Energia no Brasil
Energia no Brasil Objetivos Possibilitar que o aluno compreenda como se estabeleceu o processo de exploração energética no Brasil. Propiciar meios para que o aluno identifique as vantagens e desvantagens do uso de duas importantes fontes da matriz energética brasileira: a hidreletricidade e o petróleo.
Energia no Brasil O Brasil possui farta diversidade de fontes de energia disponíveis para exploração, visando atender a uma demanda crescente e conciliar com os desafios ambientais da atualidade. Observe o gráfico ao lado.
Energia no Brasil Histórico: Até meados do século XX, o Brasil podia ser considerado um país agrário e exportador. Desse modo, era pequena a demanda por energia. Na segunda metade do século XX, quando teve início no Brasil o crescimento da industrialização, desencadeando processos de urbanização e aumento populacional no país, aumentou muito a demanda por energia.
Energia no Brasil Histórico: Nesse contexto, iniciou-se uma série de investimentos para suprir a demanda por energia, primeiro na exploração de petróleo. Por exemplo, a criação da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), em 1953, e de algumas refinarias no país. Na década de 1970, a alta internacional do preço do petróleo fez o Brasil investir mais na produção interna, desenvolvendo a utilização de recursos renováveis, como a cana-de-açúcar na produção do etanol.
Energia no Brasil Os investimentos feitos no setor energético permitiram a descoberta e o desenvolvimento de tecnologias para exploração da plataforma continental, tornando o Brasil autossuficiente no setor de petróleo e exportador. Observe as imagens a seguir.
Energia no Brasil
Energia no Brasil Em 2007, foi anunciada uma descoberta significativa: exploração da camada pré-sal. Observe ao lado.
Energia no Brasil Outros recursos energéticos utilizados no Brasil: carvão mineral e gás natural; energia eólica; energia hidroelétrica; energia nuclear.
Energia no Brasil Carvão mineral e gás natural
Energia no Brasil Energia eólica Parque eólico Rio do Fogo (RN), 2010.
Energia no Brasil Energia nuclear
Energia no Brasil Energia hidroelétrica
Energia no Brasil Atividade A cada ano, o consumo interno de gasolina e etanol depende de variados fatores, como a oscilação do preço do petróleo no mercado internacional; a oscilação do preço do açúcar, que faz os produtores optarem pelo açúcar ou etanol, e as condições naturais que interferem na agricultura da cana-de-açúcar. Dependendo dessas combinações, o consumidor pode ter o etanol ou a gasolina como combustível com preço atraente. Pesquise: Como estão os preços da gasolina e do etanol este ano? Qual opção compensa mais e por quê? Elabore um cartaz com imagens que justifiquem a escolha.