Aluno: Verônica Conceição Apoio: Danilo Oliveira e Jean Araújo Prof: Paulo Maciel Maio de 2014 MODCS – Workshop Avaliação de desempenho no consumo de energia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitulo 6: Entrada e Saída
Advertisements

Métodos de Transmissão
NO-BREAK OU UPS.
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Redes Sem Fio e Comunicação Móvel
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Análise de Sensibilidade de Modelos Hierárquicos para Computação em Nuvem Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
MetaMoS Metodologia para construção de Base de Conhecimento em modelagem e simulação dinâmica unidimensional.
Daniel Fernando Pigatto Orientadora: Prof. Dra
Avaliação de Sistemas Operacionais
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Tamires Maciel Vitor Barbosa
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
Mobilidade Cláudia Ribeiro.
Professor Robson Campos
Internet Conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo.
Controle de Saneamento Remoto
Consumo de Energia MODCS – Workshop Aluno: Verônica Conceição
Redes de Computadores Aula 5
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Gestão Corporativa da Energia Elétrica Sistema de Gerenciamento de Energia Visando a gestão corporativa da energia elétrica.
Carlos Eduardo Calvente Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
EEL878 – Redes de Computadores I
Grupo Diego Esteves Mariana Maso Gabriela Murakami Paulo Scopacasa
Sistemas Distribuídos
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Centro de Controle Operacional
Oficina de Sistemas Embarcados Apresentação do LAB.
Redes de Computadores Emulação de LANs em Redes ATM
Montagem, Manutenção e configuração de Micro ENERGIA ELÉTRICA.
A melhor forma de seu Painel de Alarme estar na Internet.
Fundamentos de RC (parte 2)
Um estudo de estratégias de redundância para melhoria de dependabilidade em ambientes Openmobster mobile cloud computing Igor de Oliveira Costa
Sistemas Distribuídos
Análise de sensibilidade em modelos hierárquicos para sistemas de cloud computing Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
HellBot Robô direcionado por fontes de calor. Índice  Introdução  Metodologia :  Mecanismo;  Hardware;  Interface Comunicação;  Software NXT; 
Eletricidade A - ENG04474 AULA I.
Entrada e Saída (E/S).
(OU) Hardware da Rede Implementacao da rede
Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Áreas de atuação Análise do Comportamento Dinâmico de Equipamentos Rotativos através de Medição e Processamento de Sinais Desenvolvimento de Sistema de.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
MSCC - Introdução Baseado no capítulo 1 do livro Performance Evalution of Computer and Communication Systems, de Jean-Yves Le Boudec (EPFL)
Planejamento de Capacidade e Resolução de Problemas
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Professor Esp. Diego André Sant’Ana Disciplina: Instalação e Manutenção de Computadores Eletricidade.
MoDCS Aluno: Vandi Alves de Lira Neto Professor Paulo Romero Martins Maciel.
Sistema de Monitoramento integral BHP ISO 9001:2008.
Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Redes de sensores sem fio em ambiente industrial para medição inteligente de energia elétrica Definição do problema: A energia elétrica seguindo uma tendência.
Circuito Retificador Prof. Nilton Cesar de O Borges
Conceitos de Monitoramento
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE COMPUTADORES
Aula II – Redes sem fio.
COMO ESCOLHER O FORNO CERTO PARA O SEU NEGÓCIO? Qual o melhor forno que tem hoje no Mercado? Que eu vá conseguir o melhor desempenho energético?
Avaliação de Desempenho em Ambientes de Mobile Cloud Computing Danilo Oliveira Paulo Maciel Nelson Rosa.
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
CIn.ufpe.br Modelos de Desempenho para Aplicações de Sincronização de dados em Dispositivos Móveis Aluno: Carlos Alexandre Silva de Melo Orientador: Paulo.
Protocolos de Comunicação e Passagem de Mensagens
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
1 Modelagem e Avaliação de Dependabilidade de Infraestruturas de Mobile Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Orientador: Prof.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Diogo Esteves N: 2 Turma Profj II os meios físicos de uma rede.
SmartIFSC – Desenvolvimento de uma plataforma computacional de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica Autores: Jaicimara Weber, Eduardo.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Seminário de Andamento.
Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Transcrição da apresentação:

Aluno: Verônica Conceição Apoio: Danilo Oliveira e Jean Araújo Prof: Paulo Maciel Maio de 2014 MODCS – Workshop Avaliação de desempenho no consumo de energia de dispositivos móveis com aplicações de atenção à saúde

Origem Continuidade dos trabalhos iniciados por Danilo Oliveira quanto avaliação e análise de consumo de energia em ambientes de mobile cloud. Continuidade dos trabalhos iniciados por Danilo Oliveira quanto avaliação e análise de consumo de energia em ambientes de mobile cloud. Determinar com mais enfoque, a real diferença de consumo energético frente aos diferentes cenários em aplicações de atenção à saúde. Determinar com mais enfoque, a real diferença de consumo energético frente aos diferentes cenários em aplicações de atenção à saúde. Avaliar o desempenho de consumo com diferentes protocolos combinado-os à distintos meios de comunicação de dados (wi-fi, 3g, 2g). Avaliar o desempenho de consumo com diferentes protocolos combinado-os à distintos meios de comunicação de dados (wi-fi, 3g, 2g).

