Repositório de Suporte ao Reuso de Software Felipe Roos Joana Trindade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Igor Cavalcanti Ramos José Francisco Pereira {icr2,
Advertisements

(Unified Modeling Language)
Tipos de sistemas de Lehman
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Engenharia de Software Professor Sandro de Paiva Carvalho.
Projeto de Sistemas de Software
Um Processo Baseado em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 7 de abril de.
Component-Based Frameworks for E-Commerce Agnaldo Kiyoshi Noda.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo II CheckStyle Professor Ismael H F Santos –
Rastreamento de Requisitos
Reutilização de Software
Engenharia Reversa É o processo de derivar as especificações lógicas dos componentes do sistema a partir de sua descrição física com auxílio de ferramentas.
Análise e Projeto de Sistemas
WebWork e JSP Keven andrade
Introdução Visão Geral do Método.
Ferramentas e Tecnologias III
WARE SECURITY SYSTEM.
Metodologia Versão 2 FSRS.
Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Gerência de Configuração de Software
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Validação experimental de uma abordagem baseada em busca para projeto de arquitetura de linha de produto de software Thelma Elita Colanzi Adaptação do.
RASPUTIN P ROMOVENDO O R EUSO DE S OFTWARE A TRAVÉS DO P ADRÃO RAS Felipe Roos da Rosa Orientador: Prof. Marcelo Soares Pimenta.
Gerenciamento de Configuração
Projeto de Sistemas de Software
Análise e Projeto de Sistemas
Implementação em Projeto de Sistemas (PFC)
Capability Maturity Model (CMM)
1 1.
Projeto de Banco de Dados
Gerência de Configuração - GC
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
RASPUTIN P ROMOVENDO O R EUSO DE S OFTWARE A TRAVÉS DO P ADRÃO RAS Felipe Roos da Rosa Orientador: Prof. Marcelo Soares Pimenta.
RASPUTIN P ROMOVENDO O R EUSO DE S OFTWARE A TRAVÉS DO P ADRÃO RAS Felipe Roos da Rosa Orientador: Prof. Marcelo Soares Pimenta.
TileMonitor: Um sistema para Armazenamento e Recuperação de Documentos de Controle de Qualidade via Web Felipe Fink Grael Orientadores: Carmen Lodi Maidantchik.
3/4/2015 Prof. Msc George Cabral Bacharelado em Sistema de Informação Ambientes de Desenvolvimento de Software.
Validação de Diagrama de
Especificação em Projeto de Sistemas
Fabrica Um Engenharia de Requisitos Definição das Ferramentas, Modelos e Padrões.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Gerência de Configuração Autor: Silvio Cortez. Fluxos e papeis Escrever plano Definir ferramentas Escrever plano de gerência de configuração Gerente de.
Sistema de Gerenciamento de Competências Alexandre Pitta Guedes Julien Renaut Yugo Watari Supervisor: Valdemar W. Setzer.
Diagrama de Componentes
Conceitos Básicos Introdução.
ABC reuso Modeling and Using Product Line Variability in Automotive Systems Steffen Thiel and Andreas Hein, Robert Bosch Corporation.
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
DI-UFPE1 Sistemas CASE Modelos de Referência. DI-UFPE2DI-UFPEDI-UFPE Definição n Estruturas de um Ambiente CASE do ponto de vista conceitual; n Permitem.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo II Clirr Professor Ismael H F Santos –
Nome: Thatiane Ramos dos Santos Nome: Patricia Emille da Silva.
UML e a Ferramenta Astah
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS
Linhas de Produtos de Software Ivan Cardim, Pedro Matos Jr {icc2,
Desenvolvimento Global de Software Mestrado de Informática / UFPB Francilene Procópio Garcia, D.Sc. Configuração do Processo - Parte.
© Nabor C. Mendonça Processo / Metodologia de Desenvolvimento de Software.
1 Baseado em whitepapers/eclipse-overview.pdf Nelson Lago IME/USP 04/2003 A Plataforma Eclipse.
Mestrando: Pedro Barbosa Cordeiro Orientador: Bernardo Lula Júnior
Os projetos.
Desenvolvimento com reuso Desenvolvimento para reuso IdentificaçãoImplementaçãoEmpacotamento RecuperaçãoCompreensãoAdaptação Repositório de Reuso LiberaçãoReuso.
Automação de Build com Apache Maven
Objetivos deste módulo
Qualidade de Produtos de Software
Felipe Buarque, Felype Santiago, Liliane Sheyla. Justificativa  Alguém já sobrescreveu o código de outra pessoa por acidente e acabou perdendo as alterações?
Maraca² RFP Reply. Introdução Reuso dentro da organização Busca e recuperação.
Equipe: Kéren Glaucya Marco Aurélio. INTRODUÇÃO  JCreator é um IDE, ou seja, é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado, criado pela empresa Xinox Software.
Análise de Desempenho dos sistemas de controle de versão SVN e Git
XOOPS Samuel Redekop Thiago Meger de Mello. O que é XOOPS? XOOPS ou eXtensible Object Oriented Portal System é um gerenciador de conteúdo que tem a licença.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Mail++.  Objetivo ◦ Adicionar novas funcionalidades a um servidor de  Servidor de JES ◦ Implementado em Java ◦ Apenas funcionalidades.
@eltec Consultoria em Software. Produtos Consultoria em Software Análise Desenvolvimento de Software Manutenção de Sistemas.
Maracatwo RFP Reply. Introdução Reuso dentro da organização Busca e recuperação.
Transcrição da apresentação:

