Profa. Dra. Maria Amélia C. Oliveira 19 de maio de 2008 INCLUSP - Impactos 2007-2008 Ações - 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais.
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Semana Pedagógica - Julho/2011
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
INCLUSP: situação atual, desafios e novas perspectivas
O Vestibular Principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil Surgem os cursos preparatórios Existem diversas críticas a esse modelo.
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Vestibular UFPR H i s t ó r i a Prof. Raul Von Der Heyde /ALD.
VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USPUNICAMPUNESPUNIFESPUFSCARUFABC.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Panorama Educacional Brasileiro
ABC na Educação Científica Mão na Massa
Sobre o conteudo apresentado. Conteudo suficiente.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Avaliação de Projetos Sociais Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo – USP.
Business Intelligence
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
avaliação econômica do Ensino médio profissional
ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
ENCAMINHAMENTOS DA CIB SOBRE SITUAÇÃO RAG 2007 E 2008 Envio de ofício aos municípios que não encaminharam RAG 2007 e 2008 e não justificaram informando.
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
MATRÍCULA – ENSINO MÉDIO Nov./2012
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MINAS
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Indicadores sociais e educacionais
Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
As avaliações e bases de dados do INEP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
Educação básica de qualidade para todos
SOBRE A USP A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida pelos impostos da sociedade do Estado de São Paulo. É a maior universidade do Brasil e.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
PEREIRA, Luciany, PUIC, OLIVEIRA, Alessandra de. Curso: Psicologia. Campus: Tubarão (SC). AS EXPECTATIVAS DOS VESTIBULANDOS FRENTE À NOVA FORMA DE VESTIBULAR.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Pró-Reitoria de Graduação Pró Reitora de Graduação Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Conselho Universitário 8 de abril de 2008 INCLUSP - Impactos
Uma Escola do Tamanho do Brasil
NRM – Núcleo de Gestão da Rede e Matrícula CIE - Centro Informação Educacional CEMAT – Centro de Matrícula DGREM - Departamento de Planejamento e Gestão.
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
REDE ISAAC NEWTON ENSINO MÉDIO
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
“Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira- mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras,
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Campanha Conselho de Amigo Quando a campanha acontece? A campanha estará ativa entre os dias 01/06/2009 e 31/07/2009 Quem pode participar? Alunos dos.
Transcrição da apresentação:

Profa. Dra. Maria Amélia C. Oliveira 19 de maio de 2008 INCLUSP - Impactos Ações

BÔNUS

Número de inscritos no vestibular da Fuvest no período de 2006 a 2008.

Ingressantes na USP que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas: dados reais com bônus de 3% (azul) determinante; dados simulados sem o bônus Fonte: Fuvest/Pró-G; questionário socioeconômico/ficha de inscrição Obs1: Os dados de inscritos oriundos da escola pública foram obtidos a partir das informações fornecidas na ficha de inscrição. Obs2: Os dados de 2008 ainda estão em consolidação (26,7%) 2709 (26,3%) 2448 (24,7%) 2559 (26,7%)

INCLUSP Impacto do bônus 3% candidatos a mais candidatos a mais. Valores a partir de comparação da situação real (com o bônus) com uma situação simulada (sem o bônus). O efeito maior em 2008, apesar da queda no número de inscritos, mostra que o bônus reverteu a tendência da queda de ingressantes oriundos do ensino público.

Desempenho Acadêmico - USP Geral

Desempenho Acadêmico - Área

Desempenho Acadêmico - Campus

Deliberações CoG – 27 março 2008  Manter o bônus de 3% aos candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas;  Qualificar a ampliação do bônus para esses candidatos conforme seu desempenho:  nas provas do PASUSP – Programa de Avaliação Seriada da USP.  nas provas do ENEM.

PASUSP – Programa de Avaliação Seriada da USP  Avaliação do desempenho de alunos de escolas públicas ao longo do Ensino Médio regular da rede estadual do Estado de São Paulo  (responsável por cerca de 85% do total de estudantes que cursam o nível médio).  Esses candidatos poderão ter ampliação qualificada do atual bônus de 3% em até +3%, conforme seu desempenho nas provas PASUSP  (medida válida no vestibular 2009)

OBJETIVOS  Aproximar a USP das escolas públicas da rede estadual de ensino;  Antecipar o contato dessas escolas com o processo seletivo de ingresso na USP;  Estimular a participação de seus estudantes no vestibular da USP;  Minimizar os efeitos da auto-exclusão nelas existente.

CARACTERÍSTICAS  Elaboração da prova:  USP  Aplicação e correção:  FUVEST  Opcional às escolas e a seus estudantes;

CARACTERÍSTICAS  Início previsto: 2008 com estudantes do 3º ano do ensino médio regular.;  Implementação progressiva para as demais séries em 2010 e 2011;  Desempenho dos estudantes se traduzirá em bônus adicional de até +3%, proporcional ao resultado obtido na prova;  Parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo;

ENEM  Manter a valorização do ENEM para todos os candidatos ao vestibular, conforme vem sendo praticado pela FUVEST.  Os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas poderão ter ampliação qualificada do atual bônus de 3% em até +6%, conforme seu desempenho nas provas do ENEM  (medida válida no vestibular 2009)

Síntese aumento bônus vestibular 2009 E.M. público ENEM E.M.público E.M. p.+ENEM+PASUSP 3% até 9% até12%