COMO VISITAR UM DOENTE A Doença * Transforma existência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta.
CATEQUESE 26 FELIZES PARA SEMPRE
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Evangelho e Prosperidade
A Missão.
FICAR DOS ADOLESCENTES
Venha comigo a uma sala de aula do terceiro ano...
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
A grande comissão deixada por Cristo não foi para batizar
VINDE A MIM.
Oração, comunhão íntima com o Pai
Jesus curou espiritual e emocionalmente, além de fisicamente. O discípulo tem um ministério para com os doentes.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
PRINCÍPIOS IMPORTANTES DA ORAÇÃO
FÉ Texto – Bíblia e outros Imagens – Google Formatação – Graziela
Ética e Moral na formação dos filhos
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
ENTENDENDO O BEM E O MAL (PARTE 01).
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
Toques para ser feliz Roberto Shinyashiki
“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há festa...
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Às vezes, nos perguntamos:
FÉ.
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
A tua Amizade é um precioso tesouro.
O que é rezar Rolagem automática dos Slides com som.
“Onde você é alguém especial”
Ministério da Devoção Pessoal. Ministério da Devoção Pessoal.
“É Ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças” Sl
Porque os Cristãos Sofrem?
Antes de ler esta mensagem respire fundo.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Amor mentira.
AJUDA: MEU OITAVO PASSO
Essenciais da Igreja Evangelizar.
ESPIRITUALIDADE DO ASSISTENTE RELIGIOSO NO HOSPTIAL
Jesus ama a sua família Série: Eu vivo pela minha família.
Pastoral da Saúde: Orientações Práticas
“Jesus nunca disse que a jornada seria fácil, mas ele disse que a chegada valeria a pena” Max Lucado
Ao nosso amigo Jesus que tudo suportou por nós!
Amizade é isso... Ligue o Som.
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer de novo sendo velho
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
ASSUNTO: A PÉROLA DE GRANDE VALOR TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:45-46
Eu Sou a Videira.
“Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João (se bem que Jesus.
Eu sou a Videira.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm,
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O ANTÍDOTO DE DEUS PARA A AMARGURA
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
RELEMBRANDO -Mateus 28: / Romanos 10: evangelizar a todos - nem todos aceitarão - evangelizar é um processo - apresentar o evangelho: boas.
Estudo: Cartas do Apóstolo João às Sete Igrejas da Ásia e à Igreja Fiel do Senhor, onde ela se achar.
Descubra a Mensagem     .
ETERNIDADE.
Davi recorre à misericórdia de Deus
AMIZADE VERDADEIRA.
TAREFA MAIS IMPORTANTE
Antes de ler esta mensagem
23 DE ABRIL DE 2016 A autoridade do Filho do Homem E todos ficavam deslumbrados com o seu ensino, pois que sua palavra era ministrada com autoridade. (Lc.
SENHOR! Não me castigues quando estiveres muito zangado! Não me castigues quando o calor da tua ira estiver muito forte! SENHOR! Não me castigues.
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
Transcrição da apresentação:

COMO VISITAR UM DOENTE A Doença * Transforma existência * Abala A Doença * Transforma existência * Perturba seu relacionamento com Deus * Sensação é de abandono e impotência * Impotente O agente * Desconfortável * Pedro, Tiago e João

COMO VISITAR UM DOENTE FINALIDADE DA VISITA Não consiste principalmente em fazer alguma coisa para o outro, não é dar pílulas espirituais, mas viver esta comunhão no amor! Pois, aquele que sofre não é objeto de piedade, mas, como batizado, é sujeito.

* Os amigos de Jó fazem afirmações tradicionais e piedosas. COMO VISITAR UM DOENTE Bíblia: * Os amigos de Jó fazem afirmações tradicionais e piedosas. * Jesus desperta confiança, suscita a esperança, acorda suas energias ocultas adormecidas, restitui-lhe o sentido da dignidade.

COMO VISITAR UM DOENTE Antes de ajudar, você precisa se auto ajudar. CURADOR FERIDO Por que Curador Ferido? - Aquele que curou suas feridas e está apto a curar a ferida do outro. Para curar a ferida do outro, eu preciso curar as minhas.

COMO VISITAR UM DOENTE O Agente deve: - Evitar comparações: O vale de lágrimas - Evitar complexo de “salvador” ou de Messias - Evitar fugir do problema: o complexo de avestruz

COMO VISITAR UM DOENTE Primeiro contato * Apresentação * Personalizar o encontro * Observação As boas palavras que não são palavras boas “Você vai sair dessa”. “Deus é fiel”. “Comparado ao de Jesus seu sofrimento não é nada”. “Eu já vi coisa pior”. “Todo mundo tem problema”.

COMO VISITAR UM DOENTE O que dizer ao doente Mais fácil é saber o que não se dizer; O doente deverá dizer sobre o que vamos falar; Não são as palavras que consolam e ajudam; A interiorização, o silêncio e a meditação podem consolar muito mais; Dizer: “Eu estou com você”, “Apóie-se em mim”, “Compartilho com você até onde é possível” e o modo como se sente.

COMO VISITAR UM DOENTE Como visitar? Conversa social; Política, futebol, jornais, revistas etc; Ouvir as preocupações do doente. Duração da visita Longa ou curta Não existe tempo exato Estipular o tempo

COMO VISITAR UM DOENTE O silêncio É quase intolerável Vários tipos de silêncio: fechamento, reserva, mortificação, ameaça, cólera, rancor, aceitação, promessa, doação e de posse. Quando o doente chora O choro é um meio de comunicação Compreensão empática Não há muito o que fazer

Paciente de outra religião COMO VISITAR UM DOENTE Paciente de outra religião Protestante, católico, judeu, ateu, espírita. Não perguntar a religião Não se preocupar com a religião Pertence a alguma igreja

Suscitar esperança não é COMO VISITAR UM DOENTE Suscitando esperança A esperança tem muitos nomes. Deus, morrer sem sofrimento. Vacina, tratamento, não´piorar. Esperança tem a ver com confiança. Suscitar esperança não é Ignorar a realidade do sofrimento e da morte Passar por cima dos sentimentos Nega-los dizendo “Não chore”

COMO VISITAR UM DOENTE Suscitar esperança Oferecer um “gancho” onde a pessoa pode se agarrar. Ser alguém que compartilhe os temores e ilusões. Ser alguém com quem o doente possa compartilhar os próprios temores e ilusões.

Lendo a Bíblia com o doente COMO VISITAR UM DOENTE Rezando com o doente Nem sempre temos “clima”para falar de Deus e fazer orações. A oração não pode ser imposta. Rezar a partir daquilo que foi partilhado. Lendo a Bíblia com o doente A Bíblia é, sem dúvida, muito importante. Precisa ser usada com critério. Usa-la de acordo com as necessidades do doente.

Visitando o doente em casa COMO VISITAR UM DOENTE Visitando o doente em casa Encontro de todo grupo Divisão de tarefas e momento de reflexão Visita em dupla

Obrigado! Pe. Anísio Baldessin