PARADIGMA O QUE É PARADIGMA?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O ILUMINISMO.
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A Segunda Revolução industrial
A Revolução Industrial
Senai MLBacha.
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Crítica ao conceito revolução.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Sandra Tabuti Sandra Sauer Samuel Malta Nilson Medeiros
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
O Domínio da Tecnologia
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
Prof. Everton da Silva Correa
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Indústria Do artesanato ao robô.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 1.
Cap 02 - Antecedentes Históricos da Administração
MUNDO DO TRABALHO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Professora Carol/Geografia
Prof. Jeferson C. de Souza
A primeira Revolução Industrial
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
Economia Mundial G5.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Estratégia – considerações iniciais
Evolução Industrial.
Aula Multimídia.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É TAMBÉM CONSIDERADA UMA DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS-BURGUESAS DA TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA.
Revolução Industrial Slide já disponível em
TEM FÍSICA NO SEU CAMINHO Uma breve introdução ao excitante Mundo da Física.
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
A partir do século XVIII
SOCIEDADE PÓS – CAPITALISTA Peter Drucker
Introdução à Administração
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
O que é globalização ?.
Profª Helenice Rodrigues Reis, M. Sc. Curso: Adm. Projetos e Empreendimentos Turísticos - Disc: Teorias Organizacionais Introdução à Administração Administração:
Teorias e Técnicas de Comunicação
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
DIT.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Organização do trabalho e da Gestão de Pessoas Para iniciar a compreensão da organização do trabalho, podemos.
História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
BE 076 – Organização e Administração na Ed. Física TEMPO Que tempo? Percepção do tempo. O que eu faço com o meu tempo?... SÉCULO XX E A GLOBALIZAÇÃO.
Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

PARADIGMA O QUE É PARADIGMA?

DEFINIÇÃO O norte-americano Thomas Samuel Kuhn (1922- 1996), físico e filósofo da ciência, no seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas” designou como paradigma modelos que, por período mais ou menos longo e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados.”

Significado de Paradigma Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. O paradigma é um princípio, teoria ou conhecimento.Uma referência inicial que servirá de modelo a ser seguido. (mudança).

Paradigma trabalhista No âmbito laboral, um paradigma é o valor salarial de um funcionário, de acordo com uma determinada tarefa, que funciona como equiparação em relação a outro funcionário, que exerce a mesma função. De acordo com o artigo 461 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a mesma função, desempenhada com o mesmo valor, para o mesmo empregador, no mesmo local de trabalho, deve ser remunerado de igual forma, independentemente da idade, nacionalidade ou sexo.

IGUALDADE/DESIGUALDADE HOJE EM DIA MUITO SE FALA EM IGUALDADE SOCIAL, MAS SERÁ QUE NA NOSSA ATUAL SOCIEDADE ISSO REALMENTE ACONTECE? HOMEM E MULHER, GANHAM IGUAIS? BRANCOS E NEGROS? HOMOSEXUAIS CONSEGUEM EMPREGO FACILMENTE? EX VICIADO OU EX PRESIDIARIO TÊM A MESMA OPORTUNIDADE NA DISPUTA DE UMA VAGA? DIPLOMADOS COM NÍVEL SUPERIOR E NÃO DIPLOMADOS? POLITICOS E SOCIEDADE ENTÃO... NÃO É BOM NEM COMENTAR A DIFERENÇA. O VALOR NÃO ESTA MAIS NO TALENTO, NA HABILIDADE, NO DOM QUE VOCE POSSUI OU NA SUA COMPETENCIA, OU NO TANTO QUE VOCE PRODUZ. ESTA NO TITULO OU DIPLOMA (CANUDO) QUE VOCE TEM. O SER HUMANO PERDEU SEU VALOR. OS MEDICOS CUBANOS DO PROGRAMA MAIS MEDICOS GANHAM IGUAIS OS MEDICOS BRASILEIROS?

