VANGUARDAS EUROPÉIAS.

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Transcrição da apresentação:

VANGUARDAS EUROPÉIAS

MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS VIGENTES, ELABORARAM NOVOS MODOS DE PERCEPÇÃO DE LEITURA DA REALIDADE

PRINCIPAIS CORRENTES

IMPRESSIONISMO (1870 – 1880) É o marco da arte moderna porque é o início do caminho rumo à abstração. Embora mantenha temas do realismo, não se propõe a fazer denúncia social. Retrata paisagens urbanas e suburbanas, como o naturalismo. A diferença está na abordagem estética: os impressionistas parecem apreender o instante em que a ação está acontecendo, criando novas maneiras de captar a luz e as cores. Nessa tendência a mostrar situações naturais há influência da fotografia, nascida em 1827.

CUBISMO 1907 Abandono da mimesis Figuração em formas geométricas – correspondendo à decomposição da realidade

CUBISMO ANALÍTICO Demoiselles de Avingnon- Picasso

Guernica – Pablo Picasso

CUBISMO SINTÉTICO O Trem – Tarsila do Amaral

La persiana – Juan Gris

FUTURISMO (1909) Inovações tecnológicas – exaltação da força, da energia, da impessoalidade, e da violência. Ruptura com a tradição: ódio às bibliotecas, aos museus.

Cão em movimento – Giacomo Balla

Visões Simultaneas – Umberto Boccioni

EXPRESSIONISMO (1905 -1919) Expressão dos instintos, emoções e sentimentos pela deformação das figuras e pelo exagero dos traçados. Técnica violenta: o pincel e a espátula indo e vindo, empastando ou provocando explosões. Pessimismo, ironia e cinismo

Trigal com corvos – Van Gogh

Auto-retrato – Van gogh

Saturno devorando um de seus filhos - Goya

Ritmo (torso) – Anita Malfatti

O grito – Edward Munch

Errantes – Lasar Segall

DADAÍSMO ( 1916) Anarquismo Princípio dadaísta: a reação violenta e negativa é melhor que a aceitação passiva. Arte abstrata na literatura e no cinema. Arte em fusão com a vida cotidiana. Confrontação com o público

Grotesco – Hana Hech

'Fork and Shirtfront' - Hans Arp.

Bicicletta – Marcel Duchamp

SURREALISMO (1924) Busca da realidade, do surreal, acima das aparências. Influencia freudiana: o inconsciente na liberação das imagens. Paisagens oníricas: formas estranhas e fantásticas; loucura, sonho e dissonância Invenção total: a Arte contém humor e fantasia.

Girafa incandescente Salvador Dali -

Persistência da memória - Dali

Salvador Dali

Rene Magritte

Quadro Golconde, de Rene Magritte

Noturno - Miró

ULYSSES: A Revolução na prosa Primeiro romance moderno – 1922 Autor: James Joyce – irlandês (1882-1941) Baseado na Odisséia de Homero Personagens: Leopold Bloom e Molly (versão paródica da Penélope, de Homero) Técnica: mescla monólogo interior e discurso direto Tentativa de comunicar os conteúdos psíquicos da personagem

O romance, publicado pela primeira vez em Paris em 1922, foi escrito ao longo de sete anos, enquanto Joyce viajava pela Europa. O livro foi proibido na Grã-Bretanha e EUA até 1936 por causa de sua "depravação e obscenidade". Toda a ação do romance passa-se em um dia - 16 de junho de 1904 - em Dublin, cidade natal de Joyce.