A igreja contemporânea

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Transcrição da apresentação:

A igreja contemporânea A Igreja nos séculos XX e XXI

Objetivos Entender a evolução da história da igreja e suas repercussões hoje As principais tendências e eventos marcantes Como a igreja brasileira foi afetada Compreender as principais mensagens disseminadas da igreja na era da pós modernidade Refletir sobre a fé reformada no século XXI

Introdução O início do século XX foi marcado pela decadência da teologia liberal (pura) e pelo surgimento da teologia neo-ortodoxa (Barth) Ao mesmo tempo, teólogos e crentes comuns lutaram para refutar os erros doutrinários e propagar a fé bíblica conforme a Reforma havia resgatado em especial a doutrina calvinista

A igreja no Sec. XX Olhar sem enfoque denominacional 4 grandes tópicos O surgimento do pentecostalismo e seus sucessores O liberalismo, a neo-ortodoxia e seus herdeiros Evangelicalismo e Neo-evangelicalismo A igreja reformada Alguns destaques no século XX A igreja brasileira

Pentecostalismo 1906 o avivamento da Rua Azusa (Los Angeles) Pr William Seymour

Pentecostalismo Expansão rápida Denominações diversas Evangelização como uma marca importante Doutrina essencialmente bíblica, porém arminiana Influência das doutrinas dos irmãos Wesley, Finney, e outros avivalistas do passado Surgimento do Neo-pentecostalismo

Evangelicalismo e Neo-evangelicalismo Origem na Inglaterra do Sec. XVIII Doutrinas básicas: Necessidade de conversão pessoal Autoridade bíblica Ênfase no ensino e pregação da salvação baseada na morte e ressurreição de Cristo Evangelização efetiva

Evangelicalismo e Neo-evangelicalismo Saiu do fundamentalismo norte-americano na década de 20 Preservar as doutrinas fundamentais sem o rótulo de sectários que os primeiros fundamentalistas tinham Expoentes: Ockenga (1947 cunhou o termo neo-evangelicalismo), Carl Henry, Billy Graham Maior e melhor relacionamento com outros cristãos para expansão do evangelho Abarcar pentecostais, conservadores, dialogar com os liberais (ecumenismo evangélico)

Herança liberal e neo-ortodoxa Vários teólogos desenvolveram perspectivas teológicas que guardam raízes no pensamento liberal ou neo-ortodoxo Rudolf Bultmann – desmitologização Oscar Culmann Jurgen Moltmann (1926 - ....) teologia da esperança

Herança liberal e neo-ortodoxa Teologia do Processo (anos 60) Raízes em Moltmann Nega a soberania de Deus, sua natureza onisciente e onipotente Teologia do Ser ou teologia existencial (Tillich) Teologia da Libertação (no Brasil – Boff, Rubem Alves) Teologia Feminista

A Teologia reformada Basicamente é caracterizada pelas doutrinas básicas chamadas de 5 pontos do Calvinismo Redescoberta da fé reformada – resposta crescente à falência do neo-evangelicalismo Pastores e escritores jovens (Young, Restless and Reformed) - popularização Grandes teólogos em várias áreas Cornelius Van Til, Hoekema, Gerrardus Vos, Berkhof Publicações Cultura Cristã, Fiel, Monergismo,....

A Teologia reformada Confissões reformadas do Sec. XVI e XVII Westminster Heidelberg, Dordt,... Não confundir com Dispensacionalismo Tradicionalismo Hiper-calvinismo

Destaques no sec XX O forte movimento missionário Conferência de Edimburgo (1910) Pacto de Lausanne (1974) Pacto de Lausanne (1974)

Destaques no sec XX A Tradução das Escrituras A Igreja na cortina de ferro e no Oriente Concílio Vaticano II (1961) – “irmãos separados”

A igreja brasileira Pentecostalismo Neopentecostalismo Chegada Congregação Cristã do Brasil (S.Paulo, 1910) Assembleia de Deus (Belém, 1911) Anos 50 e 60 Evangelho Quadrangular (1951) Brasil Para Cristo (1955) e Deus é Amor (1962 Neopentecostalismo IURD (1970), Internacional da Graça (1980), Resnascer, Sara Nossa Terra, etc... Sua teologia permanece cristã?