MUDANÇAS REVOLUCIONARIAS AGRICULTURA- O homem deixa de ser nômade e começa o desenvolvimento da agricultura: começa plantar alimentos para o processo de fixação dos grupos humanos. INDUSTRIA- A revolução industrial foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas-ferramentas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e a substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão. Thomas Newcomen- foi um ferreiro e mecânico inglês. Em 1712 Newcomen instalou uma máquina para drenar a água acumulada nas minas de carvão, a primeira movida a vapor, patenteada em 1712.. É considerado o pai da máquina a vapor. Posteriormente, em 1765, James Watt, mecânico escocês, aperfeiçoou o modelo de Newcomen. Este seu invento deflagrou a Revolução Industrial e serviu de base para a mecanização de toda a indústria. Em 1814 o inglês George Stephenson revolucionou os transportes com a invenção da locomotiva a vapor. Com isso houve avanços nos meios de transportes e iniciou-se a Era dos Descobrimentos (ou das Grandes Navegações). Ocorreu entre o século XV e século XVII quando os europeus exploravam o globo terrestre em busca de novas rotas de comércio. Para os agricultores e empregados domésticos o trabalho na indústria era uma oportunidade e com isso gerou as migrações do campo para a cidade.

MUDANÇAS REVOLUCIONARIAS ERA DA INFORMAÇÃO- (também conhecida como era digital) é o nome dado ao período que vem após a era industrial, mais especificamente após a década de 1980; embora suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970, com invenções tais como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal.  A era da informação está sendo mais do que uma mudança social. Ela é uma mudança na condição humana. Os soldados americanos que voltaram da I Guerra aspiravam apenas por um emprego seguro. Os soldados americanos que, após voltar da II Guerra Mundial, tinham como uma das principais exigências as suas colocações imediatas em alguma universidade.  A vantagem hoje está na boa aplicação do conhecimento. Alemanha e Japão têm ganhado a concorrência dos EUA, pois estão sabendo aplicar melhor o conhecimento nesses setores do que seus concorrentes. Vemos isso ocorrendo nos processos como o just in time e o toyotismo. Que tornam a produção mais eficaz reduzindo o custo da produção. Nestes processos há uma enorme troca de informações entre os trabalhadores e essa metodologia tem como premissa o aperfeiçoamento contínuo. Aprendizado contínuo que é característica da Era da Informação.

MUDANÇAS REVOLUCIONARIAS ERA DO CONHECIMENTO- No final da década de 1960, surgiu a Internet, criada pela ARPANET, com o intuito de interligar dados a outros computadores. Mas a Internet conhecida nos dias de hoje, só teve início no começo de 1990, através do Word Wide Web (Rede de Alcance Mundial) - as iniciais WWW que digitamos para acessar os sites - criado pela CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear).  A partir de 1990, a Internet explodiu, penetrando na sociedade, da mesma forma que a energia elétrica no passado. A globalização da Internet é muito maior do que a que veio com as grandes navegações, que ampliaram o mercado. O trabalho feito nos parâmetros da revolução industrial tornou-se muito menos eficaz do que o mercado que a Internet propõe nos dias de hoje. O comércio online explodiu, trazendo uma nova forma de negociação entre os consumidores e as empresas, sem a necessidade de um vendedor para intermediar a compra. Também na medicina, na educação, nas artes e na economia, a Internet revolucionou e possibilitou uma melhoria com sua evolução rápida e avassaladora.

ERA GLOBALIZADA Peter Drucker, renomado consultor de empresas e autor de dezenas de livros. É dele também o livro Administração em Tempos de Grandes Mudanças, que expõe claramente esse novo paradigma social.  Neste momento, por volta de 1946, o conhecimento já estava sendo mais valorizado do que o trabalho simplesmente operacional. Mais uma premissa de Marx que não se concretizou, ele dizia que o operário era "alienado,“ que o capitalismo sempre o dominará. Hoje, as ferramentas são os conhecimentos que cada trabalhador especializado possui. O conhecimento não possui mais uma escala de valores. Na nossa época, quantidade de esforço não significa mais resultado. Mãos calejadas não são mais sinônimo de trabalho honesto. Será a capacidade criativa e pensante, que sempre nos diferenciou dos demais animais, que determinará o sucesso das pessoas na economia mundial. Quais serão os novos da sociedade, para onde rumará nosso trabalho? Podemos afirmar com certeza é que serão diferentes, cada vez mais. O poder está na mão das pessoas com conhecimento.