Poluição do ar EFA NS– Alfaiate

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

Biosfera e ação humana :atmosfera
O Homem como agente de mudanças ambientais
A Terra e o sistema solar
Dia Mundial do Ambiente
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Reações químicas.
Por : Paola A. Correa de Paula Julho/04
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
POLUIÇÃO DO AR Universidade Federal de Campina Grande
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
ENEM 2008.
POLUIÇÃO.
Quebra do Equilíbrio Ambiental
O AR Alexandre nº 1 Luís nº 13 Arhangel nº 3 Tatiana nº 19
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
Jogo sobre a Poluição.
Poluição do Ar.
Palestrante: José Eustáquio Viola
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Poluição do Ar Trabalho realizado por: Daniel Martins; Filipe Aires; Fernanda Silva; Rita ribeiro.
Dinâmica da Atmosfera.
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2ºBim)
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Constituição do planeta Terra:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Camila Mariah Caio Pellicani
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
Poluição atmosférica Revisão – 6º Ano Avaliação Mensal ( 2º Bimestre)
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
Grandes Problemas ambientais
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Aquecimento Global.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
Nome: Alice Nascimento e Ana Laura Espinosa
Efeito de estufa.
Química ambiental – Problemas ambientais
Ciências Naturais – 8.º ano
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Poluição atmosférica.
O Efeito Estufa.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Poluição do ar EFA NS– Alfaiate Ambiente Higiene Segurança e Saúde no Trabalho Trabalho realizado por: Alexandra Silva Carla Marques

Poluição do Ar A poluição do ar é a alteração da atmosfera, de forma a causar um impacto negativo a nível da saúde e do ambiente.

O que causa a Poluição do Ar? Partículas sólidas finas e inaláveis (pólen, fuligem, poeira, fumo e partículas do solo). Compostos orgânicos voláteis (metano, xileno, benzeno, butano e propano) Poluentes tóxicos (amianto, dioxinas, tolueno, crómio, cádmio) Ozono - muito nocivo à saúde humana. É gerado a partir da reação dos raios solares com outras substâncias presentes no ar poluído (dióxido de nitrogénio, vapor de solventes e combustíveis não queimados totalmente).

O que causa a Poluição do Ar? Dióxido de Enxofre: gás tóxico, incolor e denso. Produzido, principalmente, por vulcões, produzido por queima de gasóleo e em alguns processos industriais. Pode provocar a chuva ácida. Dióxido de Azoto: gás tóxico com cheiro forte e irritante. Produzido, principalmente, em veículos como motores a explosão e também na queima de querosene. Monóxido de Carbono: produzido na queima de combustíveis fósseis (gasolina, gasóleo) e também na combustão de madeira, carvão mineral e gás natural. É incolor (sem cor) e inodoro (não possui aroma).  Dióxido de nitrogénio: formado nos processos de combustão de veículos, centrais térmicas e indústrias. Muito nocivo, participa da formação do ozono e da chuva ácida.

Quais as consequências da poluição na saúde? Irritação das vias respiratórias e agravamento de doenças respiratórias Aparecimento de problemas cardiovasculares Diminuição da qualidade de vida Aumento de risco de cancro do pulmão e das vias respiratórias Alteração dos níveis de hormonas nos homens A inalação de metais pesados, presentes em áreas de muita circulação de veículos, pode provocar doenças do coração, Parkinson , Alzheimer, e distúrbio de ansiedade. Enfraquecimento do sistema imunológico, diminuindo o poder de ação do organismo em combater vírus, bactérias e outros microrganismos

Quais as consequências da poluição no ambiente? Degradação da qualidade do ar Danos nos ecossistemas e património construído Acidificação da chuva Deterioração do ozono estratosférico Aquecimento global Smog Mudanças climáticas

Smog O smog é um fenómeno fotoquímico, que se caracteriza pela formação de uma neblina de cor roxa acinzentada, composta por poluição, vapor de água e outros compostos químicos. Forma-se em cidades que contenham grandes concentração de poluição aérea, normalmente provocada por industrias e veículos motorizados. Além do vapor de água, podemos encontrar num smog a presença de aldeídos, dióxido de azoto, ozono, óxido de azoto, hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos voláteis. Nas situações mais extremas, em função das baixas condições visuais, inviabiliza o trânsito terrestre de veículos terrestres, de aviões e helicópteros.

Efeito de estufa O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por gases existentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de um limite é benéfico ao planeta, mantendo-o a uma temperatura estável. O agravamento do efeito do efeito de estufa para aquecimento global, é bastante prejudicial ao nosso planeta, devido a ele, existem alterações atmosféricas: degelo do glaciares, o que pode levar a diminuição ou extinção de ursos polares, focas, leões marinhos etc… Como a água se torna mais quente, o que altera a data de desova de alguns peixes, os nascem antes do tempo e não têm alimento disponível, acabando por morrer. Com o aumento da temperatura, nas florestas as folhas das árvores e das plantas ficam secas e podem entrar em combustão. Alteração das estações do ano como as conhecemos, está calor no Inverno e chuva no Verão Aumento de tufões e maremotos. Evaporação da água dos oceanos

Podemos não curar o planeta, mas lutar pela sua conservação Conclusão Todas as causas e consequências da poluição atmosférica são graves, mas se cada um de nós ajudar um pouco podemos fazer a diferença. Se deixarmos de usar spray com CFC (Clorofluorcarbonetos), começarmos a deixar o carro em casa e andar a pé ou bicicleta (faz bem á saúde) ou de transporte público (menor quantidade de CO2 emitido por pessoa). Integrarmo-nos da situação do nosso país em relação ás preocupações ambientais. Podemos não curar o planeta, mas lutar pela sua conservação