RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações reduzidas Bom Estudo!.
Advertisements

Classes de Palavras PREPOSIÇÕES
Orações Subordinadas Adverbiais
Dificuldades da Língua Portuguesa
ESTUDO DO VERBO.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
CRASE a (prep.) + a (artigo) = à a (prep.) + as (artigo) = às
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações reduzidas Profª.: Fátima Liporage.
Adjetivo – Preposição -
Palavras Invariáveis Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio.
PREPOSIÇÃO.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Cristina Patriota Língua Portuguesa
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Imperfeito do Conjuntivo
Advérbios Preposições Conjunções Coesão e coerência
Colocação Pronominal Os pronomes pessoais átonos (me, te, lhe(s), se, nos, vos,o(s) e a(s) podem estar antes, no meio ou depois do verbo.
Concordância Nominal.
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Classes fechadas de palavras
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
...preposição? • Uma palavra invariável que relaciona dois termos onde um completa ou explica o sentido do outro. ...locução prepositiva? • Duas palavras.
Os conectivos: preposição, conjunção,interjeição
Fonologia – o estudo dos sons
Orações Subordinadas Reduzidas
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
Resolução de Exercícios
Orações subordinadas adjetivas
Orações Subordinadas Substantivas
Classe de Palavras Invariáveis
Tapetinho Vermelho.
EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS
Conectivos – Preposições e Conjunções
Jogo Gramatical Jogar.
PREPOSIÇÃO E AS RELAÇÕES DE SENTIDO
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Gramática Revisão - Morfologia Eduardo Batista.
Causas dos principais erros de ortografia
Preposição e sua construção de sentido
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
Professora: Narla Fontoura
Preposição emprego.
Substantivas Adjetivas Adverbiais Professora Lilian Lorenz
Oração Subordinada Adverbial
Pré-vestibular Quilombo Ilha
Prof. Deivis ADITIVA ADVERSATIVA EXPLICATIVA CONCLUSIVA COORDENADA
Laboratório da Língua Classes de Palavras
Preposição e Conjunção
Período Composto.
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
Particularidades Gramaticais Aula 1
ADM3AM PROF. CHICO ARRUDA Orações Adjetivas e Adverbiais.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
SUBORDINAÇÃO 7.º ano. SUBORDINAÇÃO Processo sintático que consiste na junção de duas ou mais unidades linguísticas numa relação de dependência hierárquica.
Preposições.
Transcrição da apresentação:

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS Uso de preposições e locuções prepositivas Uso dos pronomes relativos Classes gramaticais que participam da coesão textual

Locução: duas ou mais palavras que apresentam a mesma função. 1.a) Você nunca está a par da questão. (locução prepositiva – inteirado de) 1.b) As moedas fortes mantêm o câmbio praticamente ao par. (exp. usada em economia; locução adjetiva – diz-se de ações, obrigações, papeis quando o preço de venda é igual ao capital que representam.) Locução: duas ou mais palavras que apresentam a mesma função.

Locução adverbial prepositiva: preposição +substantivo+preposição 2.a) Normalmente a opinião de Samuel vai ao encontro da minha; por isso sempre chegamos a um consenso. 2.b) A opinião dos leitores veio de encontro às aspirações do jornalista, o que gerou constrangimentos. Locução adverbial prepositiva: preposição +substantivo+preposição

a fim de: indica finalidade; introduz orações. 3.a) Ela se mostrou muito interessada a fim de se aproveitar da situação. (locução adverbial prepositiva) 3.b) Não apresentou sequer uma tese afim, de modo que não a compreendemos. (afim=semelhante – adjetivo) a fim de: indica finalidade; introduz orações.

4.a)Se não puder chegar em tempo, avise-me. (se: conjunção condicional) 4.b) É bom que ela tome consciência da situação, senão não teremos como ajudá-la. (senão= caso contrário – locução conjuntiva condicional) Se não... (observar que pode-se formar a oração sem o não; e neste caso tem-se a conjunção apenas.)

5.a) Eu saí da Bahia há cerca de uma década. 5.b) O lançamento do livro foi marcado para dali a cerca de dois meses. 5.c) O livro tratará acerca de problemas políticos e econômicos. Cerca de: aproximadamente (advérbio) Acerca de: a respeito de, sobre (advérbio)

Consequente: elemento introduzido pela preposição e a ela subordinado PREPOSIÇÃO: palavra invariável que relaciona duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Como os advérbios, exprimem CIRCUNSTÂNCIAS (de tempo, causa, modo, meio, fim, etc.), destes diferenciando-se por servirem ao mesmo tempo como meio de relação entre o antecedente e o consequente. Consequente: elemento introduzido pela preposição e a ela subordinado

Tipos de preposições: Simples: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Acidentais: como, conforme, consoante, durante, exceto, salvo, mediante, etc. Prep. Acidental: Apresentou ao público a defesa conforme suas convicções. Conjunção: Conforme o programa foi apresentado, ele se interessou pelo assunto.

Locução prepositiva: — abaixo de / à beira de / acerca de / acima de / à custa de / à espera de / ao lado de / à procura de / a cerca de — a respeito de / de acordo com / dentro de / devido a / diante de / embaixo de / em cima de / em frente a — em redor de / graças a / junto a / junto de / perto de / por causa de / por cima de / por trás de Obs.: Ele vive à custa dos pais. Custas (termo jurídico referente ao recolhimento de taxas para protocolar os processos)

Junto a/de — pegado, ao lado, anexo, unido Junto à minha rua há um edifício muito alto. Não se escreve: Fizemos a pesquisa junto aos funcionários, mas sim: Fizemos a pesquisa com funcionários. Em e A: Em princípio — em tese, antes de mais nada, antes de qualquer consideração Em princípio, sou contra sua participação A princípio — no início, no começo A princípio, os negócios iam bem, mas depois tudo se complicou.

No caso da preposição de, ela não se contrai quando rege infinitivo: Para e por: Esforça-se para (finalidade) Esforça-se por (causa, motivo) De e para: Não se substitui de por para: Relatório da diretoria para do exercício de 2009. Secretário para de Assuntos Interamericanos. No caso da preposição de, ela não se contrai quando rege infinitivo: Já é tempo de elas voltarem. Não se entendem pelo fato de o homem ser arrogante.

Relações estabelecidas pelas Preposições (LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino et al. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. SP: FTD, 2000.

BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Dicionário de Questões Vernáculas. 3ª ed. São Paulo, Ed. Ática, 1996. BARBOSA, Severino Antônio; AMARAL, Emília (colab.). Escrever é desvendar o mundo. Campinas: Papirus, 2008. CIPRO NETO, Pasquale. O dia a dia da nossa língua. SP: Publifolha, 2000. LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino et al. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. SP: FTD, 2000. SQUARISI, Dad. Mais dicas da Dad: português com humor. São Paulo: Contexto, 2003.