Objetivo da pesquisa Avaliar o desempenho de consumo energético no dispositivo móvel, quando há envio de mensagens diferentes conexões de rede, estático e trânsito. Avaliar o desempenho de consumo energético no dispositivo móvel, quando há envio de mensagens diferentes conexões de rede, estático e trânsito. Mensurar o impacto energético dos protocolos usualmente utilizados em aplicações de mensagem instantânea (IM). Mensurar o impacto energético dos protocolos usualmente utilizados em aplicações de mensagem instantânea (IM). Estudo de cenários a fim de ampliar disponibilidade do uso do recurso do dispositivo móvel para transmitir ou receber dados e informações em tempo real. Estudo de cenários a fim de ampliar disponibilidade do uso do recurso do dispositivo móvel para transmitir ou receber dados e informações em tempo real.

Cenário Indivíduo alimentando base, e equipe de atenção à saúde recebendo tais informações; comunicação em tempo real através de redes sem fio com uso de dispositivos móveis.

Consumo de Energia Inicialmente o consumo de energia foi mensurado através do percentual de consumo da bateria, a continuidade do trabalho é aprimorar a medição para obtenção de valores mais precisos de consumo nos diferentes cenários a fim de maxilizar a autonomia do dispositivo móvel. Inicialmente o consumo de energia foi mensurado através do percentual de consumo da bateria, a continuidade do trabalho é aprimorar a medição para obtenção de valores mais precisos de consumo nos diferentes cenários a fim de maxilizar a autonomia do dispositivo móvel. Cenário atual de experimentos: Cenário atual de experimentos: –Protocolos: Pooling, Comet, Websockets e XMPP –Acessos: Wi-Fi, 3G, 2G

Metodologia A fim de obter uma melhor precisão na coleta do consumo de energia de cada cenário, foram utilizados três métodos distintos, uso do dispositivo watts up, ferramenta amalghma com osciloscópio e arduino. A fim de obter uma melhor precisão na coleta do consumo de energia de cada cenário, foram utilizados três métodos distintos, uso do dispositivo watts up, ferramenta amalghma com osciloscópio e arduino. –Watts up, falta de precisão com valores baixos, duas casas decimais após a vírgula, e registro de tensões de carga e não descarga da bateria. –Amalghma, longo tempo de coleta, houve interferência de reconhecimento do sinalizador, zerando os dados. –Arduino, método permitiu uma simplicidade e maior precisão em longos tempos de execução da aplicação.

Metodologia – 1a. Experimentação Utilizar recurso de um dispositivo auxiliar, watts up, para medir a variação de energia. Utilizar recurso de um dispositivo auxiliar, watts up, para medir a variação de energia. Bateria 100% carregada, servidor com acesso local e remoto, apenas a aplicação em execução no dispositivo móvel e medição de variação em watts, com tempo de 5h. Bateria 100% carregada, servidor com acesso local e remoto, apenas a aplicação em execução no dispositivo móvel e medição de variação em watts, com tempo de 5h. Conectividade Física: Conectividade Física: Tomada elétrica Watt up sniffer Carregador celular Celular

2a. Experimentação - Metodologia Eliminar o carregador do celular e medir o consumo entre a bateria e o dispositivo, utilizado recurso do osciloscópio e com registro pelo amalghma (software). Eliminar o carregador do celular e medir o consumo entre a bateria e o dispositivo, utilizado recurso do osciloscópio e com registro pelo amalghma (software). Celular Bateria Resistência Referência CH1 - Sinalização CH2 Objetivo Amalghma

3a. Experimentação - Metodologia Eliminar o sinalizador e medir o consumo entre a fonte de energia e o dispositivo, utilizado arduino e aplicação de leitura de tensão analógica. Eliminar o sinalizador e medir o consumo entre a fonte de energia e o dispositivo, utilizado arduino e aplicação de leitura de tensão analógica Resistência Computador coletando

Experimentações e Resultados Estudo do comportamento energético de cada cenário, todos os protocolos sobre os meios de conexão. Estudo do comportamento energético de cada cenário, todos os protocolos sobre os meios de conexão. Consumo ao longo do tempo e médias de experimentos. Consumo ao longo do tempo e médias de experimentos.

Experimentações e Resultados Médias Médias

Modelagem 1a. modelagem CTMC, considerando apenas wi-fi e 3G. 1a. modelagem CTMC, considerando apenas wi-fi e 3G.

Modelagem Modelagem de descarga de bateria utilizada em outros trabalhos do grupo. Modelagem de descarga de bateria utilizada em outros trabalhos do grupo. Fonte: Danilo Oliveira e Rubens Matos

Próximos Passos Otimizar aplicação para envio de dados ao servidor, o indivíduo utiliza o recurso móvel para envio de seus sinais a serem monitorados. Otimizar aplicação para envio de dados ao servidor, o indivíduo utiliza o recurso móvel para envio de seus sinais a serem monitorados. Experimentos com trânsito entre redes. Experimentos com trânsito entre redes. Melhoria na modelagem de cadeias de Markov (CTMC), cenário das redes e descarga de bateria. Melhoria na modelagem de cadeias de Markov (CTMC), cenário das redes e descarga de bateria.