VANGUARDAS EUROPÉIAS
MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS VIGENTES, ELABORARAM NOVOS MODOS DE PERCEPÇÃO DE LEITURA DA REALIDADE
PRINCIPAIS CORRENTES
IMPRESSIONISMO (1870 – 1880) É o marco da arte moderna porque é o início do caminho rumo à abstração. Embora mantenha temas do realismo, não se propõe a fazer denúncia social. Retrata paisagens urbanas e suburbanas, como o naturalismo. A diferença está na abordagem estética: os impressionistas parecem apreender o instante em que a ação está acontecendo, criando novas maneiras de captar a luz e as cores. Nessa tendência a mostrar situações naturais há influência da fotografia, nascida em 1827.
CUBISMO 1907 Abandono da mimesis Figuração em formas geométricas – correspondendo à decomposição da realidade
CUBISMO ANALÍTICO Demoiselles de Avingnon- Picasso
Guernica – Pablo Picasso
CUBISMO SINTÉTICO O Trem – Tarsila do Amaral
La persiana – Juan Gris
FUTURISMO (1909) Inovações tecnológicas – exaltação da força, da energia, da impessoalidade, e da violência. Ruptura com a tradição: ódio às bibliotecas, aos museus.
Cão em movimento – Giacomo Balla
Visões Simultaneas – Umberto Boccioni
EXPRESSIONISMO (1905 -1919) Expressão dos instintos, emoções e sentimentos pela deformação das figuras e pelo exagero dos traçados. Técnica violenta: o pincel e a espátula indo e vindo, empastando ou provocando explosões. Pessimismo, ironia e cinismo
Trigal com corvos – Van Gogh
Auto-retrato – Van gogh
Saturno devorando um de seus filhos - Goya
Ritmo (torso) – Anita Malfatti
O grito – Edward Munch
Errantes – Lasar Segall
DADAÍSMO ( 1916) Anarquismo Princípio dadaísta: a reação violenta e negativa é melhor que a aceitação passiva. Arte abstrata na literatura e no cinema. Arte em fusão com a vida cotidiana. Confrontação com o público
Grotesco – Hana Hech
'Fork and Shirtfront' - Hans Arp.
Bicicletta – Marcel Duchamp
SURREALISMO (1924) Busca da realidade, do surreal, acima das aparências. Influencia freudiana: o inconsciente na liberação das imagens. Paisagens oníricas: formas estranhas e fantásticas; loucura, sonho e dissonância Invenção total: a Arte contém humor e fantasia.
Girafa incandescente Salvador Dali -
Persistência da memória - Dali
Salvador Dali
Rene Magritte
Quadro Golconde, de Rene Magritte
Noturno - Miró
ULYSSES: A Revolução na prosa Primeiro romance moderno – 1922 Autor: James Joyce – irlandês (1882-1941) Baseado na Odisséia de Homero Personagens: Leopold Bloom e Molly (versão paródica da Penélope, de Homero) Técnica: mescla monólogo interior e discurso direto Tentativa de comunicar os conteúdos psíquicos da personagem
O romance, publicado pela primeira vez em Paris em 1922, foi escrito ao longo de sete anos, enquanto Joyce viajava pela Europa. O livro foi proibido na Grã-Bretanha e EUA até 1936 por causa de sua "depravação e obscenidade". Toda a ação do romance passa-se em um dia - 16 de junho de 1904 - em Dublin, cidade natal de Joyce.