Literacia da informação

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Transcrição da apresentação:

Literacia da informação Ana Roxo Rosário Duarte Biblioteca da FCT/UNL

Na Internet, é fácil encontrar informação…

Mas é difícil recuperar… Informação pertinente

Utilização da Internet por jovens Jovens com idades entre 10 e 15 anos que utilizam computador, Internet, telemóvel 2005-2008 (% ) 2005 2006 2007 2008 Computador 91.2 90.7 93.7 96.6 Internet 73.5 74.7 82.8 92.7 Telemóvel 62.0 67.0 73.3 84.6 Fonte: Instituto Nacional de Estatística

Dar acesso à Internet sem criar uma formação sistemática para os acompanhar = dar-lhes um carro sem lhe dar formação sobre o código da estrada nem noções básicas de condução Serres, Alexandre.- Évaluation de l’information sur Internet: le défi de la formation (tradução nossa)

Literacia em Portugal Baixos níveis de literacia Testemunhos de bibliotecários de concelhos de média dimensão do sul/centro do país, respectivamente (citado por Calixto, J. A. - Literacia da informação : um desafio para as Bibliotecas, 2004) Baixos níveis de literacia Há um grande desconhecimento sobre a importância da informação As pessoas não sabem onde a informação pode ser encontrada Não são ensinadas a fazer uma pesquisa bibliográfica Estratégias de remediação Trabalhamos com eles (alunos) na pesquisa de informação e na sua recuperação Eles aprendem como a informação está organizada e que podem usar diferentes suportes Tentamos educá-los para o método no que diz respeito à pesquisa Tentamos conduzi-los para um pensamento organizado, de forma a eles poderem desenvolver o seu conhecimento e crescer como pessoas A biblioteca tem a função de ajudar os utilizadores a criar algum método, ajudá-los a subir alguns degraus na pesquisa de informação, para terem um método de pesquisa

Competências em informação Literato em informação 1. Reconhecer quando a informação é necessária 2. Saber onde localizar a informação 3. Saber avaliar a informação 4. Saber usar a informação American Library Association

Ser literato em informação Processo de aprendizagem ao longo da vida Autonomia Aprendizagem centrada no aluno Capacidade de aprender Exigências do mercado de trabalho

Localizar informação Internet => Avaliar a informação Biblioteca => Informação fidedigna

Critérios de avaliação Identificação do site Quem é o responsável/organização que o mantém? Quais os objectivos e público a quem se destina? Qual a tipologia ? (base de dados, portal temático, etc.) Consistência das informações Cobertura da fonte? Validade do conteúdo? Resumos ou informações complementares? Coerência na apresentação do conteúdo? Credibilidade da fonte Autor é reconhecido na sua área de actuação? Conteúdo informacional relacionado com a área de actuação do autor? Informações sobre: referências bibliográficas dos trabalhos do autor, endereço para contacto com o autor, origem da informação?

Clareza para onde conduzem Links internos Links externos Clareza para onde conduzem Actualização Apontar apenas para sites fiáveis Têm informação complementar, ilustrações, portais temáticos? Facilidade de uso Links possibilitam fácil movimentação? Links possibilitam avançar e retroceder? Quantidade de cliques para aceder à fonte e à informação Disponibilidade de recursos da pesquisa na fonte (função de pesquisa, lógica booleana, etc.) Recursos auxiliares à pesquisa (glossários, mapa do site, guias, instruções de uso, manuais para download ou impressão) Layout da fonte Coerência na utilização de padrões Recursos que servem um propósito e não apenas decorativos Design do menu estruturado para facilitar a pesquisa Mensagens de erro durante a navegação Informações de ajuda na interface

Na Biblioteca… Apoio ao ensino Serviços adaptados às necessidades Recursos variados (papel, online) e fidedignos Espaços de estudo individual e em grupo Pessoal especializado: (identificar /explorar recursos; fazer pesquisas; bibliografias, organizar 1 trabalho

Biblioteca escolar Catálogo disponível online? Portais temáticos/bases de dados open access Fontes de informação para construir os trabalhos Tutoriais online Como organizar 1 trabalho, como pesquisar, como resumir, como elaborar 1 bibliografia, etc. Utilização da plataforma Moodle construção de exercícios, questionários, glossários, etc. Objectivos: Criar mecanismos para ter formação sem barreiras de espaço e de tempo

Planear 1 trabalho de investigação

É comum… Não encontro a informação que preciso! Copio o que está no site na íntegra! Recolho informação do 1ºsite que encontro! Não sei o que é para fazer! Não sei onde encontrar a informação! Não sei que informação seleccionar!