Repositório de Suporte ao Reuso de Software Felipe Roos Joana Trindade

Motivação Reuso de software – Redução no time-to-market – Redução no custo de desenvolvimento – Esforço necessário apenas para implementação de novas funcionalidades e integração a componentes já existentes Empecilhos para adoção – Custo alto inicial para implantação – Questão cultural (manutenção) – Re-estruturação em diversos setores da empresa – Ausência de um padrão amplamente adotado no mercado

RAS RAS (Reusable Assets Specification) – Lançado pela OMG em 2005 Conjunto de metadados para especificar elementos reusáveis (reusable assets) – Define um formato de arquivo (.ras) – Dentro dele, um rasset.xml (ou sua expressão) contém metadados descritos em XML que seguem um profile. Define como definir um elemento reusável – Por exemplo, Design Pattern Determina profiles básicos – Esquemas XML que definem assets

Asset RAS

Mapeamento RAS

Repositório RAS Determina a existência de um repositório de reuso – Repositório de Gerência de Configuração: mantém consistência do produto durante o desenvolvimento e manutenção – Repositório de Reuso: publicação, busca e recuperação de versões de componentes

Repositório RAS (cont.)

Requisitos para a Ferramenta Gerenciamento de repositório RAS – Busca, indexação, recuperação e upload de assets Métricas – Facilidade de reuso, custo, quantidade de reuso, avaliação Ajudante de criação de arquivos RAS – Integração com IDE (Eclipse/Visual Studio) Diferenciação entre usuários – Níveis de acesso (leitura, escrita, etc.)

Diagrama Conceitual

Casos de Uso Preliminares

Apache Maven Gerenciador de build (similar a Apache Ant) Define metadados para repositório de artefatos Maven – Artefatos são arquivos.jar contendo implementação de componentes java Dependências entre artefatos são gerenciadas pela ferramenta Se um artefato necessário não está instalado localmente, a ferramenta faz o download do mesmo Idéia: reusar a estrutura e gerenciamento existentes em Maven para artefatos RAS

Próximos Passos Implementar suporte a criação de arquivos RAS Investigar pontos de reuso em Maven – Como escrever nosso próprio “consumidor” de artefatos? – Como diferenciar artefatos Maven de artefatos RAS existentes no repositório? Integração Maven e Apache Archiva