A igreja brasileira Evangelicalismo Veio como uma tendência de orientação conservadora Grande influência em todas as denominações Muito importante na formação da “cultura evangélica” Pregação e instituições paraeclesiásticas Pouca profundidade teológica

A igreja brasileira Outros pontos a destacar Influência católico-romana Importância do período da ditadura militar Teologia da libertação em suas expressões evangélicas e católicas Forte misticismo Negação ao estrangeiro – busca de uma teologia brasileira

Tendências no início do século XXI Movimentos emergentes Várias tendências, desde muito liberais e místicas até mais ortodoxas Emergent Village Herança da teologia do Processo/Open Theism Herança do evangelicalismo Misticismo Seeker-sensitive

Emergent Village Personagens - Tony Jones, Doug Pagitt, Chris Seay, Tim Keel Final dos anos 90 Outros nomes: Karen Ward, Ivy Beckwith, Brian McLaren, Mark Oestreicher, Dan Kimball, Rob Bell 4 características básicas (Scot McKnight, 2006)

Emergent Village - Características Pós-modernidade: 3 vertentes: Ministrar para a cultura pós-moderna (precisamos resgatar as pessoas da pós-modernidade) Ministrar entre a pós modernidade (ela está aí e tem vantagens e desvantagens – precisamos pregar conhecendo e usando sua linguagem) Ministrar de modo pós- moderno (minoria)– a cultura pós moderna invade a cosmovisão cristã, impacta a teologia e o culto

Emergent Village - Características Prática Culto e adoração – espiritualidade mística medieval Incensos, velas, orações contemplativas, ... Bar Church - Minneapolis

Emergent Village - Características Prática Ortopraxia – o modo como vivemos é mais importante do que aquilo que professamos crer Justiça social Influência forte de Rauschenbusch Missional – ser missional é mais do que ser um evangelista. Participar, com Deus, do trabalho de redenção que Deus está fazendo hoje

Emergent Village - Características Pós-evangelical Reação ao evangelicalismo “So, let me begin with a simplification: the gospel is more than Jesus coming to die for my sins so I can get to heaven. This gospel is not only protested by the emerging movement; it is rejected. Emerging Christians are trying to get beyond this gospel and that movement. Please observe: as an Apple computer is post a PC or a Dell, so the emerging movement is post evangelical. Not in the sense of abandonment, not in the sense of rendering obsolete, but in the sense of taking up and moving beyond as a fresh work of the Spirit.” Piedade pós estudo bíblico Pós teologia sistemática Dentro x Fora (derrubar barreiras denominacionais e além) And some will tag along with Spencer Burke’s thoroughly unbiblical, overcharged Arminian concept of prevenient grace and contend that all are born “in” and only “opt out.” I hear many more speak of a spectrum of faith, degrees of faith, and permeable walls that permit “belonging” before believing.

Emergent Village - Características Política Principalmente nos EUA Alguns se definem como violetas (nem azuis nem vermelhos) como uma crítica ao enfoque econômico dos republicanos e à plataforma imoral dos democratas (aborto, homossexualidade, etc..)

Conclusões – Lições da história Os erros e acertos do passado nos auxiliam hoje Muito do que se propõe na igreja emergente já foi experimentado, vivido e corrigido no passado Erros novos? Novas embalagens?

Conclusões – Lições da história Alegria e gratidão Deus permite discernimento Deus preserva sua Palavra Deus cuida de sua Igreja Somos parte da herança Reformada. Temos pleno acesso à Palavra

Conclusões – Lições da história Humildade e amor Dependemos de Deus – sua graça nos trouxe até aqui Não somos melhores do que outros cristãos Precisamos identificar também nossos erros Orgulho espiritual Intolerância fraternal Acomodação no aprendizado Inoperância Isolamento saudosista – valorização excessiva do passado

Conclusões – Lições da história Cada geração e seu contexto Oportunidades e desafios Ser Igreja em Brasília Viver a fé cristã na cultura pós-moderna Época de grandes desafios mas de grandes oportunidades

Conclusões – Lições da história I Co. 4:2 – Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. Ap. 2:10b – Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Ef 5:25-27 – Cristo se deu pela igreja tendo-a purificado para apresentar a si mesmo igreja gloriosa