capital estadual, apresenta excelente estrutura hoteleira para receber os visitantes de diversos locais do país que buscam desfrutar as belezas naturais da região.

Frota de Veículos A paraíba tem uma frota de Veículos de 902 mil de acordo com o Detran PB, e projeções indicam que a frota chegará a 1 milhão em 2014. Veja abaixo as 10 maiores frotas do Estado em Dezembro de 2012.

A economia da Paraíba baseia-se principalmente no setor de Comércio e Serviços, sendo a sua Indústria a quarta principal do Nordeste ficando atrás da Bahia, Pernambuco e Ceará, sua agricultura baseia - se na cana-de-açúcar, abacaxi, fumo, graviola, juta, umbu, cajú, manga, acerola, mangaba, tamarindo, mandioca, milho, sorgo, urucum, pimenta-do-reino, arroz e feijão as que recebem mais destaque, devido ao volume de produção, trabalho e divisas resultantes gerados.

Também baseia-se nas indústrias alimentícia, têxtil, de couro, de calçados, metalúrgica, sucroalcooleira. Sua Indústria ficou em 2010 como sendo a quarta mais expressiva do nordeste, segundo o censo do IBGE. Seu valor de produção chegou a 6,4 Bilhões de reais, o que representou 22,5% do PIB.

Agricultura A cana-de-açúcar é um dos principais produtos agrícolas, a paraíba é o terceiro maior produtor de cana-de-açúca. Agricultura do Nordeste, é importante destacar os plantios de algodão que tem uma grande importancia no estado, o caju ,e o abacaxi são as frutas que a Paraíba mais produz, no sertão a agricultura é muito prejudicada às vezes pelas constantes estiagens.

A cana-de-açúcar é um dos principais produtos agrícolas, a paraíba é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste, é importante destacar os plantios de algodão que tem uma grande importancia no estado, o caju e o abacaxi são as frutas que a Paraíba mais produz, no sertão a agricultura é muito prejudicada às vezes pelas constantes estiagens.