Modelos de Literacia Ensino não superior Modelo PLUS Modelo Big Six Modelo de Marland Usado no Reino Unido Usado nos EUA Usado nos EUA (1981) Dividido em etapas 6 Passos a seguir 9 Passos a seguir P = Propósito L = Localização U = Utilização S = Auto – avaliação (Self -evaluation) Definição de Tarefas ; Estratégias de Pesquisa ; Localização e Acesso ; Utilização da Informação ; Síntese ; Avaliação O que eu preciso de saber ; Onde posso ir ; Como chego à informação ; Quais os recursos que devo usar ; Como usarei os Recursos ; De que parte devo fazer registos ; Tenho a informação de que necessito; Como irei apresentá-la ; O que consegui

Modelo de Literacia Ensino superior O estudante é capaz de : 1. Reconhecer necessidades de informação 2. Identificar formas de preencher essas necessidades 3. Construir estratégias para localizar informação 4. Localizar e aceder à informação 5. Comparar, com informações recolhidas ou já possuídas, e avaliar eficazmente a informação 6. Organizar, aplicar e comunicar a informação de forma eficaz 7. Sintetizar e criar nova informação, adicionando a que recolheu à que já possuía e criar novo conhecimento Modelo SCONUL

Que tipo de necessidade? Tipo de trabalho Uma apresentação de 1 tema numa aula? Um trabalho para a disciplina? Estudar um assunto? Fazer uma biografia? Fazer um relatório? Dimensão do trabalho 2 ou 3 páginas? 10 páginas? 20 páginas? Quantos slides ponho no PowerPoint? Cartaz, etc.

O que vou investigar = questões de investigação Plano do trabalho Exemplo: Tema do trabalho Polímeros/heteronímia em Fernando Pessoa O que vou investigar = questões de investigação Divisão em capítulos Definir “polímeros” Definir “heteronímia” Capítulo 1 Destacar as características Características dos diferentes heterónimos Capítulo 2 Referir as aplicações Referir um deles Capítulo 3 Restringir a determinada aplicação Estudar um deles em pormenor Capítulo 4 Partir do geral para o mais especifico!

2ª etapa = Localizar a informação

Tipos de fontes/recursos objectivos Enciclopédias e dicionários Recolher informações gerais (definições) Livros Desenvolver o tema Revistas científicas Encontrar informação actualizada (artigos científicos revistos pelos pares) Internet Localizar artigos no Google académico, consultar capítulos de livros no Google books Inquéritos/entrevistas Explorar o tema; recolher opiniões, fazer estatísticas, encontrar testemunhos…

Pesquisas Encontrar palavras-chave (índice dos livros) Ex: polímeros, polimerização, reacções químicas, etc. Pesquisas em livros/revistas/jornais Retirar as cotas, ir à estante e ver os índices/capítulos Pesquisas em Catálogos/bases de dados/recursos da biblioteca (revistas cientificas, livros, etc.) Escolher campo do assunto Usar pesquisa avançada para associar termos (booleanos) Usar truncaturas (ex: polim*) No Google, usar aspas para o sistema colocar os termos na mesma frase!

Operadores booleanos (e/and, ou/or, excepto/not) Lógica booleana Operadores booleanos (e/and, ou/or, excepto/not) Recupera apenas os documentos que contenham em simultâneo os termos escolhidos. Ex: Química Analítica (Assunto) e Métodos (palavra) Alarga a pesquisa, recupera os 2 termos individualmente. Deve usar-se quando procuramos sinónimos. Ex: Bases de dados (Assunto) ou Databases (palavra) Faz com que só o primeiro termo seja recuperado, excluindo o 2º da lista de resultados. Ex: Bases de dados (Assunto) excepto Design (palavra)

3ªetapa = Seleccionar os documentos

Referências bibliográficas No caso dos livros FERREIRA, D. – SOS Física e Química 11º/12ºanos. Lisboa : Sebenta, 2008. ISBN 978-972-799-181-5 Apelidos e nomes dos autores Título Local de publicação Ano Editor ISBN NP 405-1.1994, Informação e Documentação – Referências bibliográficas : Documentos impressos. IPQ

Referências bibliográficas(cont.) No caso de 1 artigo de revista/jornal FIGUEIREDO, M. O. – Factores de estabilidade estrutural associados ao arranjo dos catiões nas estruturas dos compostos iónicos. Revista Portuguesa de Química. Lisboa. ISSN 0035-0419. Vol. 23 (1981). p.250-256 Apelidos e nomes dos autores Título do artigo ISSN Título da revista Volume Ano Páginas NP 405-1.1994, Informação e Documentação – Referências bibliográficas : Documentos impressos. IPQ

