A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Rodrigo Machado Co-produtora: Bernadeth Manduano Validadora: Alessandro Brandão Revisor: Bárbara Santos Mendes Coordenadora: Heloisa Mesquita Disciplina Ano Aula número Artes 6º ano 7 Tema da Aula Digital Manifestações artísticas desde a pré-história até a Grécia clássica Jogos de integração.

2 Competências e Habilidades envolvidas
ARTES PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Desenvolver o olhar estético; Refletir sobre o valor simbólico das manifestações e produções artísticas do período; Leitura de imagens, observando-se a intencionalidade dessas produções; Perceber e reconhecer as artes visuais e o teatro como linguagens; Perceber e observar a importância dos jogos e brincadeiras ao longo do tempo. Referencial Teórico

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 ARTES Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Comente e recapitule sobre as descobertas na antiguidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

5 ARTES Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Comece uma conversa informal com seus alunos. Pergunte se eles aprendem Brincando e fale sobre jogos educativos e a sua importância. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

6 ARTES Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Divida a sala em grupos a fim de cada aluno criar uma lista própria com brincadeiras que costuma brincar. Nesse momento, eles podem consultar um ao outro. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Em grupos.

7 ARTES Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno será capaz de identificar a importância dos jogos de integração e brincadeiras ao longo da história da humanidade, e que as mesmas auxiliam na construção da nossa identidade cultural e artística. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

8 ARTES Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos no momento do 1º Educoquiz composto por três questões cujo o objetivo é verificar se o aluno tem conhecimento prévio sobre o assunto da aula. As três questões apresentam grau de dificuldades diferentes em: fácil, médio e difícil. Resposta correta: Letra B Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

9 ARTES Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos no momento do 1º Educoquiz composto por três questões cujo o objetivo é verificar se o aluno tem conhecimento prévio sobre o assunto da aula. As três questões apresentam grau de dificuldades diferentes em: fácil, médio e difícil. Resposta correta: Letra A Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

10 ARTES Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos no momento do 1º Educoquiz composto por três questões cujo o objetivo é verificar se o aluno tem conhecimento prévio sobre o assunto da aula. As três questões apresentam grau de dificuldades diferentes em: fácil, médio e difícil. Resposta correta: Letra D Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

11 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 8 a 13 Checagem ATIVIDADE 14

12 ARTES Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A sugestão é aprofundar a discussão sobre o conceito proposto na pergunta (Você sabe como se chama uma pessoa que fica mudando de lugar o tempo todo?) e propor uma interação com as outras disciplinas (História e Geografia). Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

13 ARTES Atividade 9: Entendendo como eram as moradias
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimular a discussão sobre o tema proposto no título da aula (moradias antigas) e, coordenar e mediar o diálogo entre os alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Ressalte os trechos que achar mais importante Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

14 ARTES Atividade 10: Os Flintstones e a Pré-História
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Importante que, nesse momento o professor oriente o aluno, expandindo as explicações em caso de necessidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Durante a reprodução do vídeo, peça para seus alunos apontarem o que parece ser Uma atividade moderna, porém, realizada de forma antiga. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

15 ARTES Atividade 11: Brincando de ser repórter
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Auxilie o aluno na produção/construção desta lista e se possível, discuta sobre as descobertas dos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

16 ARTES Atividade 12: Brincadeira antiga x brincadeira atual
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Coordenar a atividade proposta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Faça uma enquete perguntando quais dessas brincadeiras eles conhecem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

17 ARTES Atividade 13: Curiosidade
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor pode discutir sobre as brincadeiras, jogos e regras e, abordar as questões de gênero nos jogos escolares e nas brincadeiras de rua. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

18 ARTES Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos ao momento do Educoquiz 2 composto por quatro questões de múltipla escolha com o objetivo de verificar se realmente os alunos estão dominando os conhecimentos apresentados até esse momento. São questões relativas a conhecimentos básicos necessários para que possa se aprofundar no estudo proposto. Resposta correta: Letra C Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

19 ARTES Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos ao momento do Educoquiz 2 composto por quatro questões de múltipla escolha com o objetivo de verificar se realmente os alunos estão dominando os conhecimentos apresentados até esse momento. São questões relativas a conhecimentos básicos necessários para que possa se aprofundar no estudo proposto. Resposta correta: Letra D Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

20 ARTES Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos ao momento do Educoquiz 2 composto por quatro questões de múltipla escolha com o objetivo de verificar se realmente os alunos estão dominando os conhecimentos apresentados até esse momento. São questões relativas a conhecimentos básicos necessários para que possa se aprofundar no estudo proposto. Resposta correta: Letra C Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

21 ARTES Atividade 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos ao momento do Educoquiz 2 composto por quatro questões de múltipla escolha com o objetivo de verificar se realmente os alunos estão dominando os conhecimentos apresentados até esse momento. São questões relativas a conhecimentos básicos necessários para que possa se aprofundar no estudo proposto. Resposta correta: Letra C Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

22 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 18 a 21 Checagem ATIVIDADE 22

23 ARTES Atividade 18: Os deuses e os eventos comemorativos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimular a discussão sobre os ritos religiosos, os deuses e os eventos comemorativos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

24 ARTES Atividade 19: Jogos Olímpicos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estender e discutir as informações, caso seja necessário. O professor pode abordar os Jogos Olímpicos de 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro). Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

25 ARTES Atividade 20: Jogos do futuro
Orientações práticas de aplicação dessa atividade É interessante que o professor interaja com outras disciplinas, como: Língua Inglesa, para que o aluno compreenda as questões sociais e culturais da época. Pode aproveitar os Jogos Olímpicos de Londres (2012) novamente para discutir sobre o idioma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

26 ARTES Atividade 21: Jogos do futuro
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Coordenar a atividade proposta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

27 ARTES Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra B Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

28 ARTES Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra A Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

29 ARTES Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra C Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

30 ARTES Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra A Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

31 ARTES Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra D Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

32 ARTES Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra C Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

33 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 28

34 ARTES Atividade 28: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Incentivar e orientar a pesquisa sugerida; receber a apresentação das mesmas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Depende das apresentações. Organização da sala de aula: A critério do professor.

35 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 29 Resumo ATIVIDADE 29 a 30 Próximo tema ATIVIDADE 31

36 ARTES Atividade 29: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer um levantamento dos pontos mais importantes apresentados na aula digital, a fim de organizar uma lista de palavras que fazem relação com o tema da aula. Essa atividade poderá ser utilizada numa outra aula ou usá-la como tarefa de casa. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

37 ARTES Atividade 30: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno deverá observar se na lista de palavras que ele criou se ele citou pelo menos 5 dos 10 itens aqui apresentados. Caso não tenha acontecido, promova um debate com o objetivo de verificar se tais palavras podem ser relacionadas ao tema estudado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

38 ARTES Atividade 31: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google