CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANA LETÍCIA RAULINO BEATRIZ.

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Transcrição da apresentação:

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANA LETÍCIA RAULINO BEATRIZ NÓBREGA POLLYANA COSTA

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE PARA ESCOLHA DA TECNOLOGIA ADEQUADA: Entender as capacidades da tecnologia de hardware e software Aprender a selecionar hardwares e softwares que atendam as exigências empresariais específicas Conceitos racionais financeiros e empresariais que orientem os investimentos nessa tecnologia

HARDWARE E INFRA-ESTRUTURA COMPONENTES DE HARDWARE DE UM SISTEMA

TIPOS DE COMPUTADORES E DE SISTEMAS DE COMPUTADORES Mainframes: É o maior computador, tem memória enorme e capacidade de processamento rápida Computadores de porte médio: Menos poderoso, mais barato e menor que um mainframe Computador pessoal (PC): Pequeno computador de mesa ou portátil Estação de Trabalho: Computador de mesa com recursos gráficos e matemáticos poderosos Supercomputador: Altamente sofisticado e poderoso, executa cálculos complexos

REDES DE COMPUTADORES E COMPUTAÇÃO CLIENTE/SERVIDOR -Processamento Distribuído: distribuição de trabalho de processamento entre vários computadores -Processamento Centralizado: realizado por um computador central de grande porte -Computação Cliente/Servidor: divide o processamento entre “clientes” e “servidores” na rede

TIPOS DE SOFTWARE -Programa de software: Série de comandos e instruções para o computador -Software de sistema: Programas generalizados que gerenciam os recursos do computador -Software aplicativo: Programas escritos para desempenhar funções especificadas pelos usuários finais

Os principais tipos de software

Software de sistema e sistemas operacionais de PCs Multiprogramação Executa dois ou mais programas simultaneamente usando o mesmo computador Multitarefa Recurso de multiprogramação de sistemas operacionais de um só usuário Armazenamento virtual Administra programas com mais eficiência dividindo-os em pequenas partes de comprimento fixo ou variável Multiprocessamento Execução de duas ou mais instruções simultaneamente em um único sistema, usando mais de uma CPU

Linguagens de programação: Consiste dos 1s e 0s do código binário Linguagem Assembly: Lembra a linguagem de máquina, substitui recursos mnemônicos por códigos numéricos Linguagens de terceira geração: FORTRAN, COBOL, BASIC, Pascal e C Linguagem de quarta geração: Empregada diretamente pelos usuários finais Linguagens naturais: Próximas à linguagem humana SOFTWARE APLICATIVO E LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

PACOTES DE SOFTWARES APLICATIVOS E FERRAMENTAS DE SOFTWARE DE PCs Software de processamento de texto Software de planilha eletrônica Softwares gerenciadores de bancos de dados Software de recursos gráficos de apresentação

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE Requisitos de hardware para o comércio eletrônico e a empresa digital -Planejamento da capacidade: Processo de prever a capacidade computacional -Escalabilidade: Capacidade de um computador, produto ou sistema de expandir-se para atender a um número maior de usuários sem sofrer pane Custo total de propriedade (TCO) de recursos tecnológicos -Designa o custo total de possuir recursos tecnológicos -Inclui custos iniciais de compra, custo dos upgrades de hardware e software, manutenção, suporte técnico e treinamento

Alugar ou montar? Utilização de provedores de serviços tecnológicos Provedores de serviços de armazenamento on-line Fornecedor terceirizado Aluga espaço de armazenamento a assinantes na Web Permite aos clientes armazenar e acessar dados Provedores de serviços aplicativos (ASPs) Fornecem software que pode ser alugado por outras empresas Outros tipos de provedores de serviços Fornecem recursos adicionais que ajudam as organizações a gerenciar seus ativos tecnológicos

Telecomunicação é a comunicação de informações por meios eletrônicos, em geral a certa distância. A revolução das telecomunicações A desregulamentação e reforma das telecomunicações no mundo, derrubando o monopólio estatal, ensejou o surgimento e desenvolvimento de novas empresas no setor, o que posteriormente fez surgir milhares de produtos e serviços de telecomunicações como telefones celulares, tv a cabo, satélites de comunicação, serviços de internet, entre outros.

Componentes do sistema de telecomunicações 1. Computadores 2. Terminais 3. Canais de comunicação ou conexões 4. Processadores de comunicação 5. Softwares de comunicação

Canais de comunicação 1. Par trançado 2. Cabo co-axial 3. Cabos de fibra óptica 4. Transmissão sem fio

Topologias de redes de comunicação 1. Rede em estrela 2. Rede em barramento 3. rede em anel 4. Redes locais (LANS) e redes remotas (WANS) 5. redes de valor agregado ( VANS)

Tecnologia a serviço do comércio e negócios Serviços comerciais de informações digitais - Finanças e contabilidade - Recursos humanos - Fabricação e produção - Vendas e marketing  A Internet e a nova infra-estrutura da Tecnologia de Informação

Nova TI aplicada às empresas Contexto Características Exigências capitalistas Integração digital Redes empresariais e redes integradas

Internet: infra-estrutura de TI para a empresa digital O que é Internet? Funcionamento e mecanismo da Internet Tecnologia e serviços de Internet World Wide Web (www)

Reposicionamento da Administração diante da nova TI Expansão e aperfeiçoamento da infra-estrutura de TI Emergência do Comércio eletrônico, negócios eletrônicos e empresa digital Exigências de modernização Visão mais ampla do desenvolvimento da infra- estrutura Seleção de novas e adequadas TIs

Perda do controle gerencial sobre os sistemas Desafios de conectividade e integração de aplicações, Controle dos custos ocultos nas técnicas virtuais Confiabilidade, escalabilidade e segurança Desafios gerados pelo uso da internet e da realidade da nova TI

Planejamento e administração das mudanças empresariais Educação e treinamento do usuário final Gerenciamento de dados Valorização da conectividade, integração de aplicações, largura de banda e controle de custo ao se planejar a infra-estrutura de TI Soluções aos desafios gerados

Estudo de caso: aplicação da TI à atividade judiciária Informatização e modernização das atividades jurisdicionais Redução da morosidade Atualização e melhora dos procedimentos jurisdicionais Adequação da prestação jurisdicional à mutante e dinâmica realidade social

OBRIGADA!