A Escola AA virtual INTERNETINTERNET INTERNETINTERNET SITE ou Página WEB Plataforma Moodle antonioarroio.crie.fc.ul.pt Correio eletrónico R E D E I N T E R N A Pacote de programas de administração escolar: GIAE Espaços individuais para guardar ficheiros acesso mensagens Impressora / Fotocopiadora / Digitalizador
SITE ou Página WEB É o meio privilegiado de informar sobre a Escola – acessível a todas as pessoas em qualquer lugar do mundo É pouco interativo – só os administradores e editores podem fazer alterações voltar
É o meio de comunicação interna – acessível aos elementos da comunidade escolar em qualquer lugar do mundo É muito interativo – todos os utilizadores podem enviar mensagens e ficheiros, participar em edições conjuntas, etc. As mensagens enviadas de um determinado sítio/disciplina são encaminhadas para as caixas de correio dos utilizadores desse sítio. É preciso identificar-se com um login: nome de utilizador e senha/palavra-passe Plataforma Moodle antonioarroio.crie.fc.ul.pt voltar
É um conjunto de caixas de correio individuais que os elementos da comunidade escolar devem utilizar nas suas comunicações como profissionais da instituição, quer entre si, quer com elementos exteriores: serviços educativos, fornecedores, encarregados de educação, etc. Cada professor acede apenas à sua caixa de correio (calendário, contactos, etc), e o endereço é É preciso identificar-se com um login: nome.sobrenome/palavra-passe Correio eletrónico voltar
R E D E I N T E R N A Espaços individuais para guardar ficheiros Para aceder a esta rede, tem que fazer login com f + número de funcionário e uma senha escolhida por si. Cada utilizador acede à sua pasta no servidor, a partir de qualquer computador da Escola. Cada utilizador manda fazer as impressões e recolhe- as numa das impressoras da Escola. Impressora / Fotocopiadora / Digitalizador
Programas interligados, entre si: Alunos, Sumários e outros que fazem a gestão das compras no bar, refeitório, papelaria através do cartão do aluno ou o processamento de vencimentos dos funcionários, etc. Cada professor acede ao programa Sumários para registar o sumário e as faltas de cada aula – tem que identificar-se com um login: f seguido do número de funcionário e senha atribuída pela direção. Cada diretor de turma acede ao programa Alunos, apenas aos dados da sua turma, identifica-se com o ano e a turma, por exemplo 10ºA, e com a senha que escolheu na reunião de diretores de turma. voltar R E D E I N T E R N A Pacote de programas de administração escolar: GIAE