Workshop de improviso  O improviso feito em grupo só da certo se todos participantes caminharem na mesma direção e compreenderem os princípios de como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palestras Treinamentos In Company Workshops Seminários
Advertisements

Portal ei-JOVEM.
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
SP | NOSSA SÃO PAULO.
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Como montar um grupo em sua escola ou universidade?
Departamento de Promoção Social
Empreendedorismo AULA 3
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Como organizar um, sem esquecer nada
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
TEATRO DRAMÁTICO.
Transformando sua empresa em um Grande Negócio

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
O conteúdo.
O que mais você quer?.
Carlos Drummond de Andrade
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS – O que é e como fazer?
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
r CLICAR Edson Marques Clic ou tecle Enter.
Características de um bom professor de biologia
Sofrimento e confissão
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
A Pedagogia do AM R - Roberto Crema -.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Universidade Estadual de Maringá
Palestra - espetáculo “Improviso e Criatividade”
AME-SE MULHER!!!.. AME-SE MULHER!!!. Nunca se permita sentir sozinha, você pode ser Nunca se permita sentir sozinha, você pode ser ... mas também aprenda.
Candidata a Sede UFSCar Campus Sorocaba
Automático 8 ¯.
8 a 10 de março 2013, Porto Alegre RS
Ligue o som.
O QUE É ARTE?.
Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE CAMPANHA BEBIDA E DIREÇAO ~
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
Dinâmica: A actividade desafia os participantes a experienciarem as seis fases pelas quais passam os músicos profissionais: preparação, adaptação, comunicação,
O Crescimento do Conhecimento Médico Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Copyright 2001.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
O Homem Letra da Musica de Roberto Carlos.
A TECNOLOGIA DOS CONCRETOS ESTRUTURAIS: FÁCIL, ECONÔMICA E DURÁVEL. UMA VERDADE AO ALCANCE DE TODOS! Workshop ABECE: Estrutura de Concreto: do Projeto.
ENTRE CARDOS E ESPINHOS... Letícia Thompson.
ALGO ERRADO Paulo Roberto Gaefke.
TEM ALGO ERRADO... Paulo Roberto Gaefke
Oração Faça esta oração mesmo que não sinta vontade!!
GASOLINA ARGENTINA ??? VALE A PENA LER... É bom ler, talvez assim tenhamos consciência, sem contar com o pedágio que conta com uma famosa rede de informações.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Paiva Slides Quando você anseia por fazer a coisa certa e tomar o caminho correto, você assim o fará.
MOSTRA BRASIL DE MÚSICA E CULTURA INDEPENDENTE
GINÁSTICA RÍTMICA E ARTÍSTICA
Igreja Batista Monte Sião
Prado Slides – Cidreira / RS Era uma festa familiar, destas que reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que ninguém conhece direito.
O Destino de cada um By Vilma Galvão.
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Eu sou uma poetisa.
Equipe responsável pela produção
Chega!!! As espécies de plantas e animais vêm desaparecendo assustadoramente. Não deixe de ligar o som Pressione “Enter” para mudar de tela Irene Alvina.
INVENTÁRIO CRIATIVO “ Arte é a tradução do espírito por meio da matéria.” (Salvador de Madariaga ) Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Interdisciplina.
PERMITA-SE.
Luz Maria Alice Cerqueira.
A Pedagogia do AM R Religar conhecimento ao amor é o mais instigante desafio do momento... É esta a metavirtude que precisa orientar nossa sofisticada.
Sônia Bertocchi EducaRede Brasil 1 Novas tecnologias novos modos de ensinar novos modos de aprender.
Projeto Pixel Reunião com pais e alunos Projeto Pixel Março, 2014 Porto Alegre.
Transcrição da apresentação:

Workshop de improviso  O improviso feito em grupo só da certo se todos participantes caminharem na mesma direção e compreenderem os princípios de como trabalhar em grupo e aceitar idéias alheias. Nesta integração, os participantes são estimulados a criar de maneira coletiva, de forma que a dependência do outro seja fundamental para a realização dos objetivos.  A partir do improviso, os participantes serão envolvidos em uma série de dinâmicas e jogos nos quais, em conjunto, irão criar, contar e interpretar histórias coletivas, construir imagens utilizando a si e a seus colegas, realizar e imitar os movimentos uns dos outros. Dentro desse ambiente lúdico e de aparente descontração serão trabalhado os conceitos de interdependência, sinergia e como trabalhar e criar coletivamente.Além de conhecerem seus colegas e sua equipe de um outro ponto de vista.  No final acontece o debriefing para comentar e explicar o conteúdo por trás dos jogos escolhidos.

Princípios do Improviso  Aceitação : das idéias,das propostas,do momento e do parceiro  Escuta refinada : ouvir o parceiro e o instante presente  Fluxo de idéias :não filtrar,não julgar,deixar as idéias saírem  Estar presente,trabalhar o aqui agora  Criar coletivamente

Palestra : “Improviso e Criatividade” Esta palestra tem como objetivo abordar a criatividade a partir de um olhar artístico,tomando como base o universo do clown e da improvisação. A partir dessas linguagens mostrar ao público de uma maneira lúdica e divertida alguns preceitos e pontos de partida para um olhar criativo. A palestra tem diversos momentos em que o público participa,fazendo com que vejam os conceitos sendo aplicados na hora. No fim o palestrante faz um solo de improviso,criando uma cena ao vivo,fazendo um gran finale.

Pontos de partida S.E.I !!!  S.E.I. !!! São os princípios de um olhar criativo.  S.im – aceitação de idéias,construção coletiva,sem julgamentos nem filtros.Trabalhar com pessoa diferentes e ser parte de uma equipe  E.rro – faz parte do processo criativo.Aceitá-lo e lidar com ele.Pode ser visto como “resultado não esperado”.  I.mproviso – Lidar com o novo,com o momento. Fundamental no mundo de hoje,onde tudo muda : mercado, chefe, concorrência, negócio etc

Marcio Ballas  Formado em Paris onde viveu por 3 anos pesquisando a arte do palhaço com Jacques Lecoq, André Riot Sarcey e Philippe Gaulier. É um dos “Palhaços Sem Fronteiras” franceses com quem fez expedições para Madagascar em 2000 e para campos de refugiados, durante a guerra do Kosovo. Foi integrante dos “Doutores da Alegria”. Um dos criadores do “Jogando no Quintal” espetáculo de improvisação de palhaços que acontece há 7 anos em SP e foi visto por mais de 200 mil espectadores.Orientador artístico do espetáculo “Improvável”, visto por mais de 100 milhões de pessoas na Internet.Apresentador do programa “É tudo Impoviso”na Band.  Realizou workshops in company para empresas como Embraer, Unibanco, Votorantim, CVRD,Andrade Gutierrez,Natura,Unilever entre outras.  Formado em Marketing pela ESPM e pós graduação em Psicodrama pela PUC.

Necessidades técnicas  Workshop :Toca Cd de música  Público : até 100 pessoas  Duração média : 1h 30 min (adaptável)  Necessidades: uma sala vazia,sem mesas nem cadeiras e sonorização =====================================================  Palestra:Power Point e tocador de DVD. São mostradas cenas do Cirque du Soleil,Drs da Alegria e Jogando no Quintal  1 microfone sem fio  Público: até 600 pessoas  Duração média : 1h30 mim (adaptável)

Geral  O palestrante fala :Espanhol,Inglês e Francês.  Dúvidas ? Observações ? Interrogações ? Indagações ? ÃÃÃÃHN???:  Vendas : Joca Paciello (11)  D End !