Referências bibliográficas (cont.) No caso de 1 CD-ROM: GIL, V. - Química 12ºano [Documento electrónico] : 12ºQ. Lisboa : Texto Editores, 2005. ISBN 972-47-2791-2  [Tipo de documento] Apelidos e nomes dos autores Título Complemento de título Local de publicação NP 405-2.1998, Informação e Documentação – Referências bibliográficas .Parte 2 : Materiais não livro. IPQ

Referências bibliográficas(cont.) No caso de um site da Internet: INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO – Extensão das reacções químicas [Em linha]. Lisboa : Instituto Superior Técnico, 2005. [Consult. 19 Jan. 2010] Disponível em http://www.e- escola.pt/topico.asp?id=351 Dizer que está na Internet Data em que consultei Endereço electrónico NP 405-4.2003, Informação e Documentação – Referências bibliográficas .Parte 4 : Documentos electrónicos. IPQ

Referências bibliográficas (cont.) Servem para: Sustentar as ideias Ilustrar um pensamento Comprovar a veracidade da informação Se não as apontar, estou a fazer plágio = tomar como minhas, as palavras de outro! O conjunto destas referências = bibliografia

4ªetapa = Recolher a informação

Resumir/citar Resumir 1 texto = apresentar, de forma breve, as ideias do texto original. Estas ideias são expressas por palavras próprias, respeitando o conteúdo e a ordem pela qual aparecem no texto Citar = escrever tal e qual como foi escrito pelo autor. Este texto deve aparecer entre aspas em nota de rodapé ou integrado no texto, seguido de comentário pelo autor! 2 formas de citar alguém: 1.Segundo Pedrosa (2008) “quem saboreia o prazer da leitura nunca está sozinho”. 2. Pedrosa (2008) afirma, a propósito do tema da leitura, que….

Evitar colocar 2 perguntas numa só Investigar Entrevistas Inquéritos Presenciais Via email Google docs Perguntas abertas ou fechadas Poucas pessoas É preciso definir 1 amostra * Evitar colocar 2 perguntas numa só * Se estiver a estudar, por exemplo, a influência da Internet nos jovens na minha escola

5ªetapa = tratar a informação

Tratar os dados Reler as notas Organizar os capítulos de acordo com a sua importância Entrevistas = transcrever as informações mais importantes Inquéritos Elaborar tabelas de dados Fazer gráficos Registar conclusões

6ªetapa = escrever o trabalho

Construção do trabalho Estrutura do trabalho: Capa Identificação da escola Disciplina Título do trabalho Autor Local e data Índice Os títulos principais e a respectiva página Introdução Tema do trabalho Razões que levaram à abordagem do tema Principais questões de investigação Metodologia usada Para fazer este trabalho, vou consultar… vou fazer entrevistas a…

Construção do trabalho (cont.) Desenvolvimento Construir os vários capítulos Inserir imagens, esquemas e gráficos e colocar as legendas em cada um Referir as fontes das citações utilizadas Conclusão Exprimir a opinião sobre o tema e sobre o modo como foi feito o trabalho Bibliografia

7ªetapa = Avaliar o trabalho

Avaliar o processo Segui as etapas do plano? Cumpri os objectivos? 1 Segui as etapas do plano? 2 Cumpri os objectivos? 3 Respeitei a dimensão? 4 Respondi a todas as questões de investigação? 5 Usei diferentes fontes de informação? 6 As fontes que seleccionei foram úteis?

Avaliar o processo (cont.) 7 As notas que retirei foram úteis e suficientes? 8 Segui os passos necessários para a realização de entrevistas/inquéritos? 9 Tive o cuidado de utilizar uma linguagem cuidada? 10 Construí o índice de forma correcta? 11 Construí os capítulos tendo em conta as questões de investigação? 12 Segui as normas para elaborar a bibliografia?

Bibliografia SERRES, A.- Évaluation de l’information sur Internet : le défit de la formation [Em linha]. BBF. Paris. T.50, nº6 (2005) [Consult. 02 Mar.2010] Disponível em http://bbf.enssib.fr/consulter/bbf-2005- 06-0038-006.pdf CALIXTO, J. A.- Literacia da Informação : um desafio para as bibliotecas, 2004 [Em linha] [Consult. 02 Mar.2010] Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/artigo5551.PDF TOMÉ, M. C. A. F.- A Biblioteca escolar e o desafio da Literacia da Informação : um estudo empírico no distrito de Viseu [Em linha] Lisboa: Universidade Aberta, 2008 [Consult. 02 Mar.2010] Disponível em http://repositorioaberto.univ- ab.pt/bitstream/10400.2/1222/1/Tese.pdf