História e Geografia de Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UM SÉCULO DE POLÍTICA À PORTUGUESA
Advertisements

Competências e interligação
ERA UMA VEZ….
História e Geografia de Portugal
A Revolução Liberal de 1820.
25 de Abril de 1974.
História do Brasil Era Vargas.
História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21
A descolonização da África
Cidadania e Empregabilidade
Quem chefia o Estado? Cidadania e Empregabilidade.
O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.
CONTEXTO EUROPEU - Regimes Totalitários ( Alemanha e Itália)
ERA VARGAS (1930 – 1945).
Voto e cidadania.
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
Cidadania e Empregabilidade
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
O 25 de Abril.
OTELO SARAIVA DE CARVALHO
A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO EM PORTUGAL
Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
Organização Política e Administrativa de Portugal
Área de Integração Democracia e cidadania
Aula n.º 33 A Oposição ao Estado Novo A Guerra Colonial 25 de Abril Independência das Colónias A Constituição de 1976.
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Curso Direito à Memória e à Verdade
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
A conquista da liberdade
Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva.... Aníbal António Cavaco Silva (Boliqueime, Loulé, 15 de Julho de 1939) Foi primeiro-ministro de Portugal de 6 de Novembro.
História e geografia de Portugal
O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
Órgãos soberania.
Revolução dos cravos 25 abril (1974)
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
O ESTADO NOVO.
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
Rouxinol FM Emissão especial 26 de Abril No dia de hoje vamos ter uma emissão especial na rádio da nossa escola. Toda a emissão está relacionada com.
Presidente. O Presidente da República Eleito por voto secreto dos cidadãos portugueses Duração do mandato: cinco anos O número máximo de mandatos consecutivos.
A revolução do 25 de Abril de 1974 A revolução do 25 de Abril de 1974: Os motivos  A conjugação de diversos fatores como a debilidade da oposição política,
Como funciona? Quem decide?
Vivência Formativa Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia.
Era Vargas HB.12.
Eurico Gaspar Dutra.
1 Curso Técnico Administrativo. Antes do 25 de Abril O país vivia mergulhado na tristeza e no medo; Não havia democracia, não se realizavam eleições livres.
Mário Alberto Nobre Lopes Soares Elsa Matias Ruben Nogueira Cef-Foto 24 de Outubro de 2010.
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
História do Brasil Era Vargas.
O ESTADO NOVO.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
ABRIL 1974.
Portugal, do autoritarismo à democracia
O ESTADO NOVO História e Geografia de Portugal 6.º Ano.
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
1 - O governo JOSÉ SARNEY (1985 – 1990):
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
CONSTITUIÇÕES DO BRASIL Maurício S. Gravina UCS 2015.
Maria Eduarda 5º ano B.  Em 1.823, foi convocada uma Assembleia Constituinte para elaborar a primeira Constituição do Brasil. Seus membros foram escolhidos.
25 de Abril Revolução dos Cravos O Antes, o Momento e o Depois.
Trabalho elaborado por: Romeu Gomes nº22 Tiago Freitas nº25 9ºC 1 Questões Páginas do manual: 196/197.
A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril.
O 25 DE ABRIL. Quando o Marcello Caetano substituiu Salazar, o povo de Portugal pensou que a situação em que se encontrava o pais iria melhorar, mas esse.
25 de abril História.
Democratizar Descolonizar Desenvolver
História e Geografia de Portugal
Transcrição da apresentação:

História e Geografia de Portugal O 25 de Abril e a consolidação da democracia portuguesa

Na década de 70 o descontentamento da população era cada vez maior, devido: Falta de liberdade; Aumento do custo de vida; Guerra colonial.

Em 1974, o Movimento das Forças Armadas (MFA), constituído por um grupo de militares, decidiu pôr fim à ditadura através de um golpe militar, planeado secretamente durante meses… Foi em pouco mais de doze horas que os militares passaram a dominar os pontos estratégicos do país. Os populares juntaram-se aos militares, aplaudiram e distribuíram cravos vermelhos

Registo fotográfico da época (Clica na imagem e observa com muita atenção.)

Regresso das liberdades Os oficiais do MFA entregaram o poder a uma Junta de Salvação Nacional, presidida pelo general Spínola, com a missão de governar o país até à formação de um governo provisório.

Medidas tomadas pelo MFA Destituição do Presidente da República e do governo; Dissolução da Assembleia Nacional; Extinção imediata da DGS (Direcção Geral de Segurança, nome dado à PIDE após Marcelo Caetano ter assumido o poder); Abolição da censura; Libertação de todos os presos políticos; Lançamento de uma política ultramarina que conduziria à paz. Prisão de membros da PIDE

A reconquista da liberdade permitiu: O regresso dos exilados; A libertação dos presos políticos; Comemoração do 1º de Maio (dia internacional do trabalhador) Comemoração do 1º de Maio

A descolonização: Logo em Julho de 1974, o Presidente da República reconheceu o direito à independência dos povos africanos.

Timor-Leste Timor-Leste foi invadido e anexado pela Indonésia em Dezembro de 1975. Após muitos anos de lutas e devido à influência de órgãos internacionais a Indonésia reconheceu o direito à sua independência em 2002.

Macau Voltou a ser território chinês em Dezembro de 1999 conforme um acordo estabelecido entre Portugal e a China.

Constituição de 1976 A 25 de Abril de 1975 realizou-se eleições para a Assembleia Constituinte. A missão dos deputados desta Assembleia era elaborar a aprovar uma constituição que substituísse a do Estado Novo.

Nessas eleições tiveram direito de voto todos os cidadãos recenseados, incluindo as mulheres, com dezoito anos. Vários partidos puderam concorrer às eleições e fiscalizar o acto eleitoral.

Direitos e deveres restituídos na Constituição de 1976 Liberdade de expressão, de reunião e associação; Liberdade sindical; Direito ao trabalho; Direito à educação e à saúde.

1º Presidente da República eleito após o 25 de ABRIL General Ramalho Eanes

Apresentação elaborada pela: