Irlanda do Norte e País Basco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A língua portuguesa – origens e geografia
Advertisements

Espanha. Projeto de geografia Alunas:Késia e Nayara Alunas:Késia e Nayara Números:30 e 18 Números:30 e 18 Professora:Meiriele Professora:Meiriele Ano:9°
Qual foi a contribuição da África?
África do Sul.
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
CONFLITOS EUROPEUS.
Ligação entre o sul em desenvolvimento e o norte desenvolvido
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
Região, Regionalização e regionalismos
Região, Regionalização e regionalismos
Região, Regionalização e regionalismos
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
INDEPENDÊNCIA – AMÉRICA INGLESA
CONFLITO BASCO.
IMPERIALISMO Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões.
As etapas do Capitalismo
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
Península Balcânica.
   A África do Sul conseguiu sua independência política em 1961 e declarou-se uma república. Mesmo com todas as adversidades, os países foram alcançando.
Descolonização Afro-Asiática
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
PODER PARALELO.
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
ROMA ANTIGA Nome:Jonatas Naatz ,Priscila Aguiar
ROMA ANTIGA nome:rosane crislaine turma:a7
Estados Unidos da América
América.
A QUESTÃO BASCA.
Capitulo 1- Povos e Nações
REVISÃO DE GEOGRAFIA 2º TRIMESTRE PROVA 02.
A conquista da unidade política
ÁFRICA.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
A Primeira Guerra Mundial
Curdos.
Unificação Italiana.
conflito da Irlanda do norte
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Independência dos Estados Unidos
Canadá.
CONFLITOS NA MODERNIDADE
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
África do Sul.
A (re)emergência de conflitos regionais
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
CONGRESSO DE VIENA ( ) E REVOLUÇÕES LIBERAIS NA EUROPA ( )
Crescimento Populacional:
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Oriente Médio A Questão Palestina.
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
O país Basco (Espanha) 1959 Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime.
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
Europa - Sociedade.
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
CANADÁ.
CURDOS/CURDISTÃO - Mapa/Localização - Quem são os curdos?(origens, história, aspectos gerais) - Territórios que ocupam - Motivos/razões.
Uma história de resistência
Tema: Conflitos Regionais
Região, Regionalização e regionalismos
Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
E UROPA. A LGUMAS R EGIONALIZAÇÕES DA E UROPA 1ª) Europa Setentrional Países que fazem parte da Europa Setentrional: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
Transcrição da apresentação:

Irlanda do Norte e País Basco Professor Luiz Felipe Geografia

Irlanda do Norte A ilha da Irlanda, sob domínio britânico, desde o século XVI, foi integrada ao Reino Unido no começo do século XIX. As lutas pela independência no século XX, culminaram com a constituição do Estado Livre da Irlanda (1922). Esse estado deu origem a República da Irlanda, composta por condados.

Irlanda do Norte

Irlanda do Norte A porção Norte da ilha (Irlanda do Norte -Ulster), é composta por condados de maioria protestante, e permaneceu vinculado ao Reino Unido. Os demais condados têm maioria de católicos romanos. Esse é um fator de descontentamento constante, sobretudo para os adeptos da reunificação da ilha da Irlanda – em especial, a minoria católica que se sente discriminada política e economicamente pelos protestantes.

Irlanda do Norte

Irlanda do Norte As ideias de reunificação nunca foram vistas com bons olhos pela maioria protestante , que prefere a manutenção entre a Irlanda do Norte e o Reino Unido. Essa divergência de ideias levou a uma série de conflitos que se agravaram na década de 1960. Isso se deu quando a minoria de católicos reivindicou maiores direitos civis, ao que foi respondida com muita violência por protestantes, apoiados pelo governo Inglês.

Irlanda do Norte Nos anos 70 e 80, a Irlanda do Norte foi um dos maiores palcos de violência armada da Europa. De um lado estava o IRA - Exército Republicano Irlandês – católico De outro, milícias armadas irlandesas, apoiadas pelo governo inglês.

País Basco O país basco, composto pelas províncias de Biscaia, Guipúscoa e Álava, é uma região autônoma situada na porção Setentrional da Espanha. Os territórios bascos também se estendem para o sul da França, onde se localizam as seguintes províncias: Labourd, Navarre e Sole.

País Basco

País Basco A população dessa região é de cerca de 500 mil habitantes, que falam o idioma basco (ou vasconço). Essa língua funciona como um fator de unidade e identidade do povo basco. A luta de independência do povo basco começou no século XIX e se intensificou no século XX, quando se formou (1959), o ETA – Pátria Basca e Liberdade.