Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI

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RENASCIMENTO CULTURAL SÉCULO XIV AO XVII
Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa);
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
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Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
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Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
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Acreditavam que estavam fazendo renascer a cultura.
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Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Renascimento Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as cidades da Europa Ocidental entre os séculos XIV.
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31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
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O RENASCIMENTO DEFINIÇÃO: Movimento cultural da Idade Moderno (XV e XVI) que representou uma contraposição aos valores medievais, defendendo os novos.
Transcrição da apresentação:

Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI RENASCIMENTO CULTURAL: Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI Aulas 38 e 39 História Prof. Nicolás

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO - Movimento científico-cultural Europa  Transição entre as Idades Média e Moderna Representou aspirações da burguesia. FATORES: A Expansão Marítima e o Renascimento Comercial; Influência da civilização Bizantina; A retomada dos estudos das civilizações clássicas (greco-romana) A ascensão sócio-econômica da burguesia; A invenção da imprensa

Gravura do século XVI representando gráficos trabalhando em uma oficina que contava com os equipamentos tipográficos inventados por Gutemberg.

CARACTERÍSTICAS: Humanismo: forma mais terrena, concreta, de pensar a ciência, a moral, a religião etc. Antropocentrismo: o homem passa a ser visto como o centro do Universo, negando o Teocentrismo Medieval. Individualismo: valorização da capacidade de criação e o espírito de competição. Racionalismo: sobreposição da ciência (experimentalismo) sobre a fé (dogmas).

Naturalismo: preocupação em retratar fielmente os homens e animais nas artes (detalhes anatômicos). Heliocentrismo: o sol visto como centro do Universo, contrariando a concepção geocêntrica de Ptolomeu. Hedonismo: valorização dos prazeres do corpo e do espírito

Diferenças entre o pensamento medieval e o renascentista: PENSAMENTO RENASCENTISTA Teocentrismo Antropocentrismo Verdade = Bíblia Verdade = experimentação, observação Vida material sem importância Vida terrena e material também é importante Conformismo Crença no progresso Natureza = fonte do pecado Natureza = beleza, onde o homem se insere Dogmatismo Fé diferente da razão

As três graças

COMPARANDO AS DUAS OBRAS Medieval Moças Idênticas Posturas iguais Corpo rígido Renascentista Aparecem diferenças entre moças Posturas diferentes Corpo gracioso

Heliocentrismo Geocentrismo

ITÁLIA – BERÇO DO RENASCIMENTO

FATORES DO PIONEIRISMO ITALIANO NO RENASCIMENTO: Desenvolvimento comercial de suas cidades; Mecenato (burguesia incentivadora e protetora das artes); Abrigo dos sábios e artistas bizantinos, com a queda de Constantinopla; Sede do Império Romano. No centro da figura, o atento Maximiliano Sforza, filho de importante família de Milão, rodeado de colegas desinteressados na aula.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO RENASCIMENTO ARTÍSTICO-CULTURAL NA ITÁLIA: Nicolau Maquiavel – O Príncipe Giovanni Boccaccio – O Decameron Dante Alighieri – A Divina Comédia Leonardo da Vinci – A Gioconda e A Santa Ceia. Michelangelo – Afrescos no teto da Capela Sistina, Moisés, Pietá Sandro Botticelli – O Nascimento de Vênus, A Primavera Rafael Sânzio – Diversas Madonas

Lourenço de Médici Nicolau Maquiavel, autor de O príncipe Mona Lisa, de Leonardo da Vinci

Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria. Expressa o infinito amor da mãe pelo filho.

Sandro Botticcelli, ao desenhar este belo Nascimento de Vênus, inspirou-se na mitologia clássica greco-romana; ele queria reconciliar o pensamento cristão com o pensamento pagão da Antiguidade.

Michelangelo trabalhou durante quatro anos na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano, onde concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. A cena mais representativa é a da criação do homem, em que Deus estende a mão para tocar a de Adão.

CAPELA SISTINA – O juízo final Michelângelo

Ao morrer, com aproximadamente 67 anos, Leonardo da Vinci deixou cerca de quatro mil páginas, com desenhos, anotações, projetos de máquinas e tratados científicos. Entre seus projetos, encontramos máquinas voadoras, máquinas de guerra (capazes de lançar bombas à distância), máquinas têxteis, esboços precisos de músculos, de nervos e do cérebro humano. Ao lado, uma das páginas deixadas por Da Vinci, na qual se pode ver o projeto de um laminador movido por roda hidráulica.

A EXPANSÃO DO RENASCIMENTO CULTURAL PELA EUROPA: Thomas Morus: Utopia Inglaterra William Shakespeare: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo As obras de Shakespeare estão ainda hoje presentes no teatro e no cinema!! França Michel de Montaigne: “Ensaios críticos” François Rabelais: “Gargântua e Pantagruel” Península Ibérica Miguel de Cervantes: Dom Quixote Camões: Os Lusíadas Gil Vicente: Auto da Barca do Inferno