Visão da estratégia nacional para a agricultura e desenvolvimento rural CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DO SECTOR AGROFLORESTAL EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto de Strategic Sourcing
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Projeto de Inclusão produtiva e social
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
SERVIÇOS AMBIENTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE 1º PERÍODO – 08 / 05 / 2009 PALESTRANTE: REUBEN.
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
A Responsabilidade Corporativa Natura
SEGUROS AGRÍCOLAS PERSPETIVA FUTURA DO SEGURO DE COLHEITAS
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
SECTOR COOPERTIVO AGRÍCOLA:
Prioridades Arquitetura Medidas Beneficiários Despesas elegíveis
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
1. Sistema de produção agrícola Estruturas de produção agrícola
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Organizações de Produtores
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Castelo Branco 22 de Janeiro 2014
CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Programa de Iniciativa Comunitária Leader + Associação Terras do Baixo Guadiana Avaliação Externa Intercalar Fernanda Silva, Maio 2006.
M. Patrão Neves M. Patrão Neves A Reforma da PAC: perspectivas para a agricultura açoriana PAC pós-2013 Orientações fundamentais das.
GUIA DE OBSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL 4ª Sessão de Divulgação SARDOAL, 24/09/2010 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Cerimônia de lançamento das obras da sede 25 de fevereiro de 2011 Pedro Antônio Arraes Pereira Diretor-Presidente da Embrapa.
ENQUADRAMENTO DO SETOR DA CUNICULTURA – PAC 2013
I FORO FINANCIA ENERGÍA BADAJOZ, 24 SEPTIEMBRE 2014.
CONFERÊNCIA ALTO MINHO 2020
Serviço de Aconselhamento Agrícola. O Serviço de Aconselhamento Agrícola da ARAAM é um serviço que a Associação Regional dos Agricultores do Alto.
Correção da 1.ª ficha de avaliação
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
A DESFLORESTAÇÃO.
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
Num contexto particular...
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Ciclo de Conferências «PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola»
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
«PDR2020 E EMPREENDEDORISMO AGRÍCOLA» Coimbra, 21 de maio de 2015
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
DPP1 O DESENVOLVIMENTO RURAL NO PÓS 2006 zFundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER)
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória Quatro Ribeiras Quatro Ribeiras
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Encontro Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável
POLÍTICAS DE GESTÃO DO REGADIO Beja, REGADIO 55% dos alimentos.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PROGRAMA DE GESTÃO DE SOLO E ÁGUA EM MICROBACIAS
REUNIÃO BILATERAL PROCONVERGENCIA Programa Operacional dos Açores para a Convergência 12 de dezembro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Direção Regional.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Reforma da PAC – pilar I Convergência Externa Convergência Interna
Regime da Pequena Agricultura
Transcrição da apresentação:

Visão da estratégia nacional para a agricultura e desenvolvimento rural CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DO SECTOR AGROFLORESTAL EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL

1º Pilar da PAC Pagamentos Diretos Apoios ligados Jovens Agricultores Pagamento Greening Pagamento Base Regime pequena agricultura Arquitetura

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente 2º Pilar da PAC A1. Inovação e conhecimento M1. Inovação Ac1.1. Grupos operacionais M2. Conhecimento Ac2.1. Capacitação e divulgação Ac2.2. Aconselhamento A2. Competitividade e organização da produção M3. Valorização da produção agrícola Ac3.1. Jovens agricultores Ac3.2. Investimento na exploração agrícola Ac3.3. Investimento transf. e comercialização produtos agrícolas Ac3.4. Infraestruturas coletivas M4. Valorização dos recursos florestais M5. Organização da produção Ac5.1. Criação AP / OP Ac5.2. Org. interprofissionais Ac5.3. Integração empresarial M6. Gestão risco e rest. potencial produtivo Ac61. Seguros Ac6.2 Prevenção de riscos e rest. potencial produtivo A3. Ambiente, eficiência no uso dos recursos e clima M7. Agricultura e recursos naturais Ac7.1. Agricultura biológica Ac7.2. Produção integrada Ac7.3. Pagamentos Rede Natura Ac7.4. Conservação do solo Ac7.5. Uso eficiente da água Ac7.6. Culturas permanentes tradicionais Ac7.7. Pastoreio extensivo Ac7.8. Recursos genéticos Ac7.9. Mosaico agroflorestal Ac7.10. Silvoambientais Ac7.11. Inv. não-produtivos Ac7.12. Apoio agro-ambiental à apicultura M8. Proteção e reabilitação de povoamentos florestais Ac8.1. Silvicultura sustentável Ac8.2. Gest. recursos cinegéticos e aquícolas M9. Manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas A4. Desenvolvimento local M10. Leader Ac10.1. Apoio preparatório Ac10.2.Implementa ção das estratégias: Ac10.3. Atividades de Cooperação dos GAL Ac10.4 Funcionamento e animação Assistência Técnica (incluindo Rede Rural)

Estabilidade e abrangência dos apoios Equilíbrio entre pilares da PAC Pagamentos ligados: agricultura em todo o território e estabilidade do rendimento Reforço do conceito de agricultor ativo Desenvolvimento Rural: Criação de valor, modernização, inovação, rejuvenescimento, concentração da oferta, gestão do risco, eficiência e proteção no uso dos recursos naturais, desenvolvimento local Website do GPP Documentação base do processo de negociação da reforma da PAC e programação nacional: Documentação relativa ao PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural do Continente: Acesso à informação