Fernanda Rocha Centro Espírita Thiago Maior – 23/5/2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
Advertisements

Vinde e vede: um convite à amizade.
O Senhor, teu Deus, suscitará no meio de vós, dentre os teus irmãos,
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
SAL, LUZ, DISCIPULADO E MISSÃO
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
VISÃO DO DISCIPULADO: Um preço a ser pago Pra. Eliene Canté.
Sal e Luz.
VÓS SOIS O SAL DA TERRA... VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO...
SEMENTEIRA E CONSTRUÇÃO “
FONTE VIVA FRANCISCO CANDIDO XAVIER DITADO PELO ESPÍRITO EMMANUEL
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Sal da Terra e Luz do Mundo
JESUS CAMINHO, VERDADE, VIDA.
Fruto do Espírito Santo II Paciência, Afabilidade, Bondade
Se não for esse, devemos nos humilhar? Por quê? E perante quem? Sofrimentos e sacrifícios. Será esse o caminho da humilhação que necessitamos para.
DISCIPULANDO OS COMUNS
ASCIENDE Quem se inclina junto aos outros...
Ditado pelo espírito André Luiz
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
A nossa oração é pública e universal
Site: O bem da Caridade Site:
Acione a BARRA DE ESPAÇOS para mudar de slide. Pelo Espírito: EMMANUEL Psicografia: Chico Xavier Do livro: Fonte de Paz.
... E respondendo ao discípulo que lhe pedira ensinasse a orar, disse o Mestre generoso: Quando rogares amor, não abandones o próximo ao frio da indiferença.
“Ide, pois, aprender o que significa:
PAZ SIM A NÃO-VIOLENCIA!. O QUE PODE TRAZER A PAZ INTIMA? E A FELICIDADE?
As Bem-aventuranças II
"EU VI E DOU TESTEMUNHO." (JO 1,30a).
A compreender que, por definição, os discípulos são pessoas que moldaram a vida à imagem da vida do seu Mestre. A vida de discipulado é desafiante,
Missão do Lar.
Mateus 5: Mateus 5:13-16 Mateus 5: Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada.
VÓS SOIS O SAL DA TERRA!.
Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21)
Palavra de Vida Março de 2008.
Sinal Verde COM SOM.
As Bem-aventuranças.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Senhor é bom estarmos aqui!
Impressões de Otimismo
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
Para falar da presença dos seus discípulos no mundo, Jesus recorre às sugestivas imagens do sal e da luz, cuja importância era bastante conhecida.
Palavra de Vida Palavra de Vida Chiara Lubich - Agosto de 2012 Chiara Lubich - Agosto de 2012.
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
Abolição do mal.
Caracteres do Homem de Bem
Eis o Cordeiro de Deus.
ESMOLA ¨Dai antes esmola do que tiverdes.¨- Jesus. (Lucas, 11:41.)
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
OS PROPÓSITOS DA IGREJA.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu.
SANTIFICA-OS NA VERDADE ( JOAO, 17: 17. ) NÃO PODEMOS ESQUECER QUE, EM SE DIRIGINDO AO PAI, NOS DERRADEIROS MOMENTOS DO APOSTOLADO, ROGOU-LHE JESUS.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Mensagem de Ismael Irmãos! Filhos da minha alma, fiéis aprendizes de minha humilde oficina na grande forja do Mestre e Senhor! Eu vos saúdo e abençôo,
100 Anos de Coração! Inácio Ferreira Psicografia: Carlos Baccelli Uberaba - MG, 30 de março de 2010.
Princípios de Vida 2. “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de.
EVANGELHO.
05 de março de Irradie felicidade Vocês são o sal da terra (...). Vocês são a luz do mundo. (Mt 5:13-14)
FAZENDO MEMÓRIA Luzes do Jubileu de Ouro:  Tema: “Do Jubileu para um novo Pentecostes” ssembleias Regionais e Diocesanas: A ssembleias Regionais e Diocesanas:
Clicar “Meus amigos, a muitos dentre vós tenho ouvido dizer: Como hei de fazer caridade, se amiúde nem mesmo do necessário disponho?
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
155 TRANQUILIDADE. De maneira geral, os aprendizes do Evangelho aguardam a paz, onde a calma reinante nada significa além de estacionamento por vezes.
Transcrição da apresentação:

Fernanda Rocha Centro Espírita Thiago Maior – 23/5/2012 Sal da Terra Passagem do Sermão da Montanha, na qual Jesus compara os discípulo ao sal da Terra. (Matheus, 5:13-16) Apresentação Fernanda Rocha Centro Espírita Thiago Maior – 23/5/2012

O sal da Terra Vós sois o sal da Terra. Se o sal se tiver tornado insípido, como se poderá restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta senão para ser jogado fora e pisado pelos homens. Mat. 5:13 – 16

Contextualização Este texto está posicionado logo após as bem-aventuranças, levando-nos a interpretar que Jesus, após levantar o ânimo dos “caídos”, se dirige aos discípulos que o acompanhavam para apontar-lhes responsabilidades e conscientizá-los quanto aos compromissos que deveriam assumir como seus colaboradores diretos. Que relação haverá entre o sal e os discípulos do Senhor? Que pretenderia o Mestre dizer com essas palavras?

Os seguidores de Jesus são o sal da Terra Jesus afirma que os seus discípulos são o “sal da terra” porque, ao vivenciarem a mensagem cristã em sua plenitude, conseguem dar sabor à vida, temperando-a com os valores das virtudes morais. Afirma, igualmente, o Mestre que os praticantes de seus ensinamentos são a “luz do mundo”, os que afugentam as treva reinantes. Somente o Evangelho é a luz que ilumina, que dá significado à Vida e a valoriza. Richard Simonetti: A voz do Monte, pg. 62.

O Equilíbrio Eis aí precisamente o que quer Jesus, que sejam seus discípulos: elementos preciosos, de grande utilidade na economia social, tipos de honestidade, incorruptíveis e preservadores da dissolução moral no meio em que se encontrarem. Ele quer, em suma, que seus discípulos se distingam na esfera espiritual pelos mesmos predicados por que se distingue o sal no plano físico.

O Equilíbrio Simboliza o imperativo do equilíbrio, principalmente das emoções, assim como a utilização dos valores morais e intelectuais de que já dispomos com segurança, a fim de que possamos cooperar de modo coerente e eficiente, na tarefa que nos é confiada. Outro aspecto que o sal sugere é o da conservação, pois o ensino de Jesus deve permanecer inalterável.

Na medida certa O Sal, na condição de condimento, deve ser utilizado de maneira adequada, de modo balanceado. Se utilizado abaixo da quantidade necessária torna a alimentação insípida, se em doses altas torna a alimentação excessivamente salgada.

O sal no campo do trabalho Semelhante, o aprendiz e o auxiliar dos núcleos espíritas devem agir, junto às pessoas com necessidades ou sofrimentos, de forma comedida, discreta, equilibrada e temperante. A imagem do sal é a de um componente que explicita essa postura no campo do trabalho que se nos torna disponível pelo Plano Maior. 3º Encontro dos amigos do Chico Xavier Guaxupé-MG - 2011

O Evangelho e o sabor da Terra Por tudo o que representa, o Evangelho é de aplicação indispensável para dar sabor à existência, tornando-a saudável e feliz. Sem ele a Vida fica insípida; sem atrativos, monótona, tediosa, complicada, ainda que as circunstâncias sejam as mais favoráveis, ainda que a aparência seja magnífica.

O Evangelho e o sabor da Terra Nada na existência terá sabor de felicidade autêntica; nenhuma associação humana, seja no lar, no trabalho, na comunidade, se fará com equilíbrio e proveito; jamais estaremos em paz com a própria consciência, sem uma pitada de Evangelho em tudo o que fizermos.

O Evangelho e o sabor da Terra Viver o Evangelho de Jesus significa o empenho de aplicar, de conformidade com as circunstância, um pouco de tolerância, um pouco de carinho, um pouco de bondade, um pouco de sacrifício, um pouco de renúncia em favor do semelhante. Graças a